O fim do mês de abril confirma mais uma vez a recuperação do mercado brasileiro em 2018: pelo resultado preliminar com base nos dados do Renavam (a Fenebrave só deverá revelar os dados oficiais no fim da semana), foram vendidos 209.970 automóveis e comerciais leves no mês passado, registrando média de cerca de 10 mil emplacamentos por dia. Isso significa avanço ao redor dos 5% em relação ao mês de março.
Entre os automóveis, o Chevrolet Onix segue imbatível e com cada vez mais folga na liderança, abrindo mais de 7 mil emplacamentos de vantagem somente em abril. Já o Hyundai HB20 retomou a vice-liderança perdida no primeiro trimestre do ano, deixando o Ford Ka na terceira posição com diferença de mais de 800 unidades.
Outrora em briga com o Toyota Corolla pelo posto de sedã mais vendido do país, o Chevrolet Prisma segue os passos do irmão Onix e, neste ano, lidera com sobras o segmento - lembrando que, assim como o Onix, ele soma o modelo anterior vendido como Joy no total das vendas. Aparece em quarto.
Fechando o top 5 surge mais uma vez o Renault Kwid, com 6.616 emplacamentos, mostrando que esse deve ser seu real potencial de vendas, após meses conturbados na produção. Outra prova de que a Renault parece ter arrumado a casa é a volta do Sandero ao top 10, na sétima colocação e à frente do VW Gol.
Se o Gol não tem mais a mesma força de antes, o Polo segue firme na nova condição de carro-chefe da VW, com a sexta colocação geral e mais de 5.800 emplacamentos no mês. Na mesma trilha vem o derivado Virtus, que em abril fechou na décima quinta colocação com 3.862 unidades, já se posicionando como o terceiro sedã mais vendido. Para se ter ideia, mesmo com posicionamento de preços inferior, o Fiat Cronos ficou cerca de 600 unidades atrás, e ainda com o Ford Ka Sedan entre eles.
Em mais um mês sem SUVs no top 10, os líderes da categoria foram os Jeep Compass e Renegade, com pouco mais de 150 unidades entre eles. Depois veio o Hyundai Creta, que passou o Nissan Kicks em queda, e o Honda HR-V.
POS. |
MODELO |
ABRIL 2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
16.617 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
9.606 |
3º |
FORD KA |
8.764 |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
6.635 |
5º |
RENAULT KWID |
6.616 |
6º |
VW POLO |
5.818 |
7º |
RENAULT SANDERO |
5.814 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
5.664 |
9º |
VW GOL |
5.449 |
10º |
FIAT ARGO |
4.952 |
11º |
JEEP COMPASS |
4.606 |
12º |
JEEP RENEGADE |
4.462 |
13º |
FIAT MOBI |
4.204 |
14º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
3.968 |
15º |
VW VIRTUS |
3.862 |
16º |
HYUNDAI CRETA |
3.785 |
17º |
NISSAN KICKS |
3.701 |
18º |
FORD KA SEDAN |
3.525 |
19º |
HONDA HR-V |
3.522 |
20º |
FIAT CRONOS |
3.382 |
Passando aos comerciais leves, a Fiat Strada segue sem ninguém à sua frente por mais um mês. A novidade ficou por conta da retomada do segundo lugar pela Fiat Toro, passando das 5 mil unidades e deixando a VW Saveiro em terceiro. No mais, a Toyota Hilux continua à frente da Chevrolet S10, enquanto a VW Amarok encostou de vez na Ford Ranger. Já será o efeito da nova versão V6? A resposta virá nos próximos meses.
POS. |
MODELO |
ABRIL 2018 |
1º |
FIAT STRADA |
6.357 |
2º |
FIAT TORO |
5.141 |
3º |
VW SAVEIRO |
4.490 |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.221 |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.418 |
6º |
FORD RANGER |
1.570 |
7º |
VW AMAROK |
1.541 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.107 |
9º |
MITSUBISHI L200 |
930 |
10º |
RENAULT MASTER |
629 |
Fonte: Renavam
Fotos: Divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela