Sedãs de entrada em fevereiro – Ka Sedan, em forte alta, se aproxima do pódio
HB20S reduz vantagem do Prisma.
As vendas de sedãs de entrada em fevereiro registraram crescimento de quase 9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, com os quatro primeiros colocados registrando números positivos. Um, no entanto, teve um destaque especial.
Com 2.192 emplacamentos, menos de cem unidades atrás do Toyota Etios Sedan (2.285), o Ford Ka Sedan (2.192) avançou quase 95% no período e se aproximou do pódio. Na liderança, no entanto, não houve novidade: o Chevrolet Prisma (3.841) se manteve à frente, com alta de 14% nos últimos doze meses.
Este, no entanto, foi o pior resultado do Chevrolet desde fevereiro do ano passado, o que permitiu ao Hyundai HB20S (2.454), vice-líder pelo segundo mês seguido, reduzir para menos de 1,4 mil unidades uma desvantagem de quase 3,3 mil unidades em janeiro.
Terceiro na última lista, depois de ser o segundo colocado por dez meses ininterruptos até novembro, o VW Voyage (2.095) perdeu mais de 14% de seus compradores de 2017. Lanterna em janeiro, o Renault Logan (1.341) subiu para o sexto lugar mesmo em momento de baixa.
Para o Grand Siena, más notícias: as 1.326 unidades de fevereiro representaram o pior desempenho para o Fiat desde janeiro de 2002, último mês com dados ainda disponibilizados pela Fenabrave. É importante ressaltar que, naquela época, ainda havia o Siena sendo contabilizado. Mesmo crescendo quase 30%, o Nissan Versa (1.253) foi o lanterna oficial, já que o Cronos (44) ainda não começou a ser comercializado pela Fiat.
Sedãs de Entrada |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
FEV/18 |
JAN/18 |
FEV/17 |
% FEV 18 |
% JAN 18 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
9767 |
3841 |
5926 |
3368 |
22,82% |
30,21% |
-35,18% |
14,04% |
2º |
HYUNDAI HB20S |
5106 |
2454 |
2652 |
2105 |
14,58% |
13,52% |
-7,47% |
16,58% |
3º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
4572 |
2285 |
2287 |
2054 |
13,58% |
11,66% |
-0,09% |
11,25% |
4º |
FORD KA SEDAN |
4151 |
2192 |
1959 |
1127 |
13,02% |
9,99% |
11,89% |
94,50% |
5º |
VW VOYAGE |
4693 |
2095 |
2598 |
2442 |
12,45% |
13,24% |
-19,36% |
-14,21% |
6º |
RENAULT LOGAN |
2189 |
1341 |
848 |
1427 |
7,97% |
4,32% |
58,14% |
-6,03% |
7º |
FIAT GRAND SIENA |
2957 |
1326 |
1631 |
2014 |
7,88% |
8,31% |
-18,70% |
-34,16% |
8º |
NISSAN VERSA |
2937 |
1253 |
1684 |
964 |
7,44% |
8,58% |
-25,59% |
29,98% |
9º |
FIAT CRONOS |
78 |
44 |
34 |
0 |
0,26% |
0,17% |
29,41% |
- |
|
|
36450 |
16831 |
19619 |
15501 |
100,00% |
100,00% |
-14,21% |
8,58% |
Observação:
- O Toyota Etios anteriormente era incluído entre os sedãs compactos.
Fonte: Fenabrave
Galeria: Ford Ka+ Sedan SE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?