A Volkswagen confirma a estreia do T-Cross no Brasil para o 1º semestre de 2019. O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR), fruto de um investimento de R$ 600 milhões no desenvolvimento, testes e validação do produto, e mais R$ 1,4 bilhão na ampliação e troca de equipamentos da fábrica. A apresentação ao público será no Salão de Paris, em outubro, aparecendo em seguida no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.
“A empresa vive um momento de transformação para uma Nova Volkswagen. Além de muito mais próximos de todos os nossos públicos, estamos colocando em prática a maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen no país. Serão 20 lançamentos até 2020, 5 deles SUVs completamente novos, como é o caso do T-Cross”, diz Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil.
Para produzir o T-Cross (flagra abaixo) em São José dos Pinhais, a Volkswagen investiu R$ 1,4 bilhão em novos equipamentos para a linha de montagem. Serão 158 novas ferramentas na estamparia (que moldam as chapas de aço da carroceria); 239 robôs na armação com solda a laser, um novo equipamento de aplicação de cera nas cavidades para a pintura; e melhorias para que a fábrica funcione com as inovações da Indústria 4.0, otimizando sua operação.
A produção começará em janeiro de 2019, com o lançamento acontecendo 3 meses depois. Será exportado para os principais países da América do Sul, Central e Caribe. A marca adianta que, com a fabricação do T-Cross, São José dos Pinhais enfim terá um turno completo de trabalho. O complexo ainda produz Golf, Fox e os Audi A3 Sedan e Q3.
O T-Cross será produzido com a plataforma MQB-A0, a mesma de Polo e Virtus. Deve repetir a mecânica de seus irmãos de arquitetura, sendo equipado com o 1.6 MSI e câmbio manual e o 1.0 TSI com câmbio automático, além de uma configuração topo de linha com o 1.4 TSI do Golf, também com transmissão automática. Preços devem ficar entre R$ 70 mil e R$ 100 mil.
Além do T-Cross, a Volkswagen promete mais quatro SUVs no Brasil. O primeiro a desembarcar no nosso mercado será o Tiguan, importado do México nas versões de 5 e 7 lugares e com lançamento marcado para abril. Outro já confirmado pela empresa é o Tarek, SUV médio que será produzido na Argentina em 2020, posicionado no mesmo segmento do Jeep Compass. A marca ainda faz mistério com os outros dois. Os candidatos mais fortes são o grandalhão Atlas (que deve vir na sua nova versão Sport), e a nova geração do Touareg.
Por Nicolas Tavares, de São José dos Pinhais
Fotos: autor e arquivo Motor1.com
Viagem a convite da Volkswagen
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