Enquanto aguardamos o lançamento do C4 Cactus, com previsão para acontecer em outubro, a Citroën já trabalha no projeto de um outro SUV, o Aircross. Ao menos é o que mostra uma imagem de patente registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e, para a felicidade de muitos, mantém (quase) tudo como na versão europeia.
Existem simplificações no projeto, como a ausência dos faróis de LED, mas o design segue idêntico ao que roda na Europa. Como a plataforma é a PF1, a mesma que já é produzida em Porto Real (RJ) para Peugeot 208/2008 e Citroën C3 e atual Aircross, não serão necessárias maiores adaptações para a chegada do novo SUV. No interior, são esperadas também materiais mais simples para baratear o projeto e não "atravessar" a faixa de preço do Cactus e se manter próximo do atual Aircross.
A mecânica deve seguir a mesma receita atual, com o 1.6 ligado ao câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6. Há quem aposte no 1.2 Puretech turbo, mas segundo fontes da PSA, o projeto deste motor para o Brasil está paralisado por custos. Atualmente, o 1.2 aspirado é importado da França pronto para a aplicação no 208 e C3.
Fotos: Divulgação e INPI
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Citroën C5 Aircross: projeção revela versão final do primo do Compass
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Stellantis divulga preços de revisão do Citroën Basalt