As vendas no varejo em abril representaram 57,19% do total registrado (209.995 unidades). Novamente líder entre as marcas, a Chevrolet (16,14%) viu cair a vantagem em relação à VW (13,74%). Hyundai (11,50%) e Toyota (10,81%) repetiram as posições de março, enquanto a Fiat (8,68%) voltou a figurar entre as cinco primeiras.
AUTOMÓVEIS
Nenhuma alteração em relação ao pódio de março. Chevrolet Onix (9.476), Hyundai HB20 (7.907) e Renault Kwid (5.647) foram os preferidos no varejo. Na disputa pela quarta posição, no entanto, o VW Polo (4.714) superou o Ford Ka (4.691), este último com a menor participação na modalidade dentre os cinco primeiros.
Sexto, o Toyota Corolla (3.963) foi o sedã mais vendido pelo segundo mês consecutivo e assegurou mais de 500 unidades de vantagem sobre o Chevrolet Prisma (3.447). A grande novidade foi a nona posição do Virtus (2.905) – o sedã da VW havia sido o 14º no ranking do mês anterior - à frente do Fiat Argo (2.893).
Mesmo caindo duas posições em relação a março, o Honda HR-V (3.197), oitavo, se manteve na liderança entre os SUVs/crossovers, com boa vantagem para o Hyundai Creta (2.570), rival mais próximo. Em seu segundo mês de mercado, o Fiat Cronos (2.540) fincou presença no top 20 vendendo mais do que o VW Gol (2.284).
Com quase 90% das vendas no varejo, o Chevrolet Tracker (2.245) deixou para trás o Ford Ecosport (1.744) e o Nissan Kicks (1.661). Sétimo no ranking geral, o Renault Sandero (1.941) foi apenas o 21º para o consumidor final. Land Rover Discovery (445) e Mercedes Classe C (439) representaram as marcas Premium no top 50 pelo segundo mês seguido.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
ABR 18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
9.476 |
57,03% |
16.617 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.907 |
82,31% |
9.606 |
3º |
RENAULT KWID |
5.647 |
85,35% |
6.616 |
4º |
VW POLO |
4.714 |
81,02% |
5.818 |
5º |
FORD KA |
4.691 |
53,53% |
8.764 |
6º |
TOYOTA COROLLA |
3.963 |
69,97% |
5.664 |
7º |
CHEVROLET PRISMA |
3.447 |
51,95% |
6.635 |
8º |
HONDA HR-V |
3.197 |
90,77% |
3.522 |
9º |
VW VIRTUS |
2.905 |
75,22% |
3.862 |
10º |
FIAT ARGO |
2.893 |
58,42% |
4.952 |
11º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2.835 |
71,45% |
3.968 |
12º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.659 |
80,77% |
3.292 |
13º |
FIAT MOBI |
2.607 |
62,01% |
4.204 |
14º |
HYUNDAI CRETA |
2.570 |
67,90% |
3.785 |
15º |
FIAT CRONOS |
2.540 |
75,10% |
3.382 |
16º |
HONDA CIVIC |
2.368 |
85,67% |
2.764 |
17º |
JEEP COMPASS |
2.360 |
51,24% |
4.606 |
18º |
VW GOL |
2.284 |
41,92% |
5.449 |
19º |
CHEVROLET TRACKER |
2.245 |
87,63% |
2.562 |
20º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2.115 |
64,98% |
3.255 |
21º |
RENAULT SANDERO |
1.941 |
33,38% |
5.814 |
22º |
HYUNDAI HB20S |
1.881 |
70,95% |
2.651 |
23º |
FORD ECOSPORT |
1.744 |
59,48% |
2.932 |
24º |
NISSAN KICKS |
1.661 |
44,88% |
3.701 |
25º |
HONDA FIT |
1.632 |
72,02% |
2.266 |
26º |
JEEP RENEGADE |
1.390 |
31,15% |
4.462 |
27º |
VW UP |
1.355 |
81,92% |
1.654 |
28º |
FORD FIESTA |
1.280 |
75,61% |
1.693 |
29º |
FORD KA SEDAN |
1.150 |
32,62% |
3.525 |
30º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.113 |
67,66% |
1.645 |
31º |
HONDA CITY |
1.103 |
75,86% |
1.454 |
32º |
HONDA WR-V |
1.093 |
92,24% |
1.185 |
33º |
RENAULT CAPTUR |
1.027 |
60,99% |
1.684 |
34º |
FIAT SIENA |
945 |
67,99% |
1.390 |
35º |
NISSAN VERSA |
900 |
42,37% |
2.124 |
36º |
TOYOTA HILUX SW4 |
791 |
82,14% |
963 |
37º |
HYUNDAI IX35 |
612 |
75,00% |
816 |
38º |
CHEVROLET COBALT |
531 |
41,36% |
1.284 |
39º |
KIA SPORTAGE |
524 |
99,81% |
525 |
40º |
CITROËN C3 |
521 |
81,03% |
643 |
41º |
CHEVROLET SPIN |
511 |
41,78% |
1.223 |
42º |
PEUGEOT 208 |
482 |
70,47% |
684 |
43º |
VW VOYAGE |
474 |
16,78% |
2.825 |
44º |
MITSUBISHI ASX |
463 |
94,11% |
492 |
45º |
LAND ROVER DISCOVERY |
445 |
100,00% |
445 |
46º |
MERCEDES CLASSE C |
439 |
100,00% |
439 |
47º |
NISSAN MARCH |
436 |
39,39% |
1.107 |
48º |
CHEVROLET EQUINOX |
420 |
97,45% |
431 |
49º |
TOYOTA RAV4 |
398 |
96,37% |
413 |
50º |
HYUNDAI TUCSON |
393 |
71,98% |
546 |
Sem surpresas, a Toyota Hilux (2.529) manteve a liderança entre os comerciais leves, mas desta vez com vantagem um pouco menor em relação à vice-líder Chevrolet (1.133). A Fiat Toro (780), novamente no pódio, teve pouco mais de 15% de suas vendas na modalidade.
Quarta na última lista, a Mitsubishi L200 (646) foi superada pelo bom momento comercial da VW Amarok (749), deixando a VW Saveiro (506) fora do top 5. Com apenas 3,3% de seus emplacamentos no varejo, a Fiat Strada (210) novamente ficou fora do top 10.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
ABR 18 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.529 |
78,52% |
3.221 |
2º |
CHEVROLET S10 |
1.133 |
46,86% |
2.418 |
3º |
FIAT TORO |
780 |
15,17% |
5.141 |
4º |
VW AMAROK |
749 |
48,60% |
1.541 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
646 |
69,46% |
930 |
6º |
VW SAVEIRO |
506 |
11,27% |
4.490 |
7º |
HYUNDAI HR |
390 |
83,51% |
467 |
8º |
FORD RANGER |
367 |
23,38% |
1.570 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
367 |
33,15% |
1.107 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
290 |
54,92% |
528 |
11º |
FIAT STRADA |
210 |
3,30% |
6.357 |
12º |
RENAULT MASTER |
194 |
30,84% |
629 |
13º |
IVECO DAILY 3514 |
184 |
97,87% |
188 |
14º |
FIAT FIORINO |
172 |
13,25% |
1.298 |
15º |
KIA K2500 |
158 |
100,00% |
158 |
16º |
CHEVROLET MONTANA |
85 |
21,30% |
399 |
17º |
TOYOTA HILUX SW4 |
85 |
78,70% |
108 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
79 |
95,18% |
83 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
28 |
100,00% |
28 |
20º |
JAC V260 |
19 |
100,00% |
19 |
21º |
IVECO DAILY |
17 |
100,00% |
17 |
22º |
FIAT DUCATO |
16 |
11,94% |
134 |
23º |
CITROËN JUMPY |
11 |
13,10% |
84 |
24º |
RENAULT KANGOO |
11 |
8,09% |
136 |
25º |
LIFAN FOISON |
7 |
100,00% |
7 |
26º |
EFFA K02 |
6 |
100,00% |
6 |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
6 |
9,38% |
64 |
28º |
IVECO DAILY 5516 |
5 |
100,00% |
5 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
5 |
100,00% |
5 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
5 |
100,00% |
5 |
31º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
5 |
83,33% |
6 |
32º |
EFFA K01 |
4 |
100,00% |
4 |
33º |
EFFA V21 |
4 |
100,00% |
4 |
34º |
PEUGEOT EXPERT |
4 |
5,41% |
74 |
35º |
RAM 2500 |
4 |
10,00% |
40 |
36º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14DT |
3 |
100,00% |
3 |
37º |
MERCEDES-BENZ VITO |
3 |
100,00% |
3 |
38º |
FORD F250 |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
JAC T8 |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
CHEVROLET D10 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
CITROËN JUMPER |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
50,00% |
2 |
46º |
FIAT TECFORM |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
FORD F150 |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
JINBEI TOPIC |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
WILLIYS OVERLAND |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal