A chegada do Fiat Argo causou um problema para a FCA. Agora ela precisa posicionar três hatchbacks compactos de forma distinta, e um deles já ficou difícil de sustentar. Um comunicado para os concessionários (obtido pela revista Quatro Rodas) revela que a fabricante irá entregar o Uno nas versões Way e Sporting somente conforme a disponibilidade no estoque. Este movimento normalmente acontece quando a marca interrompe a produção de um modelo e entrega somente as unidades que estão no pátio.
O documento lista o Uno nas versões Way 1.0, Way 1.3, Way 1.3 GSR, Sporting 1.3 e Sporting 1.3 GSR. A única configuração restante do hatch é a básica Drive 1.0, somente com câmbio manual. Ou seja, o Uno ficará com apenas uma versão nas lojas.
A explicação está no preço. O Uno Way 1.0 manual custa R$ 45.990 sem opcionais, enquanto o Argo 1.0 manual é vendido por R$ 47.790 – e terá a versão de R$ 43.990 mais simples. A diferença pequena se repete no Uno Way 1.3, por R$ 51.390, em comparação ao Argo Drive 1.3 por R$ 54.990. Isso acaba tornando o Argo ainda mais atraente, já que é mais espaçoso e moderno. Reduzir a quantidade de carros na mesma faixa de valores ajudaria o Argo, pois não daria chance do cliente pensar entre ele ou um Uno.
Além da pequena diferença de preços, a alteração faz sentido pelo ponto de vista dos emplacamentos. Após o lançamento do Argo, o Uno caiu de uma média de 3 mil unidades por mês para menos de 1,5 mil. Em novembro, emplacou 1.096 veículos. Continua enfrentando problemas em 2018, com 1.263 veículos emplacados em janeiro e, até o momento, apenas 692 unidades em fevereiro.
Procurada por Motor1.com, a Fiat ainda não se manifestou sobre este comunicado e qual será o futuro do Uno.
Fotos: divulgação
Fonte: Quatro Rodas
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Stellantis: vendas caem 20% e receitas recuam 27% no 3º trimestre