Mais vendidos na Alemanha em fevereiro - Novo Polo perde fôlego
E o VW Golf mantém forte crescimento pós-reestilização
As vendas de veículos novos no mercado alemão não param de trazer alegrias às montadoras. Em fevereiro foram 261.749 unidades, 7,4% a mais do que no mesmo período de 2017. No acumulado do bimestre (531.178), a alta chegou a 9,5%.
E, mais uma vez, o Golf foi um dos grandes responsáveis por este desempenho. Em seu quinto mês consecutivo crescendo na casa dos dois dígitos (+20,9%), o VW emplacou 18.170 unidades e conquistou quase 7% de tudo o que foi vendido. A marca alemã, que respondeu por quase 48 mil unidades e mais do que o dobro de market share da segunda colocada, ainda colocou Tiguan (5.660) e Passat (5.560) no pódio.
A grande surpresa do mês ficou por conta de um modelo que vinha bastante discreto nos últimos rankings. Em alta de 36% nos últimos doze meses, o Ford Focus (5.045), dono da maior evolução em janeiro, subiu do nono para o quarto lugar, à frente do Audi A4 (4.983). Tradicionalmente o melhor “não-VW” da lista, o Mercedes Classe C (4.383) recuou de quarto para oitavo enquanto aguardava o início das vendas da versão reestilizada.
Fevereiro foi mais um mês em que o novo VW Polo (4.272), 10º colocado, se manteve distante do pódio, com retração de quase 7%. Por muito pouco, aliás, o modelo não foi superado pelo Opel Astra (4.217), cujas vendas também passam por momento de turbulência (-13,2%).
Vice-líder em dezembro e top 10 em janeiro, o BMW Série 1 (2.656) despencou para o 23º lugar, caindo para terceiro lugar no ranking interno da marca de Munique, liderado pelo Série 5 (3.373, 15º) e pelo Série 2 (2.879, 21º). Ainda falando na BMW, o Série 3 (2.348), numa modesta 30ª colocação, foi o destaque negativo do top 50, com retração de quase 40%.
Por marcas, a Peugeot foi o grande destaque do mês. Em 12º lugar, a francesa foi a preferida por 6.077 consumidores, 44% a mais do que há um ano. No top 10, apenas a vice-líder Audi (23.510) e a BMW (17.664), sexta, tiveram números inferiores aos de 2017.
POS. |
MODELO |
FEV.18 |
% MERCADO |
FEV.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
18.170 |
6,9% |
15.028 |
20,9% |
2 |
VW TIGUAN |
5.660 |
2,2% |
5.093 |
11,1% |
3 |
VW PASSAT |
5.560 |
2,1% |
5.225 |
6,4% |
4 |
FORD FOCUS |
5.045 |
1,9% |
3.709 |
36,0% |
5 |
AUDI A4 |
4.983 |
1,9% |
4.393 |
13,4% |
6 |
SKODA OCTAVIA |
4.835 |
1,8% |
4.767 |
1,4% |
7 |
VW TOURAN |
4.470 |
1,7% |
3.232 |
38,3% |
8 |
MERCEDES CLASSE C |
4.383 |
1,7% |
4.414 |
-0,7% |
9 |
OPEL CORSA |
4.320 |
1,7% |
4.102 |
5,3% |
10 |
VW POLO |
4.272 |
1,6% |
4.577 |
-6,7% |
11 |
OPEL ASTRA |
4.217 |
1,6% |
4.861 |
-13,2% |
12 |
SKODA FABIA |
4.180 |
1,6% |
3.262 |
28,1% |
13 |
AUDI A3 |
3.968 |
1,5% |
4.311 |
-8,0% |
14 |
MERCEDES CLASSE E |
3.761 |
1,4% |
3.145 |
19,6% |
15 |
BMW SÉRIE 5 |
3.373 |
1,3% |
2.937 |
14,8% |
16 |
FORD KUGA |
3.216 |
1,2% |
2.986 |
7,7% |
17 |
FORD FIESTA |
3.158 |
1,2% |
3.495 |
-9,6% |
18 |
VW CADDY |
3.129 |
1,2% |
2.490 |
25,7% |
19 |
AUDI A6 |
2.986 |
1,1% |
3.626 |
-17,7% |
20 |
MINI |
2.950 |
1,1% |
2.731 |
8,0% |
21 |
BMW SÉRIE 2 |
2.879 |
1,1% |
2.496 |
15,3% |
22 |
AUDI Q2 |
2.721 |
1,0% |
1.840 |
47,9% |
23 |
BMW SÉRIE 1 |
2.656 |
1,0% |
2.592 |
2,5% |
24 |
NISSAN QASHQAI |
2.633 |
1,0% |
2.942 |
-10,5% |
25 |
MERCEDES GLK / GLC |
2.581 |
1,0% |
2.049 |
26,0% |
26 |
BMW X1 |
2.531 |
1,0% |
1.940 |
30,5% |
27 |
SEAT LEON |
2.456 |
0,9% |
2.369 |
3,7% |
28 |
VW UP |
2.364 |
0,9% |
2.085 |
13,4% |
29 |
FIAT 500 |
2.358 |
0,9% |
1.848 |
27,6% |
30 |
BMW SÉRIE 3 |
2.348 |
0,9% |
3.765 |
-37,6% |
31 |
OPEL INSIGNIA |
2.293 |
0,9% |
- |
- |
32 |
FIAT DUCATO |
2.284 |
0,9% |
- |
- |
33 |
AUDI A5 |
2.230 |
0,9% |
1.618 |
37,8% |
34 |
SMART FORTWO |
2.036 |
0,8% |
1.485 |
37,1% |
35 |
MERCEDES CLASSE A |
1.996 |
0,8% |
2.270 |
-12,1% |
36 |
OPEL MOKKA |
1.971 |
0,8% |
2.286 |
-13,8% |
37 |
CITROËN C3 |
1.900 |
0,7% |
- |
- |
38 |
AUDI A1 |
1.885 |
0,7% |
1.819 |
3,6% |
39 |
TOYOTA YARIS |
1.868 |
0,7% |
1.542 |
21,1% |
40 |
RENAULT CLIO |
1.856 |
0,7% |
1.752 |
5,9% |
41 |
DACIA SANDERO |
1.843 |
0,7% |
- |
- |
42 |
AUDI Q5 |
1.797 |
0,7% |
2.664 |
-32,5% |
43 |
OPEL ADAM |
1.797 |
0,7% |
1.694 |
6,1% |
44 |
HYUNDAI TUCSON |
1.774 |
0,7% |
1.587 |
11,8% |
45 |
MAZDA CX-5 |
1.771 |
0,7% |
- |
- |
46 |
SKODA KODIAQ |
1.750 |
0,7% |
- |
- |
47 |
SKODA SUPERB |
1.710 |
0,7% |
1.776 |
-3,7% |
48 |
HYUNDAI I20 |
1.698 |
0,6% |
1.576 |
7,7% |
49 |
MERCEDES CLASSE B |
1.683 |
0,6% |
1.863 |
-9,7% |
50 |
SEAT ATECA |
1.612 |
0,6% |
1.634 |
-1,3% |
POS. |
MARCA |
FEV.18 |
% MERCADO |
FEV.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
47.822 |
18,3% |
42.557 |
12,4% |
2 |
AUDI |
23.510 |
9,0% |
24.377 |
-3,6% |
3 |
MERCEDES-BENZ |
21.910 |
8,4% |
21.765 |
0,7% |
4 |
FORD |
19.258 |
7,4% |
17.934 |
7,4% |
5 |
OPEL |
19.218 |
7,3% |
18.016 |
6,7% |
6 |
BMW |
17.664 |
6,7% |
17.797 |
-0,7% |
7 |
SKODA |
16.555 |
6,3% |
14.053 |
17,8% |
8 |
RENAULT |
9.842 |
3,8% |
8.769 |
12,2% |
9 |
HYUNDAI |
7.893 |
3,0% |
7.197 |
9,7% |
10 |
SEAT |
7.666 |
2,9% |
6.328 |
21,1% |
11 |
TOYOTA |
6.651 |
2,5% |
6.272 |
6,0% |
12 |
PEUGEOT |
6.077 |
2,3% |
4.216 |
44,1% |
13 |
FIAT |
6.025 |
2,3% |
5.512 |
9,3% |
14 |
MAZDA |
5.289 |
2,0% |
4.919 |
7,5% |
15 |
NISSAN |
5.022 |
1,9% |
6.390 |
-21,4% |
16 |
DACIA |
5.000 |
1,9% |
3.804 |
31,4% |
17 |
KIA |
4.795 |
1,8% |
4.776 |
0,4% |
18 |
MITSUBISHI |
3.572 |
1,4% |
3.343 |
6,9% |
19 |
SUZUKI |
3.406 |
1,3% |
3.399 |
0,2% |
20 |
SMART |
2.964 |
1,1% |
2.182 |
35,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
261.749 |
... |
243.602 |
7,4% |
|
ACUMULADO |
531.178 |
... |
485.001 |
9,5% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Volkswagen Polo 2018
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