Sem a presença do Toyota Etios Sedan, realocado para o segmento de sedãs de entrada em função de suas características e de seus reais concorrentes, o Cobalt foi dominante entre os sedãs compactos em 2017. Com 22.949 emplacamentos, 2,2% acima do total de 2016, o modelo da Chevrolet atingiu 56,9% de participação.
O Honda City, com reestilização assegurada para este ano, conquistou a preferência de quase 16 mil consumidores (15.974) e manteve o segundo lugar. Daí em diante houve um abismo de diferença em relação aos demais, todos eles com números inferiores aos de 2016: o Lifan LF530, terceiro, emplacou apenas 626 unidades.
Presente no pódio no ano anterior, o Ford Fiesta Sedan passou alguns meses do ano sem comercialização oficial pela marca e despencou quase 75%. Encerrou 2017 com apenas 411 emplacamentos, média mensal pouco superior a 34 unidades.
Com produção nacional, o Chery Celer Sedan foi o quinto colocado – com exíguas 207 unidades. Ainda assim, ficou em situação menos melancólica do que a do JAC J3 Turin (190), modelo que já chegou a emplacar mais de 13 mil unidades entre 2011 e 2012, seus primeiros anos de comercialização no país. Mesmo aposentado, o lanterna VW Polo Sedan ainda emplacou duas unidades.
Sedãs Compactos |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
% TOTAL 2017 |
TOTAL 2016 |
% TOTAL 2016 |
% VARIAÇÃO 17/16 |
POS. 2016 |
1º |
CHEVROLET COBALT |
22949 |
56,86% |
22466 |
54,40% |
2,15% |
1º |
2º |
HONDA CITY |
15974 |
39,58% |
15422 |
37,34% |
3,58% |
2º |
3º |
LIFAN LF530 |
626 |
1,55% |
817 |
1,98% |
-23,38% |
4º |
4º |
FORD NEW FIESTA SEDAN |
411 |
1,02% |
1637 |
3,96% |
-74,89% |
3º |
5º |
CHERY CELER SEDAN |
207 |
0,51% |
508 |
1,23% |
-59,25% |
5º |
6º |
JAC J3 TURIN |
190 |
0,47% |
444 |
1,08% |
-57,21% |
6º |
7º |
VW POLO SEDAN |
2 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
7º |
|
|
40359 |
100,00% |
41297 |
100,00% |
-2,27% |
|
No encerramento de 2017, o Chevrolet Cobalt (2.046), além de crescer quase 10% em relação a 2016, atingiu mais de 60% de participação de mercado. Adversário mais próximo, o Honda City (1.118), em baixa de quase 17%, vendeu praticamente a metade.
Fechando o pódio, o Ford Fiesta Sedan (121) teve o seu melhor desempenho no ano. Não que isso seja motivo para comemorar, já que entre janeiro e outubro o mexicano havia emplacado apenas 176 unidades. Os demais modelos, somados, não atingiram sequer 50 emplacamentos – o Lifan LF530 foi o melhor deles, com 37 unidades.
Sedãs Compactos |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/17 |
NOV/17 |
DEZ/16 |
% DEZ 17 |
% NOV 17 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
CHEVROLET COBALT |
2046 |
2161 |
1868 |
61,37% |
61,53% |
-5,32% |
9,53% |
2º |
HONDA CITY |
1118 |
1197 |
1340 |
33,53% |
34,08% |
-6,60% |
-16,57% |
3º |
FORD NEW FIESTA SEDAN |
121 |
114 |
40 |
3,63% |
3,25% |
6,14% |
202,50% |
4º |
LIFAN LF530 |
37 |
18 |
98 |
1,11% |
0,51% |
105,56% |
-62,24% |
5º |
CHERY CELER SEDAN |
11 |
21 |
18 |
0,33% |
0,60% |
-47,62% |
-38,89% |
6º |
JAC J3 TURIN |
1 |
1 |
74 |
0,03% |
0,03% |
0,00% |
-98,65% |
|
|
3334 |
3512 |
3438 |
100,00% |
100,00% |
-5,07% |
-3,03% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro