Mais vendidos em março (oficial): Ka é segundo e desbanca HB20 no trimestre
Renault Kwid e Nissan Kicks também movimentaram o top 10 nacional
A boa performance do Ford Ka em março lhe valeu não somente a segunda posição no mês como também a vice-liderança no acumulado do ano, superando o Hyundai HB20. Outra surpresa ficou por conta do Nissan Kicks, que desbancou de uma só vez o Honda HR-V e o Jeep Compass para liderar a venda de SUVs no terceiro mês do ano. Vamos à análise completa.
Na liderança, o Chevrolet Onix não teve a mesma folga de outros meses. Com 12.918 unidades, o hatch da GM pode ter sido afetado pela paralisação da fábrica de Gravataí (RS), que ocorreu em março para atualização de maquinário. Quem aproveitou foi o Ka, que emplacou 9.803 carros e abriu quase 600 unidades de vantagem para o HB20, que caiu para terceiro. Essa diferença, inclusive, foi responsável por colocar o modelo da Ford na segunda colocação também no acumulado do ano. Foram 24.028 unidades do Ka contra 24.015 do HB20 no primeiro trimestre.
Se o Onix reduziu o ritmo, o mesmo não se pode dizer do Prisma, seu irmão três-volumes. Foi o quarto colocado e líder absoluto entre os sedãs, com 6.616 unidades. Outro que manteve o bom desempenho do mês passado foi o Kwid, com quase 6,5 mil carros, dando a entender que a Renault enfim resolveu os problemas de produção que afetaram o carrinho em 2017.
Mais um que vendeu acima das 6 mil unidades foi o VW Polo, que, embora tenha perdido duas posições no mês, abriu mais de 1 mil de vantagem sobre fevereiro e manteve o rival Fiat Argo (em 12o) à distância. Interessante como a boa acolhida do Polo também tem se refletido no Gol, que ficou logo atrás do irmão mais novo.
Em oitavo, o Kicks teve a honra de liderar o segmento de SUVs pela primeira vez desde que estreou no país, em agosto de 2016. O feito acontece menos de um ano após a nacionalização do modelo, em junho de 2017, quando ganhou versões mais acessíveis. O Honda HR-V fechou o top 10, seguido pelo Jeep Compass, que mais uma vez ficou à frente dos seus "familiares" bem mais baratos, Argo e Mobi, que ainda não empolgaram o mercado.
Em mês positivo, o Jeep Renegade ficou à frente do Hyundai Creta, que foi mal e saiu da disputa pela liderança da categoria. Na sequência, o VW Fox parece não perder o ritmo mesmo após a estreia do Polo. E o Virtus já apareceu na cola do Ka Sedan, mesmo não tendo versão abaixo de R$ 60 mil. Veja a tabela abaixo:
POS. |
MODELO |
MARÇO 2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
12.918 |
2º |
FORD KA |
9.803 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
9.217 |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
6.616 |
5º |
RENAULT KWID |
6.454 |
6º |
VW POLO |
6.149 |
7º |
VW GOL |
5.877 |
8º |
NISSAN KICKS |
5.532 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
5.395 |
10º |
HONDA HR-V |
5.358 |
11º |
JEEP COMPASS |
4.647 |
12º |
FIAT ARGO |
4.349 |
13º |
FIAT MOBI |
4.335 |
14º |
JEEP RENEGADE |
4.252 |
15º |
RENAULT SANDERO |
4.105 |
16º |
HYUNDAI CRETA |
3.671 |
17º |
VW FOX |
3.349 |
18º |
TOYOTA ETIOS |
3.229 |
19º |
FORD KA SEDAN |
3.069 |
20º |
VW VIRTUS |
3.059 |
COMERCIAIS LEVES
A principal alteração no setor "utilitário" foi a Saveiro em segundo lugar, deixando a Fiat Toro em terceiro, mesmo que ainda distante da líder Fiat Strada. Em quarto, a Toyota Hilux teve larga vantagem sobre a S10, em quinto, e foi a picape média mais vendida. De resto, a Renault Oroch passou das 1 mil unidades e a Nissan Frontier entrou no top 10, bem próxima da Mitsubishi L200.
POS. |
MODELO |
MARÇO 2018 |
1º |
FIAT STRADA |
5.595 |
2º |
VW SAVEIRO |
3.671 |
3º |
FIAT TORO |
3.493 |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.223 |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.334 |
6º |
FORD RANGER |
1.266 |
7º |
VW AMAROK |
1.063 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.058 |
9º |
MITSUBISHI L200 |
965 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
952 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Arquivo Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia