A Volkswagen prometeu uma linha de carros elétricos e, aos poucos, vai apresentando cada um deles na forma de conceito. Desta vez veremos o I.D. Vizzion, sedã que, na teoria, teria sistema totalmente autônomo, já que descarta volante e pedais e é controlado por gestos e por voz. Será apresentado ao público no Salão de Genebra (Suíça), em março.
O I.D. Vizzion é o quarto modelo da linha I.D. da Volkswagen. A marca já apresentou um hatchback, um SUV e uma van (releitura da saudosa Kombi). Assim como os demais conceitos, o sedã é totalmente futurista e com tecnologias ainda não disponíveis.
O grande destaque o Vizzion é o desenvolvimento imaginado como um carro completamente autônomo. Isso significa que a Volkswagen mostrará em Genebra um carro sem volante e sem pedais. Toda a condução será controlada por um sistema de inteligência artificial que responderá à comandos de voz ou gestos e que consegue identificar os passageiros, se ajustando conforme sua preferência.
O conceito antecipa um carro grande com seus 5,11 metros de comprimento, maior do que os 5,05 m do extinto VW Phaeton. Utiliza dois motores que geram 306 cv (225 kW), potência que será distribuída nas quatro rodas e permitirá atingir velocidade máxima de 180 km/h. É abastecido por um conjunto de baterias íon-lítio de 11 kWh de capacidade, o suficiente para gerar uma autonomia de 665 km, utilizando o sistema de regeneração de energia nas frenagens para reabastecer as baterias.
As imagens mostram um sedã esguio e que usa portas traseiras suicidas (que abrem no sentido contrário). Não tem coluna B, facilitando o acesso. As rodas são enormes e tem um design que lembra um ventilador. O lado de dentro é minimalista, contando somente com um console que passa entre os bancos, sem qualquer botão no painel dianteiro.
Agora resta aguardar até março para ver pessoalmente no Salão de Genebra como estes traços serão transformados em realidade.
Imagens: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Este é Mito Cabrio que a Alfa Romeo nunca se atreveu a fabricar