Aumento de vendas na casa dos dois dígitos nos dois segmentos, uma veterana perdendo fôlego entre as menores e uma grande com avanço muito expressivo. Confira agora todos os destaques de janeiro entre as picapes.
PEQUENAS
Mesmo veterana (seu projeto original é de 1998), a líder Strada ainda foi a responsável pela maior evolução em relação ao mesmo período de 2017 (+21,8%): com quase mil unidades a mais do que há um ano, a picadinha da Fiat (5.372) assegurou mais de 56% de participação de mercado.
A VW Saveiro (3.156) também cresceu (+8,3%), mas a diferença em relação à líder foi superior a 2,2 mil unidades – no ano anterior, foi inferior a 1,4 mil. Terceira, a Chevrolet Montana (976) foi a campeã de queda das duas categorias (-14%). Este foi o pior desempenho da veterana desde maio passado (659).
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
JAN/18 |
DEZ/17 |
JAN/17 |
% JAN 18 |
% DEZ 17 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
FIAT STRADA |
5372 |
5372 |
6903 |
4411 |
56,52% |
57,69% |
-22,18% |
21,79% |
2º |
VW SAVEIRO |
3156 |
3156 |
3275 |
2914 |
33,21% |
27,37% |
-3,63% |
8,30% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
976 |
976 |
1788 |
1135 |
10,27% |
14,94% |
-45,41% |
-14,01% |
|
|
9504 |
9504 |
11966 |
8460 |
100,00% |
100,00% |
-20,57% |
12,34% |
MÉDIAS / GRANDES
Com vendas em alta de quase 23%, as picapes maiores tiveram um bom início de 2018. À exceção da Lifan Foison (25), nona colocada, todos os modelos do top 10 cresceram na comparação com 2017. As três restantes, da 11ª à 13ª posição, repetiram seus desempenhos do ano passado.
Mantendo uma vantagem superior a mil unidades sobre a Toyota Hilux (2.934), a Fiat Toro foi a preferida por 3.893 consumidores. A Chevrolet S10, com 2.681 unidades, foi a terceira pelo terceiro mês seguido e vendeu praticamente o dobro da Ford Ranger (1.411), quarta colocada.
Numa disputa pelo quinto lugar que foi definida por apenas uma unidade, a VW Amarok (1.109) levou a melhor sobre a Renault Duster Oroch (1.108). A picape da marca alemã, aliás, registrou a maior evolução nos últimos 12 meses (+83%). Acomodada na oitava posição, a Nissan Frontier (349) precisaria mais do que dobrar as vendas para ameaçar a Mitsubishi L200 (774).
Picapes Médias / Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
JAN/18 |
DEZ/17 |
JAN/17 |
% JAN 18 |
% DEZ 17 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
FIAT TORO |
3893 |
3893 |
4229 |
3258 |
27,20% |
24,20% |
-7,95% |
19,49% |
2º |
TOYOTA HILUX |
2934 |
2934 |
4019 |
2545 |
20,50% |
22,99% |
-27,00% |
15,28% |
3º |
CHEVROLET S10 |
2681 |
2681 |
2996 |
2180 |
18,73% |
17,14% |
-10,51% |
22,98% |
4º |
FORD RANGER |
1411 |
1411 |
2459 |
1134 |
9,86% |
14,07% |
-42,62% |
24,43% |
5º |
VW AMAROK |
1109 |
1109 |
1317 |
606 |
7,75% |
7,54% |
-15,79% |
83,00% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1108 |
1108 |
1133 |
901 |
7,74% |
6,48% |
-2,21% |
22,97% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
774 |
774 |
834 |
662 |
5,41% |
4,77% |
-7,19% |
16,92% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
349 |
349 |
446 |
335 |
2,44% |
2,55% |
-21,75% |
4,18% |
9º |
LIFAN FOISON |
25 |
25 |
37 |
29 |
0,17% |
0,21% |
-32,43% |
-13,79% |
10º |
RAM 2500 |
25 |
25 |
2 |
19 |
0,17% |
0,01% |
1150,00% |
31,58% |
11º |
RELY PICK-UP |
3 |
3 |
2 |
3 |
0,02% |
0,01% |
50,00% |
0,00% |
12º |
AGRALE MARRUÁ |
1 |
1 |
2 |
1 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
0,00% |
13º |
HAFEI RUIYI |
1 |
1 |
2 |
1 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
0,00% |
|
|
14314 |
14314 |
17478 |
11674 |
100,00% |
100,00% |
-18,10% |
22,61% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela