Mais vendidos na Alemanha em 2017 – Golf lidera pelo 37º ano e pódio é 100% VW
Mesmo com queda da participação, marca celebra liderança em sua casa
A Alemanha comemorou em 2017 o melhor ano de vendas de veículos novos desde 2009. Foram comercializadas no maior mercado europeu 3.441.262 unidades, um crescimento de 2,7% em relação a 2016.
Na disputa por montadoras, a VW (634.270) manteve uma confortável liderança, mesmo vendendo aproximadamente 22 mil unidades a menos do que no ano anterior. Dentre as cinco primeiras apenas a vice-líder, Mercedes-Benz (326.188), registrou crescimento (+4,8%), ampliando para mais de 40 mil unidades a vantagem sobre a Audi (283.196). No top 20, Peugeot (70.930) e Dacia (62.678) foram as únicas a crescerem mais de 20%.
Com vendas superiores à soma dos três modelos mais próximos, o VW Golf (228.227), mesmo perdendo 3,3% de seus compradores no período, completou impressionantes 37 anos na liderança - o Mercedes W123, em 1980, foi o último modelo diferente a liderar a disputa. Vale ressaltar que, antes disso, o Golf já vinha se mantendo à frente desde 1975, o que totaliza 42 anos em 1º.
O pódio foi dominado pela Volkswagen. O Passat (72.430), que chegou ao sétimo ano seguido como vice-líder, por pouco não perdendo a posição para o Tiguan (71.437), que cresceu quase 12% e atingiu o seu recorde de vendas no país e o seu melhor posicionamento desde o seu lançamento.
O Mercedes Classe C (68.585), que avançou 2,5%, completou o seu quarto ano consecutivo como o melhor “não VW” da lista. Terceiro em 2016, o VW Polo (61.378) caiu para o quinto lugar graças a uma retração de quase 15% mesmo com a nova geração nas concessionárias. O resultado foi a forte aproximação do Audi A4 (59.469), sétimo na última lista.
O Opel Astra (56.327), que havia figurado no top 5 em 2016, perdeu fôlego no ano passado (-14%) e caiu para o oitavo lugar, atrás do Skoda Octavia (59.147), este último líder entre os estrangeiros. No top 10, nenhum outro modelo cresceu tanto quanto o Mercedes Classe E (53.444). Graças a um incremento de quase 30%, a linha intermediária da marca subiu do 22º para o 9º lugar.
Em alta superior a 40%, o BMW Série 5 (42.840) vendeu mais do que o Série 3 (38.343). Dentro do top 30, apenas duas novidades em relação ao ranking do ano anterior. O Mercedes GLC (39.397), dono da maior evolução dentre todos os cinqüenta mais vendidos (+50%), por muito pouco não entrou no top 20. Já o BMW X1 (35.016), 28º, ampliou em mais de 23% o seu número de compradores.
30º, o Fiat 500 (29.836) foi o único modelo dentro do top 30 a não ser produzido por marcas alemãs ou por associadas, como Skoda e Seat – ambas pertencentes à VW. Menção também para o Dacia Sandero (23.993), 37º: além de registrar um dos maiores avanços (+35,4%), o modelo foi o 6º nas vendas privadas no país.
POS. |
MODELO |
2017 |
2016 |
% VAR. 2017/2016 |
% MERCADO |
1 |
VW GOLF |
228.227 |
235.935 |
-3,3% |
6,6% |
2 |
VW PASSAT |
72.430 |
80.900 |
-10,5% |
2,1% |
3 |
VW TIGUAN |
71.437 |
63.979 |
11,7% |
2,1% |
4 |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
68.584 |
66.898 |
2,5% |
2,0% |
5 |
VW POLO |
61.378 |
72.017 |
-14,8% |
1,8% |
6 |
AUDI A4 |
59.469 |
61.597 |
-3,5% |
1,7% |
7 |
SKODA OCTAVIA |
59.147 |
58.683 |
0,8% |
1,7% |
8 |
OPEL ASTRA |
56.327 |
65.173 |
-13,6% |
1,6% |
9 |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
53.444 |
41.486 |
28,8% |
1,6% |
10 |
VW TOURAN |
52.182 |
52.560 |
-0,7% |
1,5% |
11 |
OPEL CORSA |
51.349 |
55.191 |
-7,0% |
1,5% |
12 |
SKODA FABIA |
49.917 |
49.947 |
-0,1% |
1,5% |
13 |
AUDI A3 |
49.820 |
57.176 |
-12,9% |
1,4% |
14 |
MINI |
46.705 |
44.010 |
6,1% |
1,4% |
15 |
BMW SÉRIE 1 |
45.699 |
46.632 |
-2,0% |
1,3% |
16 |
FORD FOCUS |
45.391 |
47.990 |
-5,4% |
1,3% |
17 |
SEAT LEON |
44.946 |
46.010 |
-2,3% |
1,3% |
18 |
BMW SÉRIE 5 |
42.840 |
30.055 |
42,5% |
1,2% |
19 |
FORD FIESTA |
41.750 |
43.887 |
-4,9% |
1,2% |
20 |
BMW SÉRIE 2 |
41.144 |
50.680 |
-18,8% |
1,2% |
21 |
MERCEDES GLC / GLK |
39.397 |
26.255 |
50,1% |
1,1% |
22 |
VW TRANSPORTER |
39.390 |
40.875 |
-3,6% |
1,1% |
23 |
AUDI A6 |
38.856 |
41.341 |
-6,0% |
1,1% |
24 |
BMW SÉRIE 3 |
38.343 |
43.986 |
-12,8% |
1,1% |
25 |
FORD KUGA |
37.962 |
34.676 |
9,5% |
1,1% |
26 |
VW UP |
36.685 |
36.592 |
0,3% |
1,1% |
27 |
OPEL MOKKA |
35.631 |
32.052 |
11,2% |
1,0% |
28 |
BMW X1 |
35.016 |
28.400 |
23,3% |
1,0% |
29 |
VW CADDY |
32.934 |
32.191 |
2,3% |
1,0% |
30 |
FIAT 500 |
29.836 |
32.677 |
-8,7% |
0,9% |
31 |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
29.257 |
34.270 |
-14,6% |
0,9% |
32 |
NISSAN QASHQAI |
26.682 |
28.496 |
-6,4% |
0,8% |
33 |
FIAT DUCATO |
26.456 |
24.323 |
8,8% |
0,8% |
34 |
MERCEDES-BENZ CLASSE B |
25.857 |
30.787 |
-16,0% |
0,8% |
35 |
SMART FORTWO |
25.818 |
25.768 |
0,2% |
0,8% |
36 |
OPEL INSIGNIA |
24.334 |
19.658 |
23,8% |
0,7% |
37 |
DACIA SANDERO |
23.993 |
17.721 |
35,4% |
0,7% |
38 |
SEAT IBIZA |
23.894 |
21.532 |
11,0% |
0,7% |
39 |
RENAULT CAPTUR |
23.700 |
21.194 |
11,8% |
0,7% |
40 |
AUDI Q5 |
23.663 |
26.727 |
-11,5% |
0,7% |
41 |
HYUNDAI TUCSON |
23.645 |
25.494 |
-7,3% |
0,7% |
42 |
RENAULT CLIO |
23.340 |
24.695 |
-5,5% |
0,7% |
43 |
AUDI Q2 |
23.147 |
2.205 |
949,8% |
0,7% |
44 |
OPEL ADAM |
22.817 |
23.261 |
-1,9% |
0,7% |
45 |
SKODA SUPERB |
22.535 |
24.145 |
-6,7% |
0,7% |
46 |
HYUNDAI I30 |
22.460 |
21.473 |
4,6% |
0,7% |
47 |
HYUNDAI I20 |
22.209 |
20.395 |
8,9% |
0,6% |
48 |
HYUNDAI I10 |
22.004 |
22.010 |
0,0% |
0,6% |
49 |
AUDI A5 |
21.671 |
20.576 |
5,3% |
0,6% |
50 |
AUDI A1 |
21.458 |
25.112 |
-14,6% |
0,6% |
POS. |
MARCA |
2017 |
2016 |
% VAR. 2017/2016 |
% MERCADO |
1 |
VW |
634.270 |
656.025 |
-3,3% |
18,4% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
326.188 |
311.286 |
4,8% |
9,5% |
3 |
AUDI |
283.196 |
289.617 |
-2,2% |
8,2% |
4 |
BMW |
261.864 |
262.083 |
-0,1% |
7,6% |
5 |
OPEL |
243.715 |
243.792 |
0,0% |
7,1% |
6 |
FORD |
246.589 |
239.766 |
2,8% |
7,2% |
7 |
SKODA |
194.230 |
186.172 |
4,3% |
5,6% |
8 |
RENAULT |
135.456 |
125.300 |
8,1% |
3,9% |
9 |
HYUNDAI |
108.518 |
107.228 |
1,2% |
3,2% |
10 |
SEAT |
108.203 |
97.585 |
10,9% |
3,1% |
11 |
FIAT |
84.324 |
77.336 |
9,0% |
2,5% |
12 |
NISSAN |
68.019 |
72.547 |
-6,2% |
2,0% |
13 |
TOYOTA |
81.086 |
71.783 |
13,0% |
2,4% |
14 |
MAZDA |
67.262 |
63.310 |
6,2% |
2,0% |
15 |
KIA |
64.068 |
60.522 |
5,9% |
1,9% |
16 |
PEUGEOT |
70.930 |
56.760 |
25,0% |
2,1% |
17 |
DACIA |
62.678 |
49.124 |
27,6% |
1,8% |
18 |
CITROËN |
52.760 |
48.726 |
8,3% |
1,5% |
19 |
MINI |
46.706 |
44.010 |
6,1% |
1,4% |
20 |
MITSUBISHI |
43.367 |
37.228 |
16,5% |
1,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
Total |
3.441.262 |
3.351.607 |
2,7% |
100,0% |
Em dezembro
Completando três meses seguidos com crescimento na casa dos dois dígitos (+27,7%), o VW Golf emplacou 16.935 unidades e garantiu uma liderança com mais de 10 mil unidades de vantagem sobre o segundo colocado, um surpreendente BMW Série 1 (6.594) – o modelo havia sido apenas o 18º no ranking de novembro.
O VW Tiguan (5.688) manteve o terceiro lugar, mas com o Passat (5.565) na cola. Destaque para o Ford Focus (4.727), que cresceu quase 23% em relação a 2016 e saltou da nona posição para o top 5, e para o Mini (4.224) em sexto.
Tradicionalmente presente entre os cinco primeiros, o Skoda Octavia (4.177) perdeu espaço (-14,5%). A menos de 60 unidades do Ford Fiesta (4.053), o Peugeot 208 (3.995) assegurou uma histórica nona colocação. Esta foi a primeira vez que o francês figurou no top 10 alemão.
Dentre os cinqüenta mais vendidos, nenhum outro cresceu tanto quanto o BMW Série 5 (3.817, +64%), 12º e muito perto do top 10. Ainda sem conquistar os resultados esperados pela VW, o novo Polo (3.750) foi o 13º. A decepção do mês ficou por conta do Classe C: sempre no pelotão de elite, o Mercedes encerrou o último mês do ano apenas em 14º, com 3.585 unidades.
As vendas de veículos novos na Alemanha em dezembro atingiram a marca de 253.950 unidades, 1% a menos do que em 2016. Com a VW (46.587) líder absoluta entre as montadoras, o destaque coube à BMW (24.821), que subiu da quinta para a segunda posição. Tradicional vice-líder, a Mercedes (18.804), em queda de quase 15%, caiu para o quarto lugar.
POS. |
MODELO |
DEZ.17 |
% MERCADO |
DEZ.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
16.935 |
6,7% |
13.266 |
27,7% |
2 |
BMW SÉRIE 1 |
6.594 |
2,6% |
5.926 |
11,3% |
3 |
VW TIGUAN |
5.688 |
2,2% |
4.990 |
14,0% |
4 |
VW PASSAT |
5.565 |
2,2% |
5.489 |
1,4% |
5 |
FORD FOCUS |
4.727 |
1,9% |
3.857 |
22,6% |
6 |
MINI |
4.224 |
1,7% |
3.676 |
14,9% |
7 |
SKODA OCTAVIA |
4.177 |
1,6% |
4.887 |
-14,5% |
8 |
FORD FIESTA |
4.053 |
1,6% |
4.461 |
-9,1% |
9 |
PEUGEOT 208 |
3.995 |
1,6% |
- |
- |
10 |
VW TOURAN |
3.873 |
1,5% |
2.961 |
30,8% |
11 |
AUDI A4 |
3.855 |
1,5% |
3.392 |
13,6% |
12 |
BMW SÉRIE 5 |
3.817 |
1,5% |
2.330 |
63,8% |
13 |
VW POLO |
3.750 |
1,5% |
5.333 |
-29,7% |
14 |
MERCEDES CLASSE C |
3.585 |
1,4% |
4.502 |
-20,4% |
15 |
FORD KUGA |
3.543 |
1,4% |
2.440 |
45,2% |
16 |
OPEL ASTRA |
3.512 |
1,4% |
5.374 |
-34,6% |
17 |
SKODA FABIA |
3.394 |
1,3% |
4.078 |
-16,8% |
18 |
OPEL CORSA |
3.364 |
1,3% |
4.086 |
-17,7% |
19 |
BMW SÉRIE 2 |
3.349 |
1,3% |
3.498 |
-4,3% |
20 |
BMW SÉRIE 3 |
3.255 |
1,3% |
3.256 |
0,0% |
21 |
BMW X1 |
3.167 |
1,2% |
2.888 |
9,7% |
22 |
MERCEDES CLASSE E |
3.119 |
1,2% |
2.931 |
6,4% |
23 |
VW TRANSPORTER |
3.040 |
1,2% |
2.808 |
8,3% |
24 |
SEAT LEON |
2.967 |
1,2% |
2.974 |
-0,2% |
25 |
SMART FORTWO |
2.853 |
1,1% |
2.320 |
23,0% |
26 |
AUDI A3 |
2.709 |
1,1% |
2.741 |
-1,2% |
27 |
RENAULT CLIO |
2.562 |
1,0% |
2.600 |
-1,5% |
28 |
MERCEDES GLK / GLC |
2.545 |
1,0% |
1.990 |
27,9% |
29 |
VW CADDY |
2.531 |
1,0% |
2.565 |
-1,3% |
30 |
VW UP |
2.471 |
1,0% |
2.466 |
0,2% |
31 |
RENAULT CAPTUR |
2.344 |
0,9% |
2.181 |
7,5% |
32 |
AUDI A6 |
2.243 |
0,9% |
2.459 |
-8,8% |
33 |
OPEL MOKKA |
2.189 |
0,9% |
3.017 |
-27,4% |
34 |
SEAT IBIZA |
2.108 |
0,8% |
1.839 |
14,6% |
35 |
HYUNDAI TUCSON |
2.042 |
0,8% |
1.834 |
11,3% |
36 |
OPEL INSIGNIA |
2.041 |
0,8% |
- |
- |
37 |
MERCEDES CLASSE V |
2.015 |
0,8% |
- |
- |
38 |
AUDI A1 |
1.995 |
0,8% |
1.706 |
16,9% |
39 |
NISSAN QASHQAI |
1.886 |
0,7% |
2.229 |
-15,4% |
40 |
AUDI Q2 |
1.733 |
0,7% |
- |
- |
41 |
HYUNDAI I30 |
1.712 |
0,7% |
1.734 |
-1,3% |
42 |
RENAULT MEGANE |
1.702 |
0,7% |
2.778 |
-38,7% |
43 |
SKODA KODIAQ |
1.701 |
0,7% |
- |
- |
44 |
FIAT 500 |
1.697 |
0,7% |
2.202 |
-22,9% |
45 |
OPEL CROSSLAND X |
1.684 |
0,7% |
- |
- |
46 |
RENAULT TWINGO |
1.642 |
0,6% |
2.149 |
-23,6% |
47 |
DACIA DUSTER |
1.631 |
0,6% |
- |
- |
48 |
AUDI Q5 |
1.626 |
0,6% |
2.122 |
-23,4% |
49 |
DACIA SANDERO |
1.611 |
0,6% |
- |
- |
50 |
OPEL ADAM |
1.595 |
0,6% |
1.952 |
-18,3% |
POS. |
MARCA |
DEZ.17 |
% MERCADO |
DEZ.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
46.587 |
18,3% |
42.761 |
8,9% |
2 |
BMW |
24.821 |
9,8% |
22.585 |
9,9% |
3 |
FORD |
20.132 |
7,9% |
18.731 |
7,5% |
4 |
MERCEDES-BENZ |
18.804 |
7,4% |
22.037 |
-14,7% |
5 |
AUDI |
17.638 |
6,9% |
18.158 |
-2,9% |
6 |
OPEL |
17.149 |
6,8% |
19.148 |
-10,4% |
7 |
SKODA |
14.011 |
5,5% |
15.428 |
-9,2% |
8 |
RENAULT |
12.304 |
4,8% |
14.223 |
-13,5% |
9 |
HYUNDAI |
7.939 |
3,1% |
8.339 |
-4,8% |
10 |
SEAT |
7.924 |
3,1% |
8.184 |
-3,2% |
11 |
PEUGEOT |
7.832 |
3,1% |
4.003 |
95,7% |
12 |
TOYOTA |
5.596 |
2,2% |
7.044 |
-20,6% |
13 |
MAZDA |
4.988 |
2,0% |
4.613 |
8,1% |
14 |
DACIA |
4.897 |
1,9% |
4.534 |
8,0% |
15 |
VOLVO |
4.542 |
1,8% |
5.195 |
-12,6% |
16 |
KIA |
4.526 |
1,8% |
4.722 |
-4,2% |
17 |
NISSAN |
4.225 |
1,7% |
4.894 |
-13,7% |
18 |
MINI |
4.224 |
1,7% |
3.676 |
14,9% |
19 |
FIAT |
3.714 |
1,5% |
4.998 |
-25,7% |
20 |
SMART |
3.654 |
1,4% |
3.650 |
0,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
253.950 |
... |
256.533 |
-1,0% |
|
ACUMULADO |
3.441.262 |
... |
3.351.607 |
2,7% |
Fontes: KBA / Best-Selling-Cars / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?