Mais vendidos na Alemanha em março – Ford Focus no pódio depois de mais de uma década
Volkswagen T-Roc estreia no top 50
Grande surpresa na lista dos mais vendidos na Alemanha em fevereiro, o Focus voltou a ser o maior destaque no ranking de março. Com 7.185 unidades, menos de 200 unidades atrás do Tiguan (7.332), o Ford, intruso em um top 5 só com modelos da VW, cresceu mais de 60% em relação a 2017 e assegurou o seu primeiro pódio desde setembro de 2004, mesmo com uma nova geração que acaba de ser revelada e que ainda não está sendo vendida na Europa.
Após cinco meses consecutivos crescendo na casa dos dois dígitos, o líder Golf (22.335) recuou pouco mais de 4%, mas ainda assim vendeu três vezes mais do que o segundo colocado. Separados por apenas 10 unidades, Passat (6.310) e Polo (6.300) foram o quarto e quinto colocados, respectivamente. Mesmo subindo da 10ª para a quinta posição, a nova geração do Polo continuou vendendo menos do que no ano passado.
Atrás do Skoda Octavia (6.011) e do VW Touran (5.553), Mercedes-Benz Classe C e Audi A4 registraram uma das mais acirradas disputas dos últimos tempos pelo oitavo lugar (5.399 x 5.339), com ambos em queda. A Mercedes ainda emplacou o Classe E (5.251) completando o top 10.
Os destaques negativos vieram da Opel. Enquanto o Astra (4.430), em queda de pouco mais de 37%, foi o 18º, o Corsa (2.986) caiu de nono para 34º graças a uma retração superior a 50%. O novato VW T-Roc, com 3.212 unidades, apareceu pela primeira vez entre os cinquenta modelos mais vendidos. Menção também para o novo Dacia Duster (2.192), em alta de mais de 60%.
As vendas de veículos novos registraram em março a primeira retração depois de meses consecutivos de crescimento (-3,4%), com 347.433 unidades. No acumulado do trimestre (878.611), no entanto, a alta é de 4%. Dentre as seis primeiras colocadas entre as montadoras, apenas a líder VW (64.496) avançou em relação a 2017 (+1,8%).
POS. |
MODELO |
MAR.18 |
% MERCADO |
MAR.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
22.335 |
6,4% |
23.340 |
-4,3% |
2 |
VW TIGUAN |
7.332 |
2,1% |
6.983 |
5,0% |
3 |
FORD FOCUS |
7.185 |
2,1% |
4.481 |
60,3% |
4 |
VW PASSAT |
6.310 |
1,8% |
4.471 |
41,1% |
5 |
VW POLO |
6.300 |
1,8% |
8.517 |
-26,0% |
6 |
SKODA OCTAVIA |
6.011 |
1,7% |
5.725 |
5,0% |
7 |
VW TOURAN |
5.553 |
1,6% |
5.425 |
2,4% |
8 |
MERCEDES CLASSE C |
5.399 |
1,6% |
6.861 |
-21,3% |
9 |
AUDI A4 |
5.339 |
1,5% |
6.344 |
-15,8% |
10 |
MERCEDES CLASSE E |
5.251 |
1,5% |
5.252 |
0,0% |
11 |
BMW SÉRIE 2 |
4.935 |
1,4% |
4.075 |
21,1% |
12 |
MINI |
4.657 |
1,3% |
4.463 |
4,3% |
13 |
SKODA FABIA |
4.644 |
1,3% |
4.791 |
-3,1% |
14 |
FORD KUGA |
4.625 |
1,3% |
4.495 |
2,9% |
15 |
FORD FIESTA |
4.591 |
1,3% |
4.921 |
-6,7% |
16 |
AUDI A3 |
4.561 |
1,3% |
4.465 |
2,2% |
17 |
FIAT DUCATO |
4.481 |
1,3% |
3.902 |
14,8% |
18 |
OPEL ASTRA |
4.430 |
1,3% |
7.069 |
-37,3% |
19 |
BMW X1 |
4.132 |
1,2% |
3.379 |
22,3% |
20 |
VW UP |
4.002 |
1,2% |
4.016 |
-0,3% |
21 |
AUDI A6 |
3.911 |
1,1% |
3.991 |
-2,0% |
22 |
BMW SÉRIE 1 |
3.858 |
1,1% |
4.930 |
-21,7% |
23 |
SEAT LEON |
3.849 |
1,1% |
5.536 |
-30,5% |
24 |
NISSAN QASHQAI |
3.717 |
1,1% |
2.865 |
29,7% |
25 |
BMW SÉRIE 3 |
3.607 |
1,0% |
5.170 |
-30,2% |
26 |
FIAT 500 |
3.548 |
1,0% |
3.399 |
4,4% |
27 |
VW CADDY |
3.534 |
1,0% |
3.119 |
13,3% |
28 |
BMW SÉRIE 5 |
3.471 |
1,0% |
3.336 |
4,0% |
29 |
MITSUBISHI MIRAGE |
3.377 |
1,0% |
1.905 |
77,3% |
30 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.371 |
1,0% |
2.313 |
45,7% |
31 |
VW TRANSPORTER |
3.258 |
0,9% |
4.203 |
-22,5% |
32 |
VW T-ROC |
3.212 |
0,9% |
- |
NOVO |
33 |
HYUNDAI I20 |
3.112 |
0,9% |
2.189 |
42,2% |
34 |
OPEL CORSA |
2.986 |
0,9% |
6.037 |
-50,5% |
35 |
MERCEDES CLASSE A |
2.933 |
0,8% |
2.960 |
-0,9% |
36 |
MERCEDES CLASSE B |
2.742 |
0,8% |
3.137 |
-12,6% |
37 |
OPEL MOKKA |
2.707 |
0,8% |
3.754 |
-27,9% |
38 |
HYUNDAI TUCSON |
2.691 |
0,8% |
2.205 |
22,0% |
39 |
OPEL INSIGNIA |
2.631 |
0,8% |
2.864 |
-8,1% |
40 |
TOYOTA YARIS |
2.455 |
0,7% |
2.202 |
11,5% |
41 |
SMART FORTWO |
2.427 |
0,7% |
2.289 |
6,0% |
42 |
MAZDA CX-5 |
2.323 |
0,7% |
2.744 |
-15,3% |
43 |
OPEL CROSSLAND X |
2.307 |
0,7% |
- |
NOVO |
44 |
SKODA KODIAQ |
2.235 |
0,6% |
651 |
243,3% |
45 |
AUDI A5 |
2.234 |
0,6% |
2.618 |
-14,7% |
46 |
DACIA DUSTER |
2.192 |
0,6% |
1.347 |
62,7% |
47 |
SEAT IBIZA |
2.161 |
0,6% |
1.560 |
38,5% |
48 |
RENAULT CLIO |
2.116 |
0,6% |
2.561 |
-17,4% |
49 |
RENAULT TWINGO |
2.115 |
0,6% |
1.956 |
8,1% |
50 |
SEAT ATECA |
2.101 |
0,6% |
2.003 |
4,9% |
POS. |
MARCA |
MAR.18 |
% MERCADO |
MAR.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
64.496 |
18,6% |
63.384 |
1,8% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
29.583 |
8,5% |
31.256 |
-5,4% |
3 |
FORD |
26.890 |
7,7% |
27.219 |
-1,2% |
4 |
BMW |
26.278 |
7,6% |
27.787 |
-5,4% |
5 |
AUDI |
25.673 |
7,4% |
29.426 |
-12,8% |
6 |
OPEL |
21.147 |
6,1% |
27.597 |
-23,4% |
7 |
SKODA |
19.567 |
5,6% |
18.832 |
3,9% |
8 |
RENAULT |
12.804 |
3,7% |
15.305 |
-16,3% |
9 |
HYUNDAI |
11.688 |
3,4% |
10.553 |
10,8% |
10 |
SEAT |
11.482 |
3,3% |
10.958 |
4,8% |
11 |
FIAT |
10.129 |
2,9% |
9.954 |
1,8% |
12 |
TOYOTA |
8.379 |
2,4% |
9.000 |
-6,9% |
13 |
NISSAN |
7.786 |
2,2% |
8.503 |
-8,4% |
14 |
MAZDA |
7.350 |
2,1% |
7.437 |
-1,2% |
15 |
PEUGEOT |
7.092 |
2,0% |
6.561 |
8,1% |
16 |
MITSUBISHI |
6.405 |
1,8% |
4.494 |
42,5% |
17 |
DACIA |
6.269 |
1,8% |
5.755 |
8,9% |
18 |
CITROËN |
5.894 |
1,7% |
6.210 |
-5,1% |
19 |
KIA |
5.877 |
1,7% |
5.757 |
2,1% |
20 |
MINI |
4.657 |
1,3% |
4.463 |
4,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
347.433 |
... |
359.683 |
-3,4% |
|
ACUMULADO |
878.611 |
... |
844.684 |
4,0% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena