A Michelin apresentou nesta semana a nova geração de pneus para motos nakeds, esportivas e sport-tourers. Trata-se do Pilot Road 5, substituto do conhecido Pilot Road 4, que em quatro anos de mercado vendeu mais de um milhão e meio de unidades.
Disponível em 11 dimensões, o Pilot Road 5 traz as mais novas tecnologias da Michelin para pneus de rua, tendo como destaque a melhor aderência no molhado (quando comparado aos principais concorrentes) e o fato de, após 5 mil km, frear numa distância menor que o antecessor quando novo. Assim, o condutor desfruta de maior segurança durante toda a vida útil do pneu.
Estes resultados provêm, principalmente, do uso da última geração de compostos de borracha e da tecnologia do duplo composto de borracha. Ou seja, o Pilot Road 5 se apropria do aprendizado da Michelin nas pistas e traz um composto mais rígido na parte central do pneu, enquanto as laterais têm composto mais macio, para aumentar a aderência. Mas, para evitar movimentos incômodos com a moto inclinada e aumentar a durabilidade, essa camada mais macia é montada sobre a camada rígida nos ombros do pneu (daí o duplo composto de borracha).
Além disso, o Pilot Road 5 combina recortes evolutivos e reservatórios de água circulares, que juntos têm a capacidade de aumentar a capacidade de drenagem da água e também romper a película de água inicial, evitando assim a temida aquaplanagem. Os recortes evolutivos ainda têm outra função: fazem aparecer sulcos mais largos conforme o pneu vai se desgastando, mantendo a capacidade de expulsar a água mesmo com a banda já mais gasta.
Durante o evento de lançamento, foi possível ver o novo Pilot Road 5 em diversas aplicações: Honda CB500X, Honda NC750X, Honda CBR 650R, Yamaha MT-07, Yamaha MT-09, Kawasaki Z650, Kawasaki Z900, Kawasaki Z1000, Kawasaki Ninja 1000 e Ducati Monster 1200 S (nossa escolhida), entre outras.
Para avaliar o novo Pilot Road 5, rodamos cerca de 250 km entre cidade, estradas sinuosas e autoestradas. Com 155 cv de potência, a Monster 1200 S é, por si só, um verdadeiro teste para os novos pneus (120/70 na dianteira e 190/50 na traseira). Tanto nas arrancadas quanto nas curvas, e principalmente nas frenagens fortes, o novo modelo da Michelin proporcionou confiança na tocada. Com desenho inovador, oferece uma inclinação gradual à moto, sem dar sustos no condutor, e aumenta a agilidade nas mudanças rápidas de direção. Só faltou mesmo a chuva para termos a (boa) impressão completa do Pilot Road 5, mas São Pedro (felizmente) preferiu não molhar a gente.
Dianteiro - 120/70 ZR 17 - 120/60 ZR 17 - 110/80 R19 - 120/70 ZR 19
Traseiro - 150-70 R 17 - 150/70 ZR 17- 160/60 ZR 17 - 170/60 ZR 17 - 180/55 ZR 17 - 190/50 ZR 17 - 190/55 ZR 17
Preços não foram divulgados, mas a Michelin garante que terão o mesmo patamar do antecessor Pilot Road 4.
Fotos: Mario Villaescusa/Divulgação
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