Mais vendidos na Alemanha em 2017 – Golf lidera pelo 37º ano e pódio é 100% VW
Mesmo com queda da participação, marca celebra liderança em sua casa
A Alemanha comemorou em 2017 o melhor ano de vendas de veículos novos desde 2009. Foram comercializadas no maior mercado europeu 3.441.262 unidades, um crescimento de 2,7% em relação a 2016.
Na disputa por montadoras, a VW (634.270) manteve uma confortável liderança, mesmo vendendo aproximadamente 22 mil unidades a menos do que no ano anterior. Dentre as cinco primeiras apenas a vice-líder, Mercedes-Benz (326.188), registrou crescimento (+4,8%), ampliando para mais de 40 mil unidades a vantagem sobre a Audi (283.196). No top 20, Peugeot (70.930) e Dacia (62.678) foram as únicas a crescerem mais de 20%.
Com vendas superiores à soma dos três modelos mais próximos, o VW Golf (228.227), mesmo perdendo 3,3% de seus compradores no período, completou impressionantes 37 anos na liderança - o Mercedes W123, em 1980, foi o último modelo diferente a liderar a disputa. Vale ressaltar que, antes disso, o Golf já vinha se mantendo à frente desde 1975, o que totaliza 42 anos em 1º.
O pódio foi dominado pela Volkswagen. O Passat (72.430), que chegou ao sétimo ano seguido como vice-líder, por pouco não perdendo a posição para o Tiguan (71.437), que cresceu quase 12% e atingiu o seu recorde de vendas no país e o seu melhor posicionamento desde o seu lançamento.
O Mercedes Classe C (68.585), que avançou 2,5%, completou o seu quarto ano consecutivo como o melhor “não VW” da lista. Terceiro em 2016, o VW Polo (61.378) caiu para o quinto lugar graças a uma retração de quase 15% mesmo com a nova geração nas concessionárias. O resultado foi a forte aproximação do Audi A4 (59.469), sétimo na última lista.
O Opel Astra (56.327), que havia figurado no top 5 em 2016, perdeu fôlego no ano passado (-14%) e caiu para o oitavo lugar, atrás do Skoda Octavia (59.147), este último líder entre os estrangeiros. No top 10, nenhum outro modelo cresceu tanto quanto o Mercedes Classe E (53.444). Graças a um incremento de quase 30%, a linha intermediária da marca subiu do 22º para o 9º lugar.
Em alta superior a 40%, o BMW Série 5 (42.840) vendeu mais do que o Série 3 (38.343). Dentro do top 30, apenas duas novidades em relação ao ranking do ano anterior. O Mercedes GLC (39.397), dono da maior evolução dentre todos os cinqüenta mais vendidos (+50%), por muito pouco não entrou no top 20. Já o BMW X1 (35.016), 28º, ampliou em mais de 23% o seu número de compradores.
30º, o Fiat 500 (29.836) foi o único modelo dentro do top 30 a não ser produzido por marcas alemãs ou por associadas, como Skoda e Seat – ambas pertencentes à VW. Menção também para o Dacia Sandero (23.993), 37º: além de registrar um dos maiores avanços (+35,4%), o modelo foi o 6º nas vendas privadas no país.
POS. |
MODELO |
2017 |
2016 |
% VAR. 2017/2016 |
% MERCADO |
1 |
VW GOLF |
228.227 |
235.935 |
-3,3% |
6,6% |
2 |
VW PASSAT |
72.430 |
80.900 |
-10,5% |
2,1% |
3 |
VW TIGUAN |
71.437 |
63.979 |
11,7% |
2,1% |
4 |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
68.584 |
66.898 |
2,5% |
2,0% |
5 |
VW POLO |
61.378 |
72.017 |
-14,8% |
1,8% |
6 |
AUDI A4 |
59.469 |
61.597 |
-3,5% |
1,7% |
7 |
SKODA OCTAVIA |
59.147 |
58.683 |
0,8% |
1,7% |
8 |
OPEL ASTRA |
56.327 |
65.173 |
-13,6% |
1,6% |
9 |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
53.444 |
41.486 |
28,8% |
1,6% |
10 |
VW TOURAN |
52.182 |
52.560 |
-0,7% |
1,5% |
11 |
OPEL CORSA |
51.349 |
55.191 |
-7,0% |
1,5% |
12 |
SKODA FABIA |
49.917 |
49.947 |
-0,1% |
1,5% |
13 |
AUDI A3 |
49.820 |
57.176 |
-12,9% |
1,4% |
14 |
MINI |
46.705 |
44.010 |
6,1% |
1,4% |
15 |
BMW SÉRIE 1 |
45.699 |
46.632 |
-2,0% |
1,3% |
16 |
FORD FOCUS |
45.391 |
47.990 |
-5,4% |
1,3% |
17 |
SEAT LEON |
44.946 |
46.010 |
-2,3% |
1,3% |
18 |
BMW SÉRIE 5 |
42.840 |
30.055 |
42,5% |
1,2% |
19 |
FORD FIESTA |
41.750 |
43.887 |
-4,9% |
1,2% |
20 |
BMW SÉRIE 2 |
41.144 |
50.680 |
-18,8% |
1,2% |
21 |
MERCEDES GLC / GLK |
39.397 |
26.255 |
50,1% |
1,1% |
22 |
VW TRANSPORTER |
39.390 |
40.875 |
-3,6% |
1,1% |
23 |
AUDI A6 |
38.856 |
41.341 |
-6,0% |
1,1% |
24 |
BMW SÉRIE 3 |
38.343 |
43.986 |
-12,8% |
1,1% |
25 |
FORD KUGA |
37.962 |
34.676 |
9,5% |
1,1% |
26 |
VW UP |
36.685 |
36.592 |
0,3% |
1,1% |
27 |
OPEL MOKKA |
35.631 |
32.052 |
11,2% |
1,0% |
28 |
BMW X1 |
35.016 |
28.400 |
23,3% |
1,0% |
29 |
VW CADDY |
32.934 |
32.191 |
2,3% |
1,0% |
30 |
FIAT 500 |
29.836 |
32.677 |
-8,7% |
0,9% |
31 |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
29.257 |
34.270 |
-14,6% |
0,9% |
32 |
NISSAN QASHQAI |
26.682 |
28.496 |
-6,4% |
0,8% |
33 |
FIAT DUCATO |
26.456 |
24.323 |
8,8% |
0,8% |
34 |
MERCEDES-BENZ CLASSE B |
25.857 |
30.787 |
-16,0% |
0,8% |
35 |
SMART FORTWO |
25.818 |
25.768 |
0,2% |
0,8% |
36 |
OPEL INSIGNIA |
24.334 |
19.658 |
23,8% |
0,7% |
37 |
DACIA SANDERO |
23.993 |
17.721 |
35,4% |
0,7% |
38 |
SEAT IBIZA |
23.894 |
21.532 |
11,0% |
0,7% |
39 |
RENAULT CAPTUR |
23.700 |
21.194 |
11,8% |
0,7% |
40 |
AUDI Q5 |
23.663 |
26.727 |
-11,5% |
0,7% |
41 |
HYUNDAI TUCSON |
23.645 |
25.494 |
-7,3% |
0,7% |
42 |
RENAULT CLIO |
23.340 |
24.695 |
-5,5% |
0,7% |
43 |
AUDI Q2 |
23.147 |
2.205 |
949,8% |
0,7% |
44 |
OPEL ADAM |
22.817 |
23.261 |
-1,9% |
0,7% |
45 |
SKODA SUPERB |
22.535 |
24.145 |
-6,7% |
0,7% |
46 |
HYUNDAI I30 |
22.460 |
21.473 |
4,6% |
0,7% |
47 |
HYUNDAI I20 |
22.209 |
20.395 |
8,9% |
0,6% |
48 |
HYUNDAI I10 |
22.004 |
22.010 |
0,0% |
0,6% |
49 |
AUDI A5 |
21.671 |
20.576 |
5,3% |
0,6% |
50 |
AUDI A1 |
21.458 |
25.112 |
-14,6% |
0,6% |
POS. |
MARCA |
2017 |
2016 |
% VAR. 2017/2016 |
% MERCADO |
1 |
VW |
634.270 |
656.025 |
-3,3% |
18,4% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
326.188 |
311.286 |
4,8% |
9,5% |
3 |
AUDI |
283.196 |
289.617 |
-2,2% |
8,2% |
4 |
BMW |
261.864 |
262.083 |
-0,1% |
7,6% |
5 |
OPEL |
243.715 |
243.792 |
0,0% |
7,1% |
6 |
FORD |
246.589 |
239.766 |
2,8% |
7,2% |
7 |
SKODA |
194.230 |
186.172 |
4,3% |
5,6% |
8 |
RENAULT |
135.456 |
125.300 |
8,1% |
3,9% |
9 |
HYUNDAI |
108.518 |
107.228 |
1,2% |
3,2% |
10 |
SEAT |
108.203 |
97.585 |
10,9% |
3,1% |
11 |
FIAT |
84.324 |
77.336 |
9,0% |
2,5% |
12 |
NISSAN |
68.019 |
72.547 |
-6,2% |
2,0% |
13 |
TOYOTA |
81.086 |
71.783 |
13,0% |
2,4% |
14 |
MAZDA |
67.262 |
63.310 |
6,2% |
2,0% |
15 |
KIA |
64.068 |
60.522 |
5,9% |
1,9% |
16 |
PEUGEOT |
70.930 |
56.760 |
25,0% |
2,1% |
17 |
DACIA |
62.678 |
49.124 |
27,6% |
1,8% |
18 |
CITROËN |
52.760 |
48.726 |
8,3% |
1,5% |
19 |
MINI |
46.706 |
44.010 |
6,1% |
1,4% |
20 |
MITSUBISHI |
43.367 |
37.228 |
16,5% |
1,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
Total |
3.441.262 |
3.351.607 |
2,7% |
100,0% |
Em dezembro
Completando três meses seguidos com crescimento na casa dos dois dígitos (+27,7%), o VW Golf emplacou 16.935 unidades e garantiu uma liderança com mais de 10 mil unidades de vantagem sobre o segundo colocado, um surpreendente BMW Série 1 (6.594) – o modelo havia sido apenas o 18º no ranking de novembro.
O VW Tiguan (5.688) manteve o terceiro lugar, mas com o Passat (5.565) na cola. Destaque para o Ford Focus (4.727), que cresceu quase 23% em relação a 2016 e saltou da nona posição para o top 5, e para o Mini (4.224) em sexto.
Tradicionalmente presente entre os cinco primeiros, o Skoda Octavia (4.177) perdeu espaço (-14,5%). A menos de 60 unidades do Ford Fiesta (4.053), o Peugeot 208 (3.995) assegurou uma histórica nona colocação. Esta foi a primeira vez que o francês figurou no top 10 alemão.
Dentre os cinqüenta mais vendidos, nenhum outro cresceu tanto quanto o BMW Série 5 (3.817, +64%), 12º e muito perto do top 10. Ainda sem conquistar os resultados esperados pela VW, o novo Polo (3.750) foi o 13º. A decepção do mês ficou por conta do Classe C: sempre no pelotão de elite, o Mercedes encerrou o último mês do ano apenas em 14º, com 3.585 unidades.
As vendas de veículos novos na Alemanha em dezembro atingiram a marca de 253.950 unidades, 1% a menos do que em 2016. Com a VW (46.587) líder absoluta entre as montadoras, o destaque coube à BMW (24.821), que subiu da quinta para a segunda posição. Tradicional vice-líder, a Mercedes (18.804), em queda de quase 15%, caiu para o quarto lugar.
POS. |
MODELO |
DEZ.17 |
% MERCADO |
DEZ.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
16.935 |
6,7% |
13.266 |
27,7% |
2 |
BMW SÉRIE 1 |
6.594 |
2,6% |
5.926 |
11,3% |
3 |
VW TIGUAN |
5.688 |
2,2% |
4.990 |
14,0% |
4 |
VW PASSAT |
5.565 |
2,2% |
5.489 |
1,4% |
5 |
FORD FOCUS |
4.727 |
1,9% |
3.857 |
22,6% |
6 |
MINI |
4.224 |
1,7% |
3.676 |
14,9% |
7 |
SKODA OCTAVIA |
4.177 |
1,6% |
4.887 |
-14,5% |
8 |
FORD FIESTA |
4.053 |
1,6% |
4.461 |
-9,1% |
9 |
PEUGEOT 208 |
3.995 |
1,6% |
- |
- |
10 |
VW TOURAN |
3.873 |
1,5% |
2.961 |
30,8% |
11 |
AUDI A4 |
3.855 |
1,5% |
3.392 |
13,6% |
12 |
BMW SÉRIE 5 |
3.817 |
1,5% |
2.330 |
63,8% |
13 |
VW POLO |
3.750 |
1,5% |
5.333 |
-29,7% |
14 |
MERCEDES CLASSE C |
3.585 |
1,4% |
4.502 |
-20,4% |
15 |
FORD KUGA |
3.543 |
1,4% |
2.440 |
45,2% |
16 |
OPEL ASTRA |
3.512 |
1,4% |
5.374 |
-34,6% |
17 |
SKODA FABIA |
3.394 |
1,3% |
4.078 |
-16,8% |
18 |
OPEL CORSA |
3.364 |
1,3% |
4.086 |
-17,7% |
19 |
BMW SÉRIE 2 |
3.349 |
1,3% |
3.498 |
-4,3% |
20 |
BMW SÉRIE 3 |
3.255 |
1,3% |
3.256 |
0,0% |
21 |
BMW X1 |
3.167 |
1,2% |
2.888 |
9,7% |
22 |
MERCEDES CLASSE E |
3.119 |
1,2% |
2.931 |
6,4% |
23 |
VW TRANSPORTER |
3.040 |
1,2% |
2.808 |
8,3% |
24 |
SEAT LEON |
2.967 |
1,2% |
2.974 |
-0,2% |
25 |
SMART FORTWO |
2.853 |
1,1% |
2.320 |
23,0% |
26 |
AUDI A3 |
2.709 |
1,1% |
2.741 |
-1,2% |
27 |
RENAULT CLIO |
2.562 |
1,0% |
2.600 |
-1,5% |
28 |
MERCEDES GLK / GLC |
2.545 |
1,0% |
1.990 |
27,9% |
29 |
VW CADDY |
2.531 |
1,0% |
2.565 |
-1,3% |
30 |
VW UP |
2.471 |
1,0% |
2.466 |
0,2% |
31 |
RENAULT CAPTUR |
2.344 |
0,9% |
2.181 |
7,5% |
32 |
AUDI A6 |
2.243 |
0,9% |
2.459 |
-8,8% |
33 |
OPEL MOKKA |
2.189 |
0,9% |
3.017 |
-27,4% |
34 |
SEAT IBIZA |
2.108 |
0,8% |
1.839 |
14,6% |
35 |
HYUNDAI TUCSON |
2.042 |
0,8% |
1.834 |
11,3% |
36 |
OPEL INSIGNIA |
2.041 |
0,8% |
- |
- |
37 |
MERCEDES CLASSE V |
2.015 |
0,8% |
- |
- |
38 |
AUDI A1 |
1.995 |
0,8% |
1.706 |
16,9% |
39 |
NISSAN QASHQAI |
1.886 |
0,7% |
2.229 |
-15,4% |
40 |
AUDI Q2 |
1.733 |
0,7% |
- |
- |
41 |
HYUNDAI I30 |
1.712 |
0,7% |
1.734 |
-1,3% |
42 |
RENAULT MEGANE |
1.702 |
0,7% |
2.778 |
-38,7% |
43 |
SKODA KODIAQ |
1.701 |
0,7% |
- |
- |
44 |
FIAT 500 |
1.697 |
0,7% |
2.202 |
-22,9% |
45 |
OPEL CROSSLAND X |
1.684 |
0,7% |
- |
- |
46 |
RENAULT TWINGO |
1.642 |
0,6% |
2.149 |
-23,6% |
47 |
DACIA DUSTER |
1.631 |
0,6% |
- |
- |
48 |
AUDI Q5 |
1.626 |
0,6% |
2.122 |
-23,4% |
49 |
DACIA SANDERO |
1.611 |
0,6% |
- |
- |
50 |
OPEL ADAM |
1.595 |
0,6% |
1.952 |
-18,3% |
POS. |
MARCA |
DEZ.17 |
% MERCADO |
DEZ.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
46.587 |
18,3% |
42.761 |
8,9% |
2 |
BMW |
24.821 |
9,8% |
22.585 |
9,9% |
3 |
FORD |
20.132 |
7,9% |
18.731 |
7,5% |
4 |
MERCEDES-BENZ |
18.804 |
7,4% |
22.037 |
-14,7% |
5 |
AUDI |
17.638 |
6,9% |
18.158 |
-2,9% |
6 |
OPEL |
17.149 |
6,8% |
19.148 |
-10,4% |
7 |
SKODA |
14.011 |
5,5% |
15.428 |
-9,2% |
8 |
RENAULT |
12.304 |
4,8% |
14.223 |
-13,5% |
9 |
HYUNDAI |
7.939 |
3,1% |
8.339 |
-4,8% |
10 |
SEAT |
7.924 |
3,1% |
8.184 |
-3,2% |
11 |
PEUGEOT |
7.832 |
3,1% |
4.003 |
95,7% |
12 |
TOYOTA |
5.596 |
2,2% |
7.044 |
-20,6% |
13 |
MAZDA |
4.988 |
2,0% |
4.613 |
8,1% |
14 |
DACIA |
4.897 |
1,9% |
4.534 |
8,0% |
15 |
VOLVO |
4.542 |
1,8% |
5.195 |
-12,6% |
16 |
KIA |
4.526 |
1,8% |
4.722 |
-4,2% |
17 |
NISSAN |
4.225 |
1,7% |
4.894 |
-13,7% |
18 |
MINI |
4.224 |
1,7% |
3.676 |
14,9% |
19 |
FIAT |
3.714 |
1,5% |
4.998 |
-25,7% |
20 |
SMART |
3.654 |
1,4% |
3.650 |
0,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
253.950 |
... |
256.533 |
-1,0% |
|
ACUMULADO |
3.441.262 |
... |
3.351.607 |
2,7% |
Fontes: KBA / Best-Selling-Cars / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena