Mesmo com lançamento previsto apenas para 2020, a nova geração do Toyota Corolla começa a aparecer em partes. Além de usar a plataforma TNGA (mesma do Prius), informações sobre motor e transmissão foram divulgadas pela própria Toyota. São tecnologias que serão usadas não somente no sedã, como também em outros futuros modelos com a base TNGA.
O motor 2.0 aspirado será modificado para melhor eficiência energética. Além de mudanças na câmara de combustão, haverá a presença da injeção direta e indireta, com funcionamento dependendo da faixa de rotação e aceleração. Junto, a bomba de água e termostática terão funcionamento eletrônico para melhor controle da temperatura, afora a redução de atrito e peso das peças móveis do motor. Por fim, a marca promete melhora na entrega de torque em todas as velocidades e redução das emissões.
No câmbio CVT, a novidade é a presença de uma engrenagem de partida. Ela melhora as respostas em saídas e, com isso, permite um melhor escalonamento da relação de polias e correia para melhor aproveitamento dos giros no motor. O câmbio manual de 6 marchas também foi revisto, ficando menor e mais leve.
A Toyota também trabalha em um sistema híbrido com o motor 2.0. Entre as novidades, há uma central de comando mais compacta e com melhor arrefecimento, além de uma bateria menor e mais eficiente. Melhorias na parte de geração e administração da energia e do momento em que o motor a combustão entra em ação também estão sendo desenvolvidas.
Sistemas de tração integral também estão sendo trabalhados para a plataforma TNGA. Para modelos a gasolina, a vetorização de torque colabora no controle em curvas e em momentos de uso fora-de-estrada. O torque é distribuído automaticamente entre as rodas e os eixos. Para os sistemas híbridos, no qual as rodas traseiras usam motores elétricos, a força será aumentada em 30%.
Fotos e vídeos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'