Vendas diretas em abril – Sandero no pódio e Renegade em 6º
Strada lidera entre comerciais.
As vendas diretas representaram 42,81% do total de 209.995 veículos novos emplacados em abril. Pelo segundo mês consecutivo, a Fiat liderou entre as montadoras com 19,77% de participação. Superada pela VW (15,38%) no último ranking, a Chevrolet (16,06%) retomou o segundo lugar. A Renault (11,49%) e a Ford (11,21%) fecharam as cinco primeiras posições.
AUTOMÓVEIS
Líder em março, o Ford Ka (4.073) foi batido pelo Chevrolet Onix (7.141), ambos com menos de 50% das vendas concentradas na modalidade. Mas o grande destaque do mês ficou por conta do Sandero (3.873): com mais de 2/3 das unidades emplacadas através de vendas diretas, o Renault voltou ao pódio depois de alguns meses.
Preferido entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (3.188) por pouco não perdeu a quarta posição para o VW Gol (3.165), vice-líder no mês anterior. A liderança entre os SUVs/crossovers novamente coube ao Jeep Renegade (3.072), sexto – a marca ainda viu o Compass (2.246) repetir a nona posição.
O Ford Ka Sedan (2.375), que havia fechado o top 10 no último ranking, subiu três colocações e ficou à frente do VW Voyage (2.351), que respondeu por mais de 80% de suas vendas, e do Renault Logan (2.201), de volta ao pelotão da frente. Melhor dos Fiat, o Argo (2.059) por (muito) pouco não perdeu a 11ª posição para o Nissan Kicks (2.040).
Quinto no ranking geral, o Renault Kwid (969) foi apenas o 23º, indicando um bom potencial de crescimento para os próximos meses. Novatos, VW Virtus e Fiat Cronos ficaram separados por pouco mais de 100 unidades (957 x 842). Destaque negativo para o Uno: mesmo com quase 70% de seus faturamentos, o modelo da Fiat encerrou abril com apenas 446 unidades e numa modesta 35ª colocação.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
ABR 18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
7.141 |
42,97% |
16.617 |
2º |
FORD KA |
4.073 |
46,47% |
8.764 |
3º |
RENAULT SANDERO |
3.873 |
66,62% |
5.814 |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
3.188 |
48,05% |
6.635 |
5º |
VW GOL |
3.165 |
58,08% |
5.449 |
6º |
JEEP RENEGADE |
3.072 |
68,85% |
4.462 |
7º |
FORD KA SEDAN |
2.375 |
67,38% |
3.525 |
8º |
VW VOYAGE |
2.351 |
83,22% |
2.825 |
9º |
JEEP COMPASS |
2.246 |
48,76% |
4.606 |
10º |
RENAULT LOGAN |
2.201 |
86,76% |
2.537 |
11º |
FIAT ARGO |
2.059 |
41,58% |
4.952 |
12º |
NISSAN KICKS |
2.040 |
55,12% |
3.701 |
13º |
TOYOTA COROLLA |
1.701 |
30,03% |
5.664 |
14º |
HYUNDAI HB20 |
1.699 |
17,69% |
9.606 |
15º |
FIAT MOBI |
1.597 |
37,99% |
4.204 |
16º |
RENAULT DUSTER |
1.245 |
76,24% |
1.633 |
17º |
NISSAN VERSA |
1.224 |
57,63% |
2.124 |
18º |
HYUNDAI CRETA |
1.215 |
32,10% |
3.785 |
19º |
FORD ECOSPORT |
1.188 |
40,52% |
2.932 |
20º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.140 |
35,02% |
3.255 |
21º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.133 |
28,55% |
3.968 |
22º |
VW POLO |
1.104 |
18,98% |
5.818 |
23º |
RENAULT KWID |
969 |
14,65% |
6.616 |
24º |
VW VIRTUS |
957 |
24,78% |
3.862 |
25º |
FIAT CRONOS |
842 |
24,90% |
3.382 |
26º |
HYUNDAI HB20S |
770 |
29,05% |
2.651 |
27º |
CHEVROLET COBALT |
753 |
58,64% |
1.284 |
28º |
CHEVROLET SPIN |
712 |
58,22% |
1.223 |
29º |
NISSAN MARCH |
671 |
60,61% |
1.107 |
30º |
RENAULT CAPTUR |
657 |
39,01% |
1.684 |
31º |
HONDA FIT |
634 |
27,98% |
2.266 |
32º |
VW FOX/CROSS FOX |
633 |
19,23% |
3.292 |
33º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
532 |
32,34% |
1.645 |
34º |
FIAT DOBLÒ |
448 |
92,95% |
482 |
35º |
FIAT UNO |
446 |
68,09% |
655 |
36º |
FIAT SIENA |
445 |
32,01% |
1.390 |
37º |
FORD FIESTA |
413 |
24,39% |
1.693 |
38º |
PEUGEOT 2008 |
411 |
53,87% |
763 |
39º |
HONDA CIVIC |
396 |
14,33% |
2.764 |
40º |
FORD FOCUS FASTBACK |
394 |
74,20% |
531 |
41º |
HONDA CITY |
351 |
24,14% |
1.454 |
42º |
VW SPACE FOX |
338 |
72,84% |
464 |
43º |
HONDA HR-V |
325 |
9,23% |
3.522 |
44º |
CHEVROLET TRACKER |
317 |
12,37% |
2.562 |
45º |
VW UP |
299 |
18,08% |
1.654 |
46º |
CITROËN C4 LOUNGE |
293 |
79,40% |
369 |
47º |
NISSAN SENTRA |
249 |
79,05% |
315 |
48º |
HYUNDAI IX35 |
204 |
25,00% |
816 |
49º |
PEUGEOT 208 |
202 |
29,53% |
684 |
50º |
HYUNDAI ELANTRA |
197 |
85,28% |
231 |
COMERCIAIS LEVES
A Fiat Strada (6.147), em seu nono mês consecutivo na ponta entre os comerciais leves, se aproximou dos 97% de representatividade na modalidade. Após dois meses atrás da Saveiro (3.984), a Fiat Toro (4.361) recuperou o segundo lugar.
Vendendo aproximadamente três vezes menos do que a picape da VW, a Chevrolet S10 (1.285) manteve a quarta posição, mas com vantagem reduzida sobre a Ford Ranger (1.203). Quarta no geral, a Toyota Hilux (692) vendeu menos do que a Renault Duster Oroch (740) e foi a nona.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
ABR 18 |
1º |
FIAT STRADA |
6.147 |
96,70% |
6.357 |
2º |
FIAT TORO |
4.361 |
84,83% |
5.141 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.984 |
88,73% |
4.490 |
4º |
CHEVROLET S10 |
1.285 |
53,14% |
2.418 |
5º |
FORD RANGER |
1.203 |
76,62% |
1.570 |
6º |
FIAT FIORINO |
1.126 |
86,75% |
1.298 |
7º |
VW AMAROK |
792 |
51,40% |
1.541 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
740 |
66,85% |
1.107 |
9º |
TOYOTA HILUX |
692 |
21,48% |
3.221 |
10º |
RENAULT MASTER |
435 |
69,16% |
629 |
11º |
CHEVROLET MONTANA |
314 |
78,70% |
399 |
12º |
MITSUBISHI L200 |
284 |
30,54% |
930 |
13º |
NISSAN FRONTIER |
238 |
45,08% |
528 |
14º |
RENAULT KANGOO |
125 |
91,91% |
136 |
15º |
FIAT DUCATO |
118 |
88,06% |
134 |
16º |
HYUNDAI HR |
77 |
16,49% |
467 |
17º |
CITROËN JUMPY |
73 |
86,90% |
84 |
18º |
PEUGEOT EXPERT |
70 |
94,59% |
74 |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
58 |
90,63% |
64 |
20º |
RAM 2500 |
36 |
90,00% |
40 |
21º |
TOYOTA HILUX SW4 |
23 |
21,30% |
108 |
22º |
IVECO DAILY 3514 |
4 |
2,13% |
188 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
4 |
4,82% |
83 |
24º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
50,00% |
2 |
25º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
16,67% |
6 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?