Coadjuvantes no Brasil, Fiesta e Golf lideram as vendas no Reino Unido
A lista dos carros mais vendidos no Reino Unido tem modelos que estão no ostracismo por aqui
Se no Brasil o Fiesta e Golf vivem momento de ostracismo no mercado – em fevereiro, foram comercializadas apenas 1.196 e 116 unidades, respectivamente, no Reino Unido os modelos da Ford e da VW continuam a dar as cartas.
Líder pelo segundo mês seguido e em alta de mais de 20% sobre 2017, o Fiesta foi o preferido por 5.201 consumidores. Com este resultado, o hatch atingiu 6,4% de participação de mercado, a maior desde agosto de 2014. Maior e mais refinado, o Fiesta definitivamente tomou o posto de modelo mais vendido da Ford por lá.
Por conta disso, o Golf, com 2.927 unidades, assegurou uma confortável segunda colocação em seu 10º mês consecutivo na mesma posição.
O reflexo do porte maior do Fiesta, a clássica briga entre o Focus e o Golf tirou a força do hatch da marca americana, pois faz tempo que não passa o alemão. Com 2.052 unidades, repetiu o terceiro lugar de janeiro. Sexto colocado na última lista, o Mercedes Classe A (1.671) subiu duas posições e repetiu o melhor posicionamento histórico conquistado em abril do ano passado, fechando meio ano ininterrupto no top 10 britânico.
Pela primeira vez entre os cinco mais vendidos, o Ford Kuga (1.552) deixou para trás o Opel Mokka X (1.525) por margem mínima. Atrás do Mini (1.239), Mercedes Classe C (1.199) e BMW Série 3 (1.173) travaram disputa acirradíssima pelo oitavo lugar, ambos com desempenhos piores do que os do ano passado. O Kia Sportage, com 1.152 unidades, completou a lista dos 10 mais vendidos.
Com apenas 80.805 veículos comercializados, o Reino Unido encerrou fevereiro com retração de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano (244.420) a situação é ainda pior: retração de 5,1%. Este foi o 11º mês consecutivo de queda nas vendas em um dos maiores mercados europeus.
Ranking dos modelos mais vendidos no Reino Unido
POS. |
MODELO |
FEV.18 |
% MERCADO |
FEV.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD FIESTA |
5.201 |
6,4% |
4.282 |
21,5% |
2 |
VW GOLF |
2.927 |
3,6% |
2.949 |
-0,7% |
3 |
FORD FOCUS |
2.052 |
2,5% |
1.971 |
4,1% |
4 |
MERCEDES CLASSE A |
1.671 |
2,1% |
- |
- |
5 |
FORD KUGA |
1.552 |
1,9% |
- |
- |
6 |
VAUXHALL MOKKA X |
1.525 |
1,9% |
- |
- |
7 |
MINI |
1.239 |
1,5% |
- |
- |
8 |
MERCEDES CLASSE C |
1.199 |
1,5% |
1.760 |
-31,9% |
9 |
BMW SÉRIE 3 |
1.173 |
1,5% |
1.341 |
-12,5% |
10 |
KIA SPORTAGE |
1.152 |
1,4% |
- |
- |
Ranking das marcas mais vendidas no Reino Unido
POS. |
MARCA |
FEV.18 |
% MERCADO |
FEV.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
12.046 |
14,9% |
9.909 |
21,6% |
2 |
VOLKSWAGEN |
7.036 |
8,7% |
7.326 |
-4,0% |
3 |
BMW |
6.744 |
8,3% |
6.119 |
10,2% |
4 |
AUDI |
6.141 |
7,6% |
5.237 |
17,3% |
5 |
MERCEDES-BENZ |
6.088 |
7,5% |
6.099 |
-0,2% |
6 |
VAUXHALL |
4.860 |
6,0% |
6.299 |
-22,8% |
7 |
KIA |
3.075 |
3,8% |
3.243 |
-5,2% |
8 |
PEUGEOT |
3.066 |
3,8% |
3.273 |
-6,3% |
9 |
HYUNDAI |
3.049 |
3,8% |
3.009 |
1,3% |
10 |
SKODA |
2.838 |
3,5% |
3.236 |
-12,3% |
11 |
TOYOTA |
2.703 |
3,3% |
3.095 |
-12,7% |
12 |
SEAT |
2.358 |
2,9% |
1.728 |
36,5% |
13 |
NISSAN |
2.316 |
2,9% |
5.033 |
-54,0% |
14 |
CITROËN |
2.133 |
2,6% |
2.120 |
0,6% |
15 |
HONDA |
1.959 |
2,4% |
2.126 |
-7,9% |
16 |
MIN |
1.786 |
2,2% |
2.045 |
-12,7% |
17 |
SUZUKI |
1.552 |
1,9% |
1.587 |
-2,2% |
18 |
LAND ROVER |
1.500 |
1,9% |
1.778 |
-15,6% |
19 |
RENAULT |
1.326 |
1,6% |
2.092 |
-36,6% |
20 |
FIAT |
1.306 |
1,6% |
1.426 |
-8,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
80.805 |
... |
83.115 |
-2,8% |
|
ACUMULADO |
244.420 |
... |
257.679 |
-5,1% |
Fontes: SMTT / Best Selling Cars
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?