No Salão de Tóquio de 2017, apuramos que a Nissan que a marca estuda vender uma versão híbrida do Kicks em nosso mercado. José Luis Valls, chairman da marca na América Latina, revelou ao Motor1.com que o SUV compacto usaria o sistema e-Power, que a fabricante estreou no hatch Note e, neste semana, passou a equipa a minivan Serena no Japão.
Desta forma, o Nissan Kicks híbrido com o e-Power seria equipado com o motor elétrico do antigo Leaf, de 80 kW (109 cv) e 25,9 kgfm de torque. A principal diferença é que o sistema tem uma bateria de menor capacidade, de 1.5 kWh, ao contrário dos 30 kWh do hatch totalmente elétrico. Guarda menos carga, mas também é muito mais leve e barata, ajudando a manter o preço do carro em um nível mais aceitável.
Quando a bateria fica sem carga, ao invés de plugar o carro na tomada como no caso do Leaf, o sistema e-Power usa um motor 1.2 de 3 cilindros para reabastecer a bateria. E só para isso: o 1.2 não move as rodas, servindo exclusivamente como gerador. Segundo a Nissan, é mais eficiente do que os sistemas híbridos convencionais, já que o motor a combustão opera por menos tempo – muitos híbridos limitam o modo elétrico a até 50 km/h.
Além disso, o motor a combustão tem gerenciamento otimizado para trabalhar sempre na rotação ideal para gerar energia. Se o carro estiver no Modo de carga, ele trabalha ao máximo para encher a bateria. No modo Manner, ele fica totalmente quieto (segundo a marca, para não acordar os vizinhos). O rendimento varia de acordo com o carro. O Note e-Power registrou 34 km/l em testes do Japão, enquanto a nova Serena e-Power faz 26,2 km/l. Este valor varia conforme o peso e aerodinâmica do veículo.
Assim como o Leaf, os carros com o sistema e-Power são capazes de usar o pedal do acelerador também para reduzir a velocidade (bastando tirar o pé do pedal), diminuindo a quantidade de vezes em que o motorista precisa mover o pé para o pedal do freio.
Embora esta opção ainda esteja restrita ao Japão, já vem conquistando o seu espaço. O Note e-Power foi o carro mais vendido no país em janeiro. A marca estuda a um tempo levar essa tecnologia para outros veículos ao redor do mundo e o Kicks é um deles – até fizeram pedido de registro de patente no INPI. Também há planos de vender a tecnologia para outras empresas. Apesar disso, a Nissan ainda estuda se o Kicks e-Power é viável, então não há uma data certa de lançamento.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Jim Farley, CEO da Ford, está usando um Xiaomi como carro de uso diário