Audi é acusada de fraudar emissões novamente
Autoridade alemã descobriu mais um equipamento nos carros diesel da Audi que engana testes de emissões
Bem quando tudo parecia normal, as autoridades alemãs confirmam os rumores de que encontraram mais um equipamento que engana testes de emissões de poluentes nos carros a diesel da Audi compatíveis com as normas de emissões Euro-6.
As primeiras informações dizem que o esquema de fraude foi encontrado no motor 3.0 V6 TDI do Grupo Volkswagen, usado em grande escala na linha da Audi e que, recentemente, passou a equipar também a picape Amarok.
Um recall já foi anunciado na Alemanha, de 77.600 apenas no país e 127 mil carros em todo o mundo.
A KBA, agência federal de transportes da Alemanha, ameaçou retirar a aprovação para o novo sedã A8, mas o recall afeta uma quantidade ainda maior de carros, incluindo A4, A5, A6, A7 e A8, assim como os SUVs Q5 e Q7.
Especialistas da KBA investigaram os sistemas de gerenciamento de motor dos carros da Audi e descobriram que eles desligam as medidas de redução de emissões quando os veículos estão nas ruas, ativando novamente durante um teste de emissão. No último mês, a Audi dissolveu seu grupo interno responsável por investigar o escândalo do Dieselgate, decidindo que o assunto estava encerrado.
A revelação gerou muita discussão, com críticas duras vindas de pessoas que querem processar a marca. Gareth Pope, do escritório Slater and Gordon, é o responsável pela ação de 45 mil donos de carros da Audi, Seat, Skoda e Volkswagen no Reino Unido. "É óbvio que os escândalos de emissão de poluentes que domina a industria automotiva pode ser ainda maior do que muitos clientes pesam e a Volkswagen admite. Até agora, mais de 1,2 milhões de proprietários podem juntar-se a nossos 45 mil clientes que já entraram com um processo contra a Volkswagen por instalar tais equipamentos em seus carros. Mas agora, com este recall, que afeta outro tipo de motor além dos que já conhecemos, aumenta a possibilidade de que, mesmo depois do Dieselgate, as fabricantes continuam a enganar os clientes ao instalar programas ilegais que fraudam os testes de emissões.", disse Pope.
Fotos: Divulgação
Galeria: Audi - Motor 3.0 V6 TDI
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Dia Nacional do Fusca: a história do 20 de janeiro, uma data aleatoria
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
VW Tera 2025 é flagrado e pode chegar antes do Toyota Yaris Cross
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volkswagen Amarok blindada e certificada de fábrica já é vendida no Brasil