Em seu quarto ano consecutivo de crescimento, as vendas de veículos novos na França atingiram a marca de 2.110.751 unidades, número mais expressivo desde 2011. Com as grandes marcas locais – Renault (416.578), Peugeot (366.872) e Citroën (201.374) – respondendo por quase metade das vendas, o destaque negativo coube à VW (139.360), única do top 10 a perder espaço (-2,6%).
Líder pelo sétimo ano consecutivo, o Renault Clio cresceu quase 5% no período e foi novamente o único modelo a superar as 100 mil unidades (117.541). Já o Peugeot 208 (97.663), segundo colocado desde 2013, vendeu um pouco menos do que no ano anterior.
O grande destaque do ano, no entanto, foi um modelo que chegou ao Brasil há poucos meses. Praticamente triplicando as vendas de 2017, o Peugeot 3008 (74.297) saltou da 17ª posição para o pódio e assumiu a liderança entre os SUVs/crossovers – o Renault Captur (68.773), quarto, recuou quase 3% e por pouco não foi superado pelo Peugeot 2008 (67.979).
Graças à nova geração, o Citroën C3 (67.276) avançou quase 30% e se aproximou bastante do top 5. Terceiro em 2016, o Peugeot 308 (66.163) foi quem mais perdeu espaço entre os líderes (-12,4%) e caiu para o sétimo lugar. O Dacia Sandero (61.481), embora caindo da sexta para a oitava posição, registrou aumento de vendas (+9,4%), além de ter sido o preferido considerando apenas as vendas no varejo por lá.
Com o VW Polo (32.985), novamente o melhor estrangeiro da lista, apenas em 12º, o mercado francês teve os onze primeiros colocados produzidos por marcas locais ou associadas - caso dos Dacia Sandero e Duster (37.042) - pela primeira vez desde 1980.
Além do 3008, quem também foi muito bem foi o Peugeot 5008, sua variante de sete lugares, que fechou o ano com 18.972 unidades, quase 63% de crescimento. Estreante em 2017, o Toyota CH-R (16.357) marcou presença entre os trinta primeiros. Destaque também para a presença do elétrico Renault Zoe (15.245) em 30º.
POS. |
MODELO |
2017 |
2016 |
% VAR. 2017/2016 |
% MERCADO |
1 |
RENAULT CLIO IV |
117.541 |
112.152 |
4,81% |
5,6% |
2 |
PEUGEOT 208 |
97.663 |
97.830 |
-0,17% |
4,6% |
3 |
PEUGEOT 3008 |
74.297 |
24.869 |
198,75% |
3,5% |
4 |
RENAULT CAPTUR |
68.773 |
70.769 |
-2,82% |
3,3% |
5 |
PEUGEOT 2008 |
67.979 |
65.986 |
3,02% |
3,2% |
6 |
CITROËN C3 II |
67.276 |
51.843 |
29,77% |
3,2% |
7 |
PEUGEOT 308 II |
66.163 |
75.509 |
-12,38% |
3,1% |
8 |
DACIA SANDERO |
61.481 |
56.199 |
9,40% |
2,9% |
9 |
RENAULT MÉGANE IV |
51.536 |
45.776 |
12,58% |
2,4% |
10 |
RENAULT TWINGO III |
39.022 |
40.793 |
-4,34% |
1,8% |
11 |
DACIA DUSTER |
37.042 |
36.428 |
1,69% |
1,8% |
12 |
VW POLO |
32.985 |
40.155 |
-17,86% |
1,6% |
13 |
RENAULT KADJAR |
31.522 |
38.148 |
-17,37% |
1,5% |
14 |
TOYOTA YARIS |
31.415 |
30.967 |
1,45% |
1,5% |
15 |
VW GOLF |
30.544 |
32.976 |
-7,38% |
1,4% |
16 |
NISSAN QASHQAI |
26.570 |
24.520 |
8,36% |
1,3% |
17 |
RENAULT SCÉNIC III |
26.537 |
28.173 |
-5,81% |
1,3% |
18 |
CITROËN C4 PICASSO II |
25.917 |
40.880 |
-36,60% |
1,2% |
19 |
VW TIGUAN |
25.286 |
14.281 |
77,06% |
1,2% |
20 |
OPEL CORSA |
22.951 |
20.377 |
12,63% |
1,1% |
21 |
RENAULT GRAND SCÉNIC |
20.472 |
- |
- |
1,0% |
22 |
FIAT 500 |
20.409 |
20.203 |
1,02% |
1,0% |
23 |
CITROËN C4 II |
19.220 |
23.599 |
-18,56% |
0,9% |
24 |
PEUGEOT 5008 |
18.972 |
11.643 |
62,95% |
0,9% |
25 |
OPEL MOKKA |
17.292 |
17.479 |
-1,07% |
0,8% |
26 |
MINI |
17.253 |
17.068 |
1,08% |
0,8% |
27 |
PEUGEOT 108 |
17.060 |
15.174 |
12,43% |
0,8% |
28 |
CITROËN C4 CACTUS |
17.054 |
20.372 |
-16,29% |
0,8% |
29 |
TOYOTA C-HR |
16.357 |
- |
- |
0,8% |
30 |
RENAULT ZOE |
15.245 |
11.404 |
33,68% |
0,7% |
POS. |
MARCA |
2017 |
2016 |
% VAR. 2017/2016 |
% MERCADO |
1 |
RENAULT |
416.578 |
407.930 |
2,1% |
19,7% |
2 |
PEUGEOT |
366.872 |
335.881 |
9,2% |
17,4% |
3 |
CITROËN |
201.374 |
195.012 |
3,3% |
9,5% |
4 |
VOLKSWAGEN |
139.360 |
143.106 |
-2,6% |
6,6% |
5 |
DACIA |
117.865 |
110.529 |
6,6% |
5,6% |
6 |
TOYOTA |
88.662 |
77.696 |
14,1% |
4,2% |
7 |
FORD |
84.382 |
79.173 |
6,6% |
4,0% |
8 |
NISSAN |
71.492 |
69.072 |
3,5% |
3,4% |
9 |
FIAT |
68.196 |
62.545 |
9,0% |
3,2% |
10 |
MERCEDES-BENZ |
68.007 |
62.069 |
9,6% |
3,2% |
11 |
AUDI |
65.690 |
64.660 |
1,6% |
3,1% |
12 |
BMW |
61.309 |
60.522 |
1,3% |
2,9% |
13 |
OPEL* |
72.564 |
68.281 |
6,3% |
3,4% |
14 |
KIA |
37.235 |
33.684 |
10,5% |
1,8% |
15 |
HYUNDAI |
29.570 |
28.043 |
5,4% |
1,4% |
16 |
SKODA |
26.799 |
23.621 |
13,5% |
1,3% |
17 |
MINI |
26.431 |
25.176 |
5,0% |
1,3% |
18 |
SEAT |
24.715 |
21.648 |
14,2% |
1,2% |
19 |
DS |
21.323 |
28.081 |
-24,1% |
1,0% |
20 |
VOLVO |
16.219 |
15.604 |
3,9% |
0,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
Total |
2.110.751 |
2.015.177 |
4,7% |
100,0% |
* Observação: Já sob domínio do grupo PSA.
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas