Mais vendidos na Alemanha em março – Ford Focus no pódio depois de mais de uma década
Volkswagen T-Roc estreia no top 50
Grande surpresa na lista dos mais vendidos na Alemanha em fevereiro, o Focus voltou a ser o maior destaque no ranking de março. Com 7.185 unidades, menos de 200 unidades atrás do Tiguan (7.332), o Ford, intruso em um top 5 só com modelos da VW, cresceu mais de 60% em relação a 2017 e assegurou o seu primeiro pódio desde setembro de 2004, mesmo com uma nova geração que acaba de ser revelada e que ainda não está sendo vendida na Europa.
Após cinco meses consecutivos crescendo na casa dos dois dígitos, o líder Golf (22.335) recuou pouco mais de 4%, mas ainda assim vendeu três vezes mais do que o segundo colocado. Separados por apenas 10 unidades, Passat (6.310) e Polo (6.300) foram o quarto e quinto colocados, respectivamente. Mesmo subindo da 10ª para a quinta posição, a nova geração do Polo continuou vendendo menos do que no ano passado.
Atrás do Skoda Octavia (6.011) e do VW Touran (5.553), Mercedes-Benz Classe C e Audi A4 registraram uma das mais acirradas disputas dos últimos tempos pelo oitavo lugar (5.399 x 5.339), com ambos em queda. A Mercedes ainda emplacou o Classe E (5.251) completando o top 10.
Os destaques negativos vieram da Opel. Enquanto o Astra (4.430), em queda de pouco mais de 37%, foi o 18º, o Corsa (2.986) caiu de nono para 34º graças a uma retração superior a 50%. O novato VW T-Roc, com 3.212 unidades, apareceu pela primeira vez entre os cinquenta modelos mais vendidos. Menção também para o novo Dacia Duster (2.192), em alta de mais de 60%.
As vendas de veículos novos registraram em março a primeira retração depois de meses consecutivos de crescimento (-3,4%), com 347.433 unidades. No acumulado do trimestre (878.611), no entanto, a alta é de 4%. Dentre as seis primeiras colocadas entre as montadoras, apenas a líder VW (64.496) avançou em relação a 2017 (+1,8%).
POS. |
MODELO |
MAR.18 |
% MERCADO |
MAR.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
22.335 |
6,4% |
23.340 |
-4,3% |
2 |
VW TIGUAN |
7.332 |
2,1% |
6.983 |
5,0% |
3 |
FORD FOCUS |
7.185 |
2,1% |
4.481 |
60,3% |
4 |
VW PASSAT |
6.310 |
1,8% |
4.471 |
41,1% |
5 |
VW POLO |
6.300 |
1,8% |
8.517 |
-26,0% |
6 |
SKODA OCTAVIA |
6.011 |
1,7% |
5.725 |
5,0% |
7 |
VW TOURAN |
5.553 |
1,6% |
5.425 |
2,4% |
8 |
MERCEDES CLASSE C |
5.399 |
1,6% |
6.861 |
-21,3% |
9 |
AUDI A4 |
5.339 |
1,5% |
6.344 |
-15,8% |
10 |
MERCEDES CLASSE E |
5.251 |
1,5% |
5.252 |
0,0% |
11 |
BMW SÉRIE 2 |
4.935 |
1,4% |
4.075 |
21,1% |
12 |
MINI |
4.657 |
1,3% |
4.463 |
4,3% |
13 |
SKODA FABIA |
4.644 |
1,3% |
4.791 |
-3,1% |
14 |
FORD KUGA |
4.625 |
1,3% |
4.495 |
2,9% |
15 |
FORD FIESTA |
4.591 |
1,3% |
4.921 |
-6,7% |
16 |
AUDI A3 |
4.561 |
1,3% |
4.465 |
2,2% |
17 |
FIAT DUCATO |
4.481 |
1,3% |
3.902 |
14,8% |
18 |
OPEL ASTRA |
4.430 |
1,3% |
7.069 |
-37,3% |
19 |
BMW X1 |
4.132 |
1,2% |
3.379 |
22,3% |
20 |
VW UP |
4.002 |
1,2% |
4.016 |
-0,3% |
21 |
AUDI A6 |
3.911 |
1,1% |
3.991 |
-2,0% |
22 |
BMW SÉRIE 1 |
3.858 |
1,1% |
4.930 |
-21,7% |
23 |
SEAT LEON |
3.849 |
1,1% |
5.536 |
-30,5% |
24 |
NISSAN QASHQAI |
3.717 |
1,1% |
2.865 |
29,7% |
25 |
BMW SÉRIE 3 |
3.607 |
1,0% |
5.170 |
-30,2% |
26 |
FIAT 500 |
3.548 |
1,0% |
3.399 |
4,4% |
27 |
VW CADDY |
3.534 |
1,0% |
3.119 |
13,3% |
28 |
BMW SÉRIE 5 |
3.471 |
1,0% |
3.336 |
4,0% |
29 |
MITSUBISHI MIRAGE |
3.377 |
1,0% |
1.905 |
77,3% |
30 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.371 |
1,0% |
2.313 |
45,7% |
31 |
VW TRANSPORTER |
3.258 |
0,9% |
4.203 |
-22,5% |
32 |
VW T-ROC |
3.212 |
0,9% |
- |
NOVO |
33 |
HYUNDAI I20 |
3.112 |
0,9% |
2.189 |
42,2% |
34 |
OPEL CORSA |
2.986 |
0,9% |
6.037 |
-50,5% |
35 |
MERCEDES CLASSE A |
2.933 |
0,8% |
2.960 |
-0,9% |
36 |
MERCEDES CLASSE B |
2.742 |
0,8% |
3.137 |
-12,6% |
37 |
OPEL MOKKA |
2.707 |
0,8% |
3.754 |
-27,9% |
38 |
HYUNDAI TUCSON |
2.691 |
0,8% |
2.205 |
22,0% |
39 |
OPEL INSIGNIA |
2.631 |
0,8% |
2.864 |
-8,1% |
40 |
TOYOTA YARIS |
2.455 |
0,7% |
2.202 |
11,5% |
41 |
SMART FORTWO |
2.427 |
0,7% |
2.289 |
6,0% |
42 |
MAZDA CX-5 |
2.323 |
0,7% |
2.744 |
-15,3% |
43 |
OPEL CROSSLAND X |
2.307 |
0,7% |
- |
NOVO |
44 |
SKODA KODIAQ |
2.235 |
0,6% |
651 |
243,3% |
45 |
AUDI A5 |
2.234 |
0,6% |
2.618 |
-14,7% |
46 |
DACIA DUSTER |
2.192 |
0,6% |
1.347 |
62,7% |
47 |
SEAT IBIZA |
2.161 |
0,6% |
1.560 |
38,5% |
48 |
RENAULT CLIO |
2.116 |
0,6% |
2.561 |
-17,4% |
49 |
RENAULT TWINGO |
2.115 |
0,6% |
1.956 |
8,1% |
50 |
SEAT ATECA |
2.101 |
0,6% |
2.003 |
4,9% |
POS. |
MARCA |
MAR.18 |
% MERCADO |
MAR.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
64.496 |
18,6% |
63.384 |
1,8% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
29.583 |
8,5% |
31.256 |
-5,4% |
3 |
FORD |
26.890 |
7,7% |
27.219 |
-1,2% |
4 |
BMW |
26.278 |
7,6% |
27.787 |
-5,4% |
5 |
AUDI |
25.673 |
7,4% |
29.426 |
-12,8% |
6 |
OPEL |
21.147 |
6,1% |
27.597 |
-23,4% |
7 |
SKODA |
19.567 |
5,6% |
18.832 |
3,9% |
8 |
RENAULT |
12.804 |
3,7% |
15.305 |
-16,3% |
9 |
HYUNDAI |
11.688 |
3,4% |
10.553 |
10,8% |
10 |
SEAT |
11.482 |
3,3% |
10.958 |
4,8% |
11 |
FIAT |
10.129 |
2,9% |
9.954 |
1,8% |
12 |
TOYOTA |
8.379 |
2,4% |
9.000 |
-6,9% |
13 |
NISSAN |
7.786 |
2,2% |
8.503 |
-8,4% |
14 |
MAZDA |
7.350 |
2,1% |
7.437 |
-1,2% |
15 |
PEUGEOT |
7.092 |
2,0% |
6.561 |
8,1% |
16 |
MITSUBISHI |
6.405 |
1,8% |
4.494 |
42,5% |
17 |
DACIA |
6.269 |
1,8% |
5.755 |
8,9% |
18 |
CITROËN |
5.894 |
1,7% |
6.210 |
-5,1% |
19 |
KIA |
5.877 |
1,7% |
5.757 |
2,1% |
20 |
MINI |
4.657 |
1,3% |
4.463 |
4,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
347.433 |
... |
359.683 |
-3,4% |
|
ACUMULADO |
878.611 |
... |
844.684 |
4,0% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?