A Toyota acredita que o híbrido é o melhor caminho para a eletrificação e que o etanol tem tudo a ver com a tecnologia. Prova disso é que a marca acaba de revelar o Prius com motorização flex, o primeiro híbrido do mundo que pode usar gasolina e etanol, em uma apresentação realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os protótipos começam a rodar nesta segunda-feira (19) em testes, mas a marca não dá previsão de quando o modelo estará nas lojas.
Segundo a Toyota, o projeto existe desde meados de 2015, quando começaram testes em laboratórios. O primeiro protótipo só ficou pronto agora e percorrerá mais de 1.500 quilômetros entre São Paulo e o Distrito Federal, para testar a durabilidade do motor e seu desempenho quando abastecido com etanol. “A Toyota acredita que o híbrido flex, quando produzido em escala comercial, possibilitará a reabertura de um novo período de aprimoramento técnico de toda a cadeia automotiva”, diz Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Transformar o Prius em flex é parte do projeto da Toyota para finalmente conseguir fabricá-lo por aqui. “O meu sonho é que a Toyota do Brasil se torne a primeira montadora a produzir veículos híbridos no Brasil”, disse Steve St. Angelo, CEO da marca para América Latina e Caribe. Porém, o projeto esbarra na demora do governo brasileiro para estabelecer uma legislação de longo prazo para carros verdes. O novo regime automotivo Rota 2030 deveria ter sido assinado em fevereiro e segue sem previsão para ser aprovado.
O governo federal sinaliza a intenção de reduzir o IPI dos modelos híbridos e elétricos para 7%. Enquanto isso, o governo do Estado de São Paulo estuda baixar o IPVA dos carros verdes em 40%, com efeito retroativo, enquanto a prefeitura da capital paulista continuará a isentar os veículos do rodízio municipal.
Com reportagem de Fábio Trindade
Fotos: Governo do Estado de São Paulo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Primeiro veículo elétrico da RAM é uma Fiat Ducato disfarçada; entenda