Berço de grandes marcas, a Alemanha se rendeu a uma van em abril. Após paralisação de vendas de versões a diesel até fevereiro, a VW Transporter, sucessora natural da icônica Kombi – que chegou a figurar no pódio local na década de 50 -, tirou o atraso e emplacou 7.365 unidades no mês passado, assegurando uma inédita segunda posição.
Com enorme folga, o VW Golf (20.486) manteve a liderança geral, mas em retração pelo segundo mês seguido (-3,7%). O VW Tiguan (7.108), em alta de 18%, completou o pódio mais uma vez. Terceiro no mês passado, o Ford Focus (6.371), ainda na geração anterior, foi novamente destaque graças a um avanço de mais de 50% sobre 2017.
Numa disputa pela quinta posição definida por apenas 34 unidades, o VW Passat (6.167) levou a melhor sobre o Audi A4 (6.133). Além do Golf, o Mercedes Classe C (5.954) foi o único do top 10 a perder espaço no período (-2,1%). Vale a ressalva de que a versão reestilizada ainda não havia começado a ser comercializada no mês passado.
Depois de figurar no top 5 em março, o VW Polo (5.691) caiu para oitavo, mas ao menos registrou o seu primeiro crescimento em um bom período (+0,3%). Mercedes Classe E (5.586) e Skoda Octavia (5.481), ambos com números positivos, completaram o top 10. Primeiro fora do pelotão de elite, o Ford Fiesta (5.156) comemorou alta de quase 60%.
A evolução mais expressiva dos últimos doze meses foi registrada pelo BMW Série 5 (4.375), em alta de 74%. Após figurar no top 50 pela primeira vez no último ranking, o novato VW T-Roc continuou sua escalada e, com 3.518 unidades, se aproximou do top 20 vendendo mais do que o BMW Série 3 (3.347).
Depois de registrar queda nas vendas em março, o mercado alemão reagiu em abriu e emplacou 314.055 veículos novos, 8% a mais do que no mesmo período do ano passado. No top 10 das montadoras, apenas Audi (26.392) e Renault (10.944) venderam menos do que em 2017.
POS. |
MODELO |
ABR.18 |
% MERCADO |
ABR.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
20.486 |
6,5% |
21.267 |
-3,7% |
2 |
VW TRANSPORTER |
7.365 |
2,3% |
3.747 |
96,6% |
3 |
VW TIGUAN |
7.108 |
2,3% |
6.013 |
18,2% |
4 |
FORD FOCUS |
6.371 |
2,0% |
4.161 |
53,1% |
5 |
VW PASSAT |
6.167 |
2,0% |
5.745 |
7,3% |
6 |
AUDI A4 |
6.133 |
2,0% |
5.375 |
14,1% |
7 |
MERCEDES CLASSE C |
5.954 |
1,9% |
6.081 |
-2,1% |
8 |
VW POLO |
5.691 |
1,8% |
5.673 |
0,3% |
9 |
MERCEDES CLASSE E |
5.586 |
1,8% |
4.739 |
17,9% |
10 |
SKODA OCTAVIA |
5.481 |
1,7% |
4.105 |
33,5% |
11 |
FORD FIESTA |
5.156 |
1,6% |
3.292 |
56,6% |
12 |
VW TOURAN |
5.075 |
1,6% |
4.909 |
3,4% |
13 |
AUDI A3 |
4.820 |
1,5% |
4.898 |
-1,6% |
14 |
OPEL CORSA |
4.573 |
1,5% |
4.322 |
5,8% |
15 |
FIAT DUCATO |
4.382 |
1,4% |
4.784 |
-8,4% |
16 |
BMW SÉRIE 5 |
4.375 |
1,4% |
2.514 |
74,0% |
17 |
MINI |
4.287 |
1,4% |
3.954 |
8,4% |
18 |
SEAT LEON |
4.269 |
1,4% |
4.187 |
2,0% |
19 |
OPEL ASTRA |
4.217 |
1,3% |
5.028 |
-16,1% |
20 |
FORD KUGA |
4.080 |
1,3% |
2.948 |
38,4% |
21 |
SKODA FABIA |
3.792 |
1,2% |
3.989 |
-4,9% |
22 |
AUDI A6 |
3.773 |
1,2% |
3.576 |
5,5% |
23 |
VW T-ROC |
3.518 |
1,1% |
- |
- |
24 |
BMW SÉRIE 3 |
3.347 |
1,1% |
3.207 |
4,4% |
25 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.319 |
1,1% |
2.073 |
60,1% |
26 |
VW UP |
3.265 |
1,0% |
3.101 |
5,3% |
27 |
VW CADDY |
3.001 |
1,0% |
2.753 |
9,0% |
28 |
MERCEDES CLASSE B |
2.908 |
0,9% |
2.648 |
9,8% |
29 |
DACIA DUSTER |
2.612 |
0,8% |
- |
- |
30 |
OPEL INSIGNIA |
2.518 |
0,8% |
- |
- |
31 |
BMW SÉRIE 2 |
2.444 |
0,8% |
3.244 |
-24,7% |
32 |
BMW SÉRIE 1 |
2.413 |
0,8% |
3.329 |
-27,5% |
33 |
SMART FORTWO |
2.393 |
0,8% |
2.096 |
14,2% |
34 |
FIAT 500 |
2.238 |
0,7% |
2.994 |
-25,3% |
35 |
HYUNDAI I20 |
2.237 |
0,7% |
1.695 |
32,0% |
36 |
BMW X1 |
2.165 |
0,7% |
2.630 |
-17,7% |
37 |
AUDI A5 |
2.150 |
0,7% |
1.923 |
11,8% |
38 |
SKODA KODIAQ |
2.131 |
0,7% |
- |
- |
39 |
DACIA SANDERO |
2.052 |
0,7% |
1.915 |
7,2% |
40 |
HYUNDAI I30 |
2.051 |
0,7% |
- |
- |
41 |
AUDI Q2 |
2.024 |
0,6% |
2.029 |
-0,2% |
42 |
TOYOTA YARIS |
1.983 |
0,6% |
- |
- |
43 |
HYUNDAI TUCSON |
1.961 |
0,6% |
2.107 |
-6,9% |
44 |
FORD TRANSIT |
1.887 |
0,6% |
- |
- |
45 |
BMW SÉRIE 4 |
1.876 |
0,6% |
1.868 |
0,4% |
46 |
AUDI A1 |
1.867 |
0,6% |
2.283 |
-18,2% |
47 |
SEAT IBIZA |
1.862 |
0,6% |
- |
- |
48 |
SEAT ATECA |
1.857 |
0,6% |
- |
- |
49 |
AUDI Q5 |
1.804 |
0,6% |
2.114 |
-14,7% |
50 |
OPEL CROSSLAND X |
1.791 |
0,6% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
ABR.18 |
% MERCADO |
ABR.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
64.769 |
20,6% |
56.506 |
14,6% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
29.112 |
9,3% |
27.029 |
7,7% |
3 |
AUDI |
26.392 |
8,4% |
26.781 |
-1,5% |
4 |
FORD |
24.571 |
7,8% |
21.410 |
14,8% |
5 |
BMW |
21.079 |
6,7% |
20.114 |
4,8% |
6 |
OPEL |
19.970 |
6,4% |
19.350 |
3,2% |
7 |
SKODA |
17.075 |
5,4% |
15.181 |
12,5% |
8 |
SEAT |
11.140 |
3,5% |
8.104 |
37,5% |
9 |
RENAULT |
10.944 |
3,5% |
11.289 |
-3,1% |
10 |
HYUNDAI |
10.020 |
3,2% |
8.395 |
19,4% |
11 |
FIAT |
7.967 |
2,5% |
10.572 |
-24,6% |
12 |
TOYOTA |
7.913 |
2,5% |
6.622 |
19,5% |
13 |
DACIA |
6.657 |
2,1% |
5.269 |
26,3% |
14 |
KIA |
6.477 |
2,1% |
5.239 |
23,6% |
15 |
PEUGEOT |
6.164 |
2,0% |
4.828 |
27,7% |
16 |
MAZDA |
5.090 |
1,6% |
4.627 |
10,0% |
17 |
CITROËN |
4.851 |
1,5% |
4.338 |
11,8% |
18 |
MINI |
4.287 |
1,4% |
3.954 |
8,4% |
19 |
NISSAN |
3.744 |
1,2% |
4.866 |
-23,1% |
20 |
SMART |
3.611 |
1,1% |
2.938 |
22,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
314.055 |
... |
290.697 |
8,0% |
|
ACUMULADO |
1.192.666 |
... |
1.135.381 |
5,0% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Fotos: Divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vendas em novembro: BYD passa Nissan e mercado cresce quase 20%
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história