Coluna do Agag: Novas corridas da Fórmula E serão parecidas com video-game
Em sua coluna, CEO da Fórmula E, Alejandro Agag diz que a categoria está para revelar novo formato das corridas que vai surpreender o público mais jovem
Um amigo meu estava nas arquibancadas do ePrix de Roma e me disse que havia um garoto de 10 anos de idade que sabia tudo sobre Fórmula E, sobre pilotos, sobre os carros e todos os adultos em volta estavam ouvido o menino. Acredito que este seja o grande símbolo de como a Fórmula E está captando a imaginação dos mais jovens.
Acho que o potencial em adicionar nova tecnologia, que não é só tecnologia ao powertrain, é grande e vamos começar a brincar com isso na 5ª temporada, que não fechamos ainda, mas está perto de ser como nos vídeos-game e vai surpreender a geração mais nova. É quase um formato designado a eles. Se chegarmos às crianças de 10 anos, eles serão fãs para o resto da vida.
Nos filmes, quando pessoas voltam no tempo, eles precisam ser super cuidadosos, porque uma pequena atitude pode mudar o futuro – como é conhecido o efeito borboleta. Mas nós não nos preocupamos como pequenas coisas que podem afetar nosso futuro. As pequenas coisas que fazemos agora podem ser muito negativas ou positivas.
Um exemplo disso é a Fórmula E. Você pode imaginar que é só viajar o mundo todo com corridas divertidas, mas nós podemos mudar o mundo com o que estamos fazendo com a tecnologia usada aqui. Porque se houver um avanço tecnológico aqui, isso pode ter o potencial de mudar tudo completamente.
A chegada dos grandes fabricantes de automóveis cria um grande campo de atuação para a tecnologia, com muitos dos grandes caras trabalhando juntos na mesma plataforma. A Fórmula E é uma plataforma incrivelmente poderosa para desenvolver tecnologia e mostrar essa tecnologia. E isso será acompanhado pela enorme paixão dos fãs, especialmente os mais jovens.
Os powertrains irão se desenvolver muito no novo carro, mas nós já estamos falando da terceira geração! A primeira tinha muito do “vamos fazer isso” e a segunda foi pegar a velha tecnologia e torná-la perfeita. A terceira será uma tecnologia totalmente nova.
Mas serão os fabricantes que farão com que nossas plataformas entreguem frutos. Nós apenas fornecemos a plataforma e criamos um grande circo. Os fabricantes precisam entrar e usar essa plataforma para desenvolver a tecnologia e então espalha-la para todos os lados. Eles serão os atores principais da revolução que queremos inspirar.
Essa era tem sido fantástica. Vamos lembrar como uma era pioneira, uma época romântica. Acho que a última corrida em Nova York, quando fizermos a última troca de carros, será um pequeno momento de nostalgia, literalmente o fim de uma era. Tem sido uma aventura, um grande risco, mas valeu a pena. E agora, estamos para iniciar uma era adulta, estamos passando pela adolescência.
O primeiro ePrix de Roma foi um evento incrível. Estamos ficando melhores. A cada evento estamos dizendo que foi o melhor, mas Roma foi realmente. Todos os ingressos vendidos, nenhum sobrou. Quando os tickets foram colocados à venda em Zurique, tudo se esgotou em 30 minutos.
Assim, podemos ver que a marca da Fórmula E está se tornando conhecida por mais e mais pessoas. Os fãs italianos são fãs sérios e o retorno deles foi ótimo - eles adoraram o show. Confirmamos com o prefeito que realizaremos a corrida por mais cinco anos no mesmo local. A agitação em torno da Fórmula E na cidade foi ótima - Roma levou a Fórmula E a um novo nível.
Para receber mais corridas como essa, precisamos de espaço. Um espaço legal, lindo para o evento e que não atrapalhe muito. Se nós perturbarmos toda a cidade, então não é bom. O ideal de Roma, Nova York, também é ideal nesse sentido. Cada vez mais estamos nos tornando parte da paisagem, como em Paris, todo mundo está feliz com a corrida lá, então precisamos de mais e mais corridas como essa.
Temos que comprometer o crescimento do espectador versus a corrida nas cidades. A razão pela qual os fãs vêm é porque corremos na cidade, mas correr na cidade significa que temos menos lugares. Nós também não queremos aumentar os preços, queremos que a Fórmula E seja muito acessível e queremos que as crianças estejam lá, e se os ingressos forem muito caros, haverá menos crianças. Roma estava cheia de famílias e crianças e isso foi ótimo de se ver.
Galeria: Formula E ePrix Roma 2018
Fonte: Motorsport.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Agora de SUV, Mitsubishi Motors define equipes para a Stock Car 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car