A boa performance do Ford Ka em março lhe valeu não somente a segunda posição no mês como também a vice-liderança no acumulado do ano, superando o Hyundai HB20. Outra surpresa ficou por conta do Nissan Kicks, que desbancou de uma só vez o Honda HR-V e o Jeep Compass para liderar a venda de SUVs no terceiro mês do ano. Vamos à análise completa.
Na liderança, o Chevrolet Onix não teve a mesma folga de outros meses. Com 12.918 unidades, o hatch da GM pode ter sido afetado pela paralisação da fábrica de Gravataí (RS), que ocorreu em março para atualização de maquinário. Quem aproveitou foi o Ka, que emplacou 9.803 carros e abriu quase 600 unidades de vantagem para o HB20, que caiu para terceiro. Essa diferença, inclusive, foi responsável por colocar o modelo da Ford na segunda colocação também no acumulado do ano. Foram 24.028 unidades do Ka contra 24.015 do HB20 no primeiro trimestre.
Se o Onix reduziu o ritmo, o mesmo não se pode dizer do Prisma, seu irmão três-volumes. Foi o quarto colocado e líder absoluto entre os sedãs, com 6.616 unidades. Outro que manteve o bom desempenho do mês passado foi o Kwid, com quase 6,5 mil carros, dando a entender que a Renault enfim resolveu os problemas de produção que afetaram o carrinho em 2017.
Mais um que vendeu acima das 6 mil unidades foi o VW Polo, que, embora tenha perdido duas posições no mês, abriu mais de 1 mil de vantagem sobre fevereiro e manteve o rival Fiat Argo (em 12o) à distância. Interessante como a boa acolhida do Polo também tem se refletido no Gol, que ficou logo atrás do irmão mais novo.
Em oitavo, o Kicks teve a honra de liderar o segmento de SUVs pela primeira vez desde que estreou no país, em agosto de 2016. O feito acontece menos de um ano após a nacionalização do modelo, em junho de 2017, quando ganhou versões mais acessíveis. O Honda HR-V fechou o top 10, seguido pelo Jeep Compass, que mais uma vez ficou à frente dos seus "familiares" bem mais baratos, Argo e Mobi, que ainda não empolgaram o mercado.
Em mês positivo, o Jeep Renegade ficou à frente do Hyundai Creta, que foi mal e saiu da disputa pela liderança da categoria. Na sequência, o VW Fox parece não perder o ritmo mesmo após a estreia do Polo. E o Virtus já apareceu na cola do Ka Sedan, mesmo não tendo versão abaixo de R$ 60 mil. Veja a tabela abaixo:
POS. |
MODELO |
MARÇO 2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
12.918 |
2º |
FORD KA |
9.803 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
9.217 |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
6.616 |
5º |
RENAULT KWID |
6.454 |
6º |
VW POLO |
6.149 |
7º |
VW GOL |
5.877 |
8º |
NISSAN KICKS |
5.532 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
5.395 |
10º |
HONDA HR-V |
5.358 |
11º |
JEEP COMPASS |
4.647 |
12º |
FIAT ARGO |
4.349 |
13º |
FIAT MOBI |
4.335 |
14º |
JEEP RENEGADE |
4.252 |
15º |
RENAULT SANDERO |
4.105 |
16º |
HYUNDAI CRETA |
3.671 |
17º |
VW FOX |
3.349 |
18º |
TOYOTA ETIOS |
3.229 |
19º |
FORD KA SEDAN |
3.069 |
20º |
VW VIRTUS |
3.059 |
A principal alteração no setor "utilitário" foi a Saveiro em segundo lugar, deixando a Fiat Toro em terceiro, mesmo que ainda distante da líder Fiat Strada. Em quarto, a Toyota Hilux teve larga vantagem sobre a S10, em quinto, e foi a picape média mais vendida. De resto, a Renault Oroch passou das 1 mil unidades e a Nissan Frontier entrou no top 10, bem próxima da Mitsubishi L200.
POS. |
MODELO |
MARÇO 2018 |
1º |
FIAT STRADA |
5.595 |
2º |
VW SAVEIRO |
3.671 |
3º |
FIAT TORO |
3.493 |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.223 |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.334 |
6º |
FORD RANGER |
1.266 |
7º |
VW AMAROK |
1.063 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.058 |
9º |
MITSUBISHI L200 |
965 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
952 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Arquivo Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos