Sedãs de luxo mais vendidos – CLA impulsiona liderança folgada da Mercedes
Classe C e Classe E foram os preferidos nas duas categorias
Mercedes líder nas duas categorias com quase 50% das vendas, CLA se destacando, A4 em baixa e A5 em alta, Panamera mantendo o bom momento comercial. Confira agora todos os destaques de fevereiro entre os sedãs de luxo.
SEDÃS MÉDIOS
Repetindo a dose de janeiro, o Mercedes Classe C (257) mais uma vez não deu chances aos rivais na faixa de entrada. Em alta de quase 22%, o modelo ampliou a vantagem em relação ao BMW Série 3 (165), que igualou o desempenho do ano passado. O Audi A3 Sedan (124), por sua vez, teve o seu resultado mais fraco em exatos doze meses, quando emplacou quase 14% a menos.
O grande destaque da lista foi o CLA (93). Subindo da sexta para a quarta posição, o Mercedes se aproveitou da chegada às concessionárias da versão 180, vendida abaixo de R$ 140 mil, para mais do que triplicar os números de 2017. O resultado ajudou a marca de Stuttgart a registrar quase metade das vendas de todos os sedãs de luxo no mês passado.
Quinto, o Audi A4 (58) recuou quase 16% e teve o seu mês mais fraco desde maio (45). O A5, com 42 unidades, veio na sequência – há um ano, apenas uma unidade do modelo havia sido vendida no país. Da sétima posição em diante todos os representantes registraram quedas.
O Jaguar XE (25) manteve-se em sétimo, mas a lanterna mudou de dono: com apenas 8 emplacamentos, o Volvo S60 foi superado pelo BMW Série 4 (10), mesmo com o alemão apresentando uma retração superior (-23%).
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
FEV/18 |
JAN/18 |
FEV/17 |
% FEV 18 |
% JAN 18 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
524 |
257 |
267 |
211 |
32,86% |
27,38% |
-3,75% |
21,80% |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
413 |
165 |
248 |
165 |
21,10% |
25,44% |
-33,47% |
0,00% |
3º |
AUDI A3 SEDÃ |
359 |
124 |
235 |
109 |
15,86% |
24,10% |
-47,23% |
13,76% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
136 |
93 |
43 |
29 |
11,89% |
4,41% |
116,28% |
220,69% |
5º |
AUDI A4 |
135 |
58 |
77 |
69 |
7,42% |
7,90% |
-24,68% |
-15,94% |
6º |
AUDI A5 |
90 |
42 |
48 |
1 |
5,37% |
4,92% |
-12,50% |
4100,00% |
7º |
JAGUAR XE |
58 |
25 |
33 |
45 |
3,20% |
3,38% |
-24,24% |
-44,44% |
8º |
BMW SÉRIE 4 |
19 |
10 |
9 |
13 |
1,28% |
0,92% |
11,11% |
-23,08% |
9º |
VOLVO S60 |
23 |
8 |
15 |
9 |
1,02% |
1,54% |
-46,67% |
-11,11% |
|
|
1757 |
782 |
975 |
651 |
100,00% |
100,00% |
-19,79% |
20,12% |
SEDÃS GRANDES
Vendendo praticamente o dobro do 2º colocado, o Mercedes Classe E (36) completou três meses seguidos na ponta na faixa mais sofisticada graças a um avanço de quase 90% sobre o ano passado, suficiente para assegurar pouco mais de 42% de participação de mercado.
O BMW Série 5, líder de vendas em 2017, foi o preferido por 19 consumidores e manteve-se em segundo. Em alta de 150%, o Porsche Panamera (10) fechou o pódio pelo 3º mês consecutivo. Novamente quarto colocado, o Lexus ES350 (6) foi o único oriental numa lista exclusiva de europeus.
Zerado em janeiro, o Mercedes Classe S voltou ao top 5 com quatro emplacamentos, o dobro do arquirrival BMW Série 7 (2), este empatado com dois representantes da Jaguar: XF (2) e XJ (2) e com um CLS (2) em fim de carreira – a nova geração deve chegar ao Brasil em breve.
O Audi A6 foi novamente o destaque negativo. Quarto em dezembro, o modelo da marca das quatro argolas dividiu a lanterna com o Maserati Quattroporte – ausente da lista há um bom tempo -, ambos com apenas um emplacamento. Vale ressaltar que o Audi acabou de ter a nova geração apresentada no Salão de Genebra, mas só deve chegar ao Brasil no fim do ano ou no início de 2019.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
FEV/18 |
JAN/18 |
FEV/17 |
% FEV 18 |
% JAN 18 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
83 |
36 |
47 |
19 |
42,35% |
42,34% |
-23,40% |
89,47% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
45 |
19 |
26 |
1 |
22,35% |
23,42% |
-26,92% |
1800,00% |
3º |
PORSCHE PANAMERA |
27 |
10 |
17 |
4 |
11,76% |
15,32% |
-41,18% |
150,00% |
4º |
LEXUS ES350 |
16 |
6 |
10 |
1 |
7,06% |
9,01% |
-40,00% |
500,00% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
4 |
4 |
0 |
0 |
4,71% |
0,00% |
- |
- |
6º |
BMW SÉRIE 7 |
4 |
2 |
2 |
2 |
2,35% |
1,80% |
0,00% |
0,00% |
7º |
JAGUAR XF |
8 |
2 |
6 |
8 |
2,35% |
5,41% |
-66,67% |
-75,00% |
8º |
JAGUAR XJ |
2 |
2 |
0 |
0 |
2,35% |
0,00% |
- |
- |
9º |
MERCEDES-BENZ CLS |
4 |
2 |
2 |
5 |
2,35% |
1,80% |
0,00% |
-60,00% |
10º |
AUDI A6 |
2 |
1 |
1 |
1 |
1,18% |
0,90% |
0,00% |
0,00% |
11º |
MASERATI QUATTROPORTE |
1 |
1 |
0 |
0 |
1,18% |
0,00% |
- |
- |
|
|
196 |
85 |
111 |
41 |
100,00% |
100,00% |
-23,42% |
107,32% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia