SUVs compactos mais vendidos em 2017 – HR-V lidera pelo 3º ano, mas Creta ameaça
Renegade perde fôlego com o fogo amigo do Compass
As vendas de SUVs /crossovers compactos cresceram acima de 37% em 2017, a ponto de o segmento se tornar o segundo mais importante do mercado brasileiro (só perde para os hatches de entrada). No acumulado, o Honda HR-V chegou ao terceiro ano consecutivo como o preferido dos brasileiros.
Com 47.775 emplacamentos, no entanto, o Honda recuou mais de 14% e perdeu quase 8 mil compradores no período. Mais do que isso, viu a chegada de um forte concorrente na briga pela ponta em 2018: em seu primeiro ano, o Hyundai Creta superou as expectativas da marca sul-coreana e registrou 41.625 unidades.
Vice-líder em 2016, o Jeep Renegade (38.334) sentiu a concorrência interna do Compass e perdeu fôlego – foram aproximadamente 13 mil unidades a menos nos últimos 12 meses –, caindo para terceiro. Além disso, já começa a enxergar no Nissan Kicks (33.464) aquele que será mais provavelmente o seu grande adversário pelo pódio ao longo do ano.
Reestilizado no ano passado, o Ford Ecosport (31.195), embora tenha caído da terceira para a quinta posição, aumentou suas vendas em 11%. Para o Duster a situação foi diferente: com nova geração prevista para chegar ao mercado nacional apenas em 2019 (além da rivalidade interna com o Captur), o Renault recuou mais de 30% e encerrou 2017 com 17.640 unidades, cerca de 2,3 mil unidades à frente do estreante Honda WR-V (15.353).
Também novato, o Renault Captur (13.742) ficou longe das expectativas de vendas da marca francesa e por pouco não foi superado pelo renovado Chevrolet Tracker (12.136) na disputa pelo oitavo lugar, este último em alta superior a 40%. Coadjuvante, o Peugeot 2008 (10.571) caiu da sexta para a décima posição.
Da 11ª posição em diante nenhum modelo superou as 2,3 mil unidades vendidas. O destaque ficou por conta da briga acirrada entre Lifan X60 (2.268) e JAC T5 (2.152) pela primeira posição fora do top 10. Logo atrás do Jimny (2.032), o Suzuki Vitara (1.541) mais do que dobrou o resultado de 2016. Com apenas 23 emplacamentos, o Chery Tiggo foi o lanterna da lista.
SUVs / Crossovers I |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
% TOTAL 2017 |
TOTAL 2016 |
% TOTAL 2016 |
% VARIAÇÃO 17/16 |
POS. 2016 |
1º |
HONDA HR-V |
47775 |
17,45% |
55758 |
27,98% |
-14,32% |
1º |
2º |
HYUNDAI CRETA |
41625 |
15,21% |
0 |
0,00% |
- |
- |
3º |
JEEP RENEGADE |
38334 |
14,00% |
51588 |
25,89% |
-25,69% |
2º |
4º |
NISSAN KICKS |
33464 |
12,23% |
10712 |
5,38% |
212,40% |
5º |
5º |
FORD ECOSPORT |
31195 |
11,40% |
28105 |
14,10% |
10,99% |
3º |
6º |
RENAULT DUSTER |
17640 |
6,44% |
25373 |
12,73% |
-30,48% |
4º |
7º |
HONDA WR-V |
15353 |
5,61% |
0 |
0,00% |
- |
- |
8º |
RENAULT CAPTUR |
13742 |
5,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
12136 |
4,43% |
8558 |
4,29% |
41,81% |
7º |
10º |
PEUGEOT 2008 |
10571 |
3,86% |
10692 |
5,37% |
-1,13% |
6º |
11º |
LIFAN X60 |
2268 |
0,83% |
2037 |
1,02% |
11,34% |
8º |
12º |
JAC T5 |
2152 |
0,79% |
923 |
0,46% |
133,15% |
12º |
13º |
SUZUKI JIMNY |
2032 |
0,74% |
1503 |
0,75% |
35,20% |
9º |
14º |
SUZUKI VITARA |
1841 |
0,67% |
858 |
0,43% |
114,57% |
13º |
15º |
TROLLER T4 |
1541 |
0,56% |
1453 |
0,73% |
6,06% |
10º |
16º |
JAC T40 |
1093 |
0,40% |
0 |
0,00% |
- |
- |
17º |
SUZUKI SCROSS |
651 |
0,24% |
994 |
0,50% |
-34,51% |
11º |
18º |
KIA SOUL |
290 |
0,11% |
381 |
0,19% |
-23,88% |
14º |
19º |
CHERY TIGGO |
23 |
0,01% |
353 |
0,18% |
-93,48% |
15º |
|
|
273726 |
100,00% |
199288 |
100,00% |
37,35% |
|
Em dezembro
Se em novembro a disputa pela ponta foi a mais acirrada do ano, em dezembro o Creta não deu chances aos rivais. Com 5.099 unidades, seu novo recorde de vendas, o Hyundai abriu mais de 800 unidades de vantagem sobre o Honda HR-V (4.267).
O Nissan Kicks, com 3.713 unidades, completou o pódio com crescimento de quase 40% em relação ao último mês de 2016. Em baixa de 16,4%, o Jeep Renegade (3.345) ficou sob ameaça do Ecosport (3.193) na disputa pelo quarto lugar. Este foi o quarto mês consecutivo em que o Ford emplacou mais de 3 mil unidades.
Sétimo em novembro, o Renault Captur subiu uma posição no mês em que, assim como o Creta, registrou o seu melhor desempenho desde o lançamento (2.105). O Tracker (2.074) também teve motivos para comemorar: a última vez que o Chevrolet produzido no México havia superado a barreira das 2 mil unidades foi em janeiro de 2014 (2.571).
Oitavo, o Renault Duster (1.930) recuou quase 21% sobre 2016, mas teve o seu desempenho mais consistente desde março (2.089). O Honda WR-V (1.378), por sua vez, não vendia tão pouco desde março (692), quando oficialmente começou a ser comercializado. Em 10º, o Peugeot 2008 (826) caiu para o nível mais baixo desde abril.
Em seu quarto mês de mercado, o JAC T40 (482) também atingiu seu recorde de vendas. Na sequência, o Lifan X60 (341) teve incremento de quase 93%. Uma situação, no entanto, permaneceu igual a novembro: o Kia Soul foi o lanterna, com apenas duas unidades vendidas em todo o país.
SUVs / Crossovers I |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/17 |
NOV/17 |
DEZ/16 |
% DEZ 17 |
% NOV 17 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
HYUNDAI CRETA |
5099 |
4164 |
0 |
17,31% |
15,34% |
22,45% |
- |
2º |
HONDA HR-V |
4267 |
4095 |
4325 |
14,48% |
15,09% |
4,20% |
-1,34% |
3º |
NISSAN KICKS |
3713 |
4041 |
2660 |
12,60% |
14,89% |
-8,12% |
39,59% |
4º |
JEEP RENEGADE |
3345 |
3423 |
3999 |
11,35% |
12,61% |
-2,28% |
-16,35% |
5º |
FORD ECOSPORT |
3193 |
3217 |
2268 |
10,84% |
11,85% |
-0,75% |
40,78% |
6º |
RENAULT CAPTUR |
2105 |
1669 |
0 |
7,15% |
6,15% |
26,12% |
- |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
2074 |
1190 |
800 |
7,04% |
4,38% |
74,29% |
159,25% |
8º |
RENAULT DUSTER |
1930 |
1754 |
2442 |
6,55% |
6,46% |
10,03% |
-20,97% |
9º |
HONDA WR-V |
1378 |
1485 |
0 |
4,68% |
5,47% |
-7,21% |
- |
10º |
PEUGEOT 2008 |
826 |
947 |
1086 |
2,80% |
3,49% |
-12,78% |
-23,94% |
11º |
JAC T40 |
482 |
241 |
0 |
1,64% |
0,89% |
100,00% |
- |
12º |
LIFAN X60 |
341 |
295 |
177 |
1,16% |
1,09% |
15,59% |
92,66% |
13º |
SUZUKI VITARA |
187 |
139 |
99 |
0,63% |
0,51% |
34,53% |
88,89% |
14º |
SUZUKI JIMNY |
183 |
212 |
138 |
0,62% |
0,78% |
-13,68% |
32,61% |
15º |
TROLLER T4 |
165 |
128 |
153 |
0,56% |
0,47% |
28,91% |
7,84% |
16º |
JAC T5 |
129 |
88 |
176 |
0,44% |
0,32% |
46,59% |
-26,70% |
17º |
SUZUKI SCROSS |
42 |
48 |
88 |
0,14% |
0,18% |
-12,50% |
-52,27% |
18º |
KIA SOUL |
2 |
5 |
41 |
0,01% |
0,02% |
-60,00% |
-95,12% |
|
|
29461 |
27141 |
18452 |
100,00% |
100,00% |
8,55% |
59,66% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
Galeria: Comparativo - Hyundai Creta x Honda HR-V x Nissan Kicks
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena