Era para o Golf reestilizado ter sido lançado no Brasil no ano passado, quando recebemos uma série de flagras do modelo rodando camuflado pelas ruas brasileiras. Mas o pouco interesse do consumidor nos hatches médios, preteridos pelos SUVs compacto, e depois a alta demanda pelo painel digital no Polo, fez a VW atrasar os planos.
Quando parecia que o lançamento ia ficar para o segundo semestre deste ano, a boa notícia: pelo que apuramos, o evento de apresentação para a imprensa acontecerá ainda no fim de abril. E agora fotos do modelo no pátio da fábrica de São José dos Pinhais (PR), postadas em redes sociais, confirmam que o Golf 2019 está, enfim, prestes a chegar ao mercado.
Como esperado, a mudança visual será leve e acompanhará o que foi feito no modelo europeu. Assim, o Golf nacional vai ganhar novos para-choques, com linhas mais horizontais, faróis com novo desenho interno (com assinaturas de LED acompanhando o friso cromado da grade), rodas de liga com novo estilo e lanternas com LEDs e novo arranjo interno de luzes.
Por dentro, a principal novidade ficará por conta do painel TFT (Active Info Display) com tela de 12,3" (como no Audi A3), que permite escolher entre diversas visualizações. No exterior o Golf recebeu também a nova central multimídia de 8" com comandos por gestos, que estrou aqui no Passat 2018.
Já a parte mecânica deverá ser mantida. A única novidade neste sentido pode ser a estreia da esperada versão 1.0 TSI flex com câmbio automático, de 128 cv, adotando o mesmo conjunto mecânico das versões mais caras do Polo - a atual 1.0 TSI manual de 125 cv. De restante, seguirão os modelos 1.4 TSI flex (150 cv) com transmissão automática e o 2.0 TSI a gasolina de 220 cv e câmbio DSG 9dupla embreagem) no Golf GTI.
Por sua vez, a perua Golf Variant terá a mesmas alterações visuais e de conteúdo, mas também mantendo o 1.4 TSI. Deverá ser lançada junto com o hatch.
Resta saber se a Volkswagen vai realizar algum reposicionamento de preços do Golf 2019, visto que um dos entraves na venda do modelo é justamente a oferta de versões e valores. Atualmente a versão mais "barata" do Golf com câmbio automático custa quase R$ 110 mil...
Fotos: Facebook
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China