China extingue obrigatoriedade de joint-ventures após 24 anos
Em movimento considerado surpreendente, governo anuncia que abrirá o mercado até 2022
Em anúncio considerado pra lá de surpreendente, o governo da China confirmou a extinção de regras protecionistas que vigoravam no país há pelo menos 24 anos. A mudança diz respeito ao fim da obrigatoriedade da criação de joint-ventures por parte de mondadoras estrangeiras para atuação comercial no país. A medida foi encarada como prenúncio de uma inédita abertura de mercado (a ser completamente concluída em 2022) e indicativo de que ventos liberais começam a soprar pelo país.
Criadas originalmente em 1994, as medidas protecionais tinham como objetivo promover empresas chinesas e limitar a influência de grandes fabricantes ocidentais, já bem estruturados e sedentos pelo enorme potencial do mercado local. A partir de então, mondadoras interessadas em atuar no país sem a incidência de pesados impostos passaram a ser obrigadas a se associar com companhias locais, respeitando um limite de até 50% de participação na parceira.
O programa deu tão certo que resultou na criação de gigantescas joint-ventures, incluindo fabricantes como Volkswagen, Ford, General Motors e Mercedes-Benz. Diante desse sucesso, é improvável que a maioria das montadoras tire proveito imediato da nova decisão, até mesmo porque já contam com parcerias bem estabelecidas. Ainda assim, o movimento mostra que a China está aberta aos negócios apesar da intensificação da guerra comercial com os Estados Unidos.
Segundo o cronograma apresentado, as restrições de investimento cairão para fabricantes de veículos especiais e elétricos ainda neste ano, para modelos comerciais em 2020 e para veículos de passageiros em 2022.
Quem se associou com quem:
Montadora | Parceira Estrangeira | Propriedades |
Guangzhou Automobile Industry Group – Sexta maior fabricante da China | Toyota, Honda, Fiat | |
Zhejiang Geely Holding Group (Geely) – 13ª maior fabricante de veículos do mundo | Volvo, Proton, Lotus, Lynk & Co, LEVC, Polestar – e 9,7% da Daimler | |
BAIC Group – Detém os direitos das antigas plataformas 9-3 e 9-5 da Saab | Hyundai, Mercedes | |
Dongfeng Motor Corporation –Vendas de mais de 3 milhões de veículos por ano | Kia, Honda, Peugeot, Citroen, Nissan, Renault | |
Brilliance Auto – Chegou a vender alguns modelos na Europa em 2007, porém sem sucesso | BMW, Toyota | |
Chery – Possui um portfólio com mais de 30 modelos | Jaguar Land Rover | Qoros |
SAIC – 14ª maior montadora do planeta, com 300 mil carros vendidos no 1º trimester deste ano | Volkswagen, General Motors | MG, Roewe |
BYD – Foi a fabricante que mais vendeu elétrico no mundo em 2016 | Daimler | |
Changan – Considerada um das "Quero Grandes" da China | Ford, DS, Mazda, Suzuki | |
FAW Group – Primeira montadora da China, vendeu o primeiro veículo em 1958 | Toyota, Volkswagen, General Motors, Audi |
Fotos: Divulgação e Arquivo
Galeria: China muda regras para montadoras estrangeiras
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