Mercedes-Benz produzirá novo carro elétrico na França de olho na Tesla
Chefão da marca atualizou lema da Revolução Francesa para indicar novos tempos
De olho no sucesso comercial dos esportivos elétricos de luxo da Tesla, e também nas dificuldades de produção enfrentadas pela marca americana, a Mercedes-Benz anunciou que irá produzir um inédito carro compacto totalmente elétrico na fábrica da Smart de Hambach, França. De fato, a montadora alemã já havia revelado que produziria junto com os compactos da Smart um de seus futuros modelos elétricos com a marca da estrela, mas agora explicou mais precisamente que será um "compacto". Vale lembrar que um compacto europeu é modelo de porte semelhante a um Classe A, um carro médio para nós.
O EQA, modelo conceitual justamente com porte semelhante ao do novo Classe A, é o carro que deve ser produzido na planta francesa em 2020. Para isso, a Daimler investirá 500 milhões de euros (cerca de 589 milhões de dólares) para preparar a linha de produção com novos maquinários e tecnologia.
Dieter Zetsche, CEO da Daimler famoso pelo extragavante bigode, se encontrou nesta semana com o presidente da França, Emmanuel Macron, para confirmar os novos investimentos na fábrica francesa para produzir uma nova geração de veículos.
Em seu Linkedin, adaptou o famoso lema da Revolução francesa "liberté, égalité & fraternité" (liberdade, igualdade e fraternidade) para comunicar a produção do novo modelo elétrico em solo francês:
Tudo pronto para mais liberdade, igualdade & e-mobilidade: nossa planta da Smart em Hambach, França, também irá produzir um compacto elétrico Mercedes-Benz.
Assim como outras grandes montadoras, a Mercedes-Benz também tem uma meta de eletrificação de sua frota que prevê o lançamento de mais de 10 veículos 100% elétricos até 2022.
O Mercedes-Benz Concept EQA, revelado em setembro do ano passado, é o protótipo de um carro elétrico com alcance de cerca de 400 quilômetros. Além do visual com traços semelhantes ao do Classe A, tem como diferencial o sistema de recarga da baterias sem fio.
No entanto, antes do EQA ver a luz do dia, um modelo "da moda" deve ganhar as ruas no ano que vem. A montadora alemã já prepara para produzir utilitário esportivo totalmente elétrico, o EQC, em Bremen em 2019. O novo SUV compartilhará a mesma plataforma do GLC, o veículo utilitário esportivo mais vendido da Mercedes-Benz.
Fotos: Divulgação
Galeria: Mercedes-Benz Concept EQA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan