A BMW segue trabalhando no ambicioso plano de renovar toda sua linha de SUVs por meio do lançamento de modelos inéditos e de novas gerações dos carros já existentes. Os novos X1, X2, X3 e X4 já estão no mercado, então é chegada a hora de o X5 passar por uma reformulação completa. O que vemos aqui é um protótipo do SUV em estágio avançado de desenvolvimento, surpreendido durante testes em algum lugar da Alemanha.
Dê uma olhada na frente. Você viu isso? A grade do radiador é gigante! A cada nova geração, o X5 ganha grade mais e mais avançada, mas nós temos que admitir visualmente interessante neste protótipo. Isso provavelmente porque os faróis full-LED também aparentam estar maiores, enquanto as tomadas de ar no para-choque ganharam formato mais agressivo.
Na traseira, a camuflagem fez com que as lanternas ficassem parecidas com as da dupla Peugeot 3008/5008, mas a versão de produção não deverá ter nada em comum com os SUVs franceses. A BMW vai usar lanternas mais largas e com uma assinatura em LEDs própria.
Embora seja construído sobre a nova plataforma CLAR, o X5 vai manter o tamanho e o formato geral da carroceria. Espere apenas por um pequeno crescimento nas dimensões, combinado à nova distribuição interna, para ampliar o espaço na cabine.
Na parte mecânica, não haverá mudanças drásticas. A atual linha de propulsores turbo, a gasolina e a diesel, será apenas atualizada para reduzir o consumo e ganhar um pouco mais de potência. Uma versão híbrida plug-in também está nos planos, assim como uma versão esportiva M com o conhecido V8 de 4.4 litros.
Sobre a mesma plataforma, a BMW também está desenvolvendo o irmão maior X7, com uma terceira fila de bancos. Há rumores ainda sobre um ainda mais opulento X8, mas o projeto não foi confirmado até o momento.
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Projeção: BMW X5 terá mudança radical de design na próxima geração
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
BMW anuncia produção do X5 híbrido plug-in no Brasil; conheça o SUV
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Primeiras impressões BMW iX5 Hydrogen Fuel Cell: laboratório com rodas