Sucessora da Kombi é sucesso de vendas na Alemanha
Ford Focus mantém crescimento acima de 50%, embora ainda na geração anterior
Berço de grandes marcas, a Alemanha se rendeu a uma van em abril. Após paralisação de vendas de versões a diesel até fevereiro, a VW Transporter, sucessora natural da icônica Kombi – que chegou a figurar no pódio local na década de 50 -, tirou o atraso e emplacou 7.365 unidades no mês passado, assegurando uma inédita segunda posição.
Com enorme folga, o VW Golf (20.486) manteve a liderança geral, mas em retração pelo segundo mês seguido (-3,7%). O VW Tiguan (7.108), em alta de 18%, completou o pódio mais uma vez. Terceiro no mês passado, o Ford Focus (6.371), ainda na geração anterior, foi novamente destaque graças a um avanço de mais de 50% sobre 2017.
Numa disputa pela quinta posição definida por apenas 34 unidades, o VW Passat (6.167) levou a melhor sobre o Audi A4 (6.133). Além do Golf, o Mercedes Classe C (5.954) foi o único do top 10 a perder espaço no período (-2,1%). Vale a ressalva de que a versão reestilizada ainda não havia começado a ser comercializada no mês passado.
Depois de figurar no top 5 em março, o VW Polo (5.691) caiu para oitavo, mas ao menos registrou o seu primeiro crescimento em um bom período (+0,3%). Mercedes Classe E (5.586) e Skoda Octavia (5.481), ambos com números positivos, completaram o top 10. Primeiro fora do pelotão de elite, o Ford Fiesta (5.156) comemorou alta de quase 60%.
A evolução mais expressiva dos últimos doze meses foi registrada pelo BMW Série 5 (4.375), em alta de 74%. Após figurar no top 50 pela primeira vez no último ranking, o novato VW T-Roc continuou sua escalada e, com 3.518 unidades, se aproximou do top 20 vendendo mais do que o BMW Série 3 (3.347).
Depois de registrar queda nas vendas em março, o mercado alemão reagiu em abriu e emplacou 314.055 veículos novos, 8% a mais do que no mesmo período do ano passado. No top 10 das montadoras, apenas Audi (26.392) e Renault (10.944) venderam menos do que em 2017.
POS. |
MODELO |
ABR.18 |
% MERCADO |
ABR.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
20.486 |
6,5% |
21.267 |
-3,7% |
2 |
VW TRANSPORTER |
7.365 |
2,3% |
3.747 |
96,6% |
3 |
VW TIGUAN |
7.108 |
2,3% |
6.013 |
18,2% |
4 |
FORD FOCUS |
6.371 |
2,0% |
4.161 |
53,1% |
5 |
VW PASSAT |
6.167 |
2,0% |
5.745 |
7,3% |
6 |
AUDI A4 |
6.133 |
2,0% |
5.375 |
14,1% |
7 |
MERCEDES CLASSE C |
5.954 |
1,9% |
6.081 |
-2,1% |
8 |
VW POLO |
5.691 |
1,8% |
5.673 |
0,3% |
9 |
MERCEDES CLASSE E |
5.586 |
1,8% |
4.739 |
17,9% |
10 |
SKODA OCTAVIA |
5.481 |
1,7% |
4.105 |
33,5% |
11 |
FORD FIESTA |
5.156 |
1,6% |
3.292 |
56,6% |
12 |
VW TOURAN |
5.075 |
1,6% |
4.909 |
3,4% |
13 |
AUDI A3 |
4.820 |
1,5% |
4.898 |
-1,6% |
14 |
OPEL CORSA |
4.573 |
1,5% |
4.322 |
5,8% |
15 |
FIAT DUCATO |
4.382 |
1,4% |
4.784 |
-8,4% |
16 |
BMW SÉRIE 5 |
4.375 |
1,4% |
2.514 |
74,0% |
17 |
MINI |
4.287 |
1,4% |
3.954 |
8,4% |
18 |
SEAT LEON |
4.269 |
1,4% |
4.187 |
2,0% |
19 |
OPEL ASTRA |
4.217 |
1,3% |
5.028 |
-16,1% |
20 |
FORD KUGA |
4.080 |
1,3% |
2.948 |
38,4% |
21 |
SKODA FABIA |
3.792 |
1,2% |
3.989 |
-4,9% |
22 |
AUDI A6 |
3.773 |
1,2% |
3.576 |
5,5% |
23 |
VW T-ROC |
3.518 |
1,1% |
- |
- |
24 |
BMW SÉRIE 3 |
3.347 |
1,1% |
3.207 |
4,4% |
25 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.319 |
1,1% |
2.073 |
60,1% |
26 |
VW UP |
3.265 |
1,0% |
3.101 |
5,3% |
27 |
VW CADDY |
3.001 |
1,0% |
2.753 |
9,0% |
28 |
MERCEDES CLASSE B |
2.908 |
0,9% |
2.648 |
9,8% |
29 |
DACIA DUSTER |
2.612 |
0,8% |
- |
- |
30 |
OPEL INSIGNIA |
2.518 |
0,8% |
- |
- |
31 |
BMW SÉRIE 2 |
2.444 |
0,8% |
3.244 |
-24,7% |
32 |
BMW SÉRIE 1 |
2.413 |
0,8% |
3.329 |
-27,5% |
33 |
SMART FORTWO |
2.393 |
0,8% |
2.096 |
14,2% |
34 |
FIAT 500 |
2.238 |
0,7% |
2.994 |
-25,3% |
35 |
HYUNDAI I20 |
2.237 |
0,7% |
1.695 |
32,0% |
36 |
BMW X1 |
2.165 |
0,7% |
2.630 |
-17,7% |
37 |
AUDI A5 |
2.150 |
0,7% |
1.923 |
11,8% |
38 |
SKODA KODIAQ |
2.131 |
0,7% |
- |
- |
39 |
DACIA SANDERO |
2.052 |
0,7% |
1.915 |
7,2% |
40 |
HYUNDAI I30 |
2.051 |
0,7% |
- |
- |
41 |
AUDI Q2 |
2.024 |
0,6% |
2.029 |
-0,2% |
42 |
TOYOTA YARIS |
1.983 |
0,6% |
- |
- |
43 |
HYUNDAI TUCSON |
1.961 |
0,6% |
2.107 |
-6,9% |
44 |
FORD TRANSIT |
1.887 |
0,6% |
- |
- |
45 |
BMW SÉRIE 4 |
1.876 |
0,6% |
1.868 |
0,4% |
46 |
AUDI A1 |
1.867 |
0,6% |
2.283 |
-18,2% |
47 |
SEAT IBIZA |
1.862 |
0,6% |
- |
- |
48 |
SEAT ATECA |
1.857 |
0,6% |
- |
- |
49 |
AUDI Q5 |
1.804 |
0,6% |
2.114 |
-14,7% |
50 |
OPEL CROSSLAND X |
1.791 |
0,6% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
ABR.18 |
% MERCADO |
ABR.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
64.769 |
20,6% |
56.506 |
14,6% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
29.112 |
9,3% |
27.029 |
7,7% |
3 |
AUDI |
26.392 |
8,4% |
26.781 |
-1,5% |
4 |
FORD |
24.571 |
7,8% |
21.410 |
14,8% |
5 |
BMW |
21.079 |
6,7% |
20.114 |
4,8% |
6 |
OPEL |
19.970 |
6,4% |
19.350 |
3,2% |
7 |
SKODA |
17.075 |
5,4% |
15.181 |
12,5% |
8 |
SEAT |
11.140 |
3,5% |
8.104 |
37,5% |
9 |
RENAULT |
10.944 |
3,5% |
11.289 |
-3,1% |
10 |
HYUNDAI |
10.020 |
3,2% |
8.395 |
19,4% |
11 |
FIAT |
7.967 |
2,5% |
10.572 |
-24,6% |
12 |
TOYOTA |
7.913 |
2,5% |
6.622 |
19,5% |
13 |
DACIA |
6.657 |
2,1% |
5.269 |
26,3% |
14 |
KIA |
6.477 |
2,1% |
5.239 |
23,6% |
15 |
PEUGEOT |
6.164 |
2,0% |
4.828 |
27,7% |
16 |
MAZDA |
5.090 |
1,6% |
4.627 |
10,0% |
17 |
CITROËN |
4.851 |
1,5% |
4.338 |
11,8% |
18 |
MINI |
4.287 |
1,4% |
3.954 |
8,4% |
19 |
NISSAN |
3.744 |
1,2% |
4.866 |
-23,1% |
20 |
SMART |
3.611 |
1,1% |
2.938 |
22,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
314.055 |
... |
290.697 |
8,0% |
|
ACUMULADO |
1.192.666 |
... |
1.135.381 |
5,0% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Fotos: Divulgação e Motor1.com
Galeria: Volkswagen Transporter T6
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena