SUVs compactos mais vendidos em 2017 – HR-V lidera pelo 3º ano, mas Creta ameaça
Renegade perde fôlego com o fogo amigo do Compass
As vendas de SUVs /crossovers compactos cresceram acima de 37% em 2017, a ponto de o segmento se tornar o segundo mais importante do mercado brasileiro (só perde para os hatches de entrada). No acumulado, o Honda HR-V chegou ao terceiro ano consecutivo como o preferido dos brasileiros.
Com 47.775 emplacamentos, no entanto, o Honda recuou mais de 14% e perdeu quase 8 mil compradores no período. Mais do que isso, viu a chegada de um forte concorrente na briga pela ponta em 2018: em seu primeiro ano, o Hyundai Creta superou as expectativas da marca sul-coreana e registrou 41.625 unidades.
Vice-líder em 2016, o Jeep Renegade (38.334) sentiu a concorrência interna do Compass e perdeu fôlego – foram aproximadamente 13 mil unidades a menos nos últimos 12 meses –, caindo para terceiro. Além disso, já começa a enxergar no Nissan Kicks (33.464) aquele que será mais provavelmente o seu grande adversário pelo pódio ao longo do ano.
Reestilizado no ano passado, o Ford Ecosport (31.195), embora tenha caído da terceira para a quinta posição, aumentou suas vendas em 11%. Para o Duster a situação foi diferente: com nova geração prevista para chegar ao mercado nacional apenas em 2019 (além da rivalidade interna com o Captur), o Renault recuou mais de 30% e encerrou 2017 com 17.640 unidades, cerca de 2,3 mil unidades à frente do estreante Honda WR-V (15.353).
Também novato, o Renault Captur (13.742) ficou longe das expectativas de vendas da marca francesa e por pouco não foi superado pelo renovado Chevrolet Tracker (12.136) na disputa pelo oitavo lugar, este último em alta superior a 40%. Coadjuvante, o Peugeot 2008 (10.571) caiu da sexta para a décima posição.
Da 11ª posição em diante nenhum modelo superou as 2,3 mil unidades vendidas. O destaque ficou por conta da briga acirrada entre Lifan X60 (2.268) e JAC T5 (2.152) pela primeira posição fora do top 10. Logo atrás do Jimny (2.032), o Suzuki Vitara (1.541) mais do que dobrou o resultado de 2016. Com apenas 23 emplacamentos, o Chery Tiggo foi o lanterna da lista.
SUVs / Crossovers I |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
% TOTAL 2017 |
TOTAL 2016 |
% TOTAL 2016 |
% VARIAÇÃO 17/16 |
POS. 2016 |
1º |
HONDA HR-V |
47775 |
17,45% |
55758 |
27,98% |
-14,32% |
1º |
2º |
HYUNDAI CRETA |
41625 |
15,21% |
0 |
0,00% |
- |
- |
3º |
JEEP RENEGADE |
38334 |
14,00% |
51588 |
25,89% |
-25,69% |
2º |
4º |
NISSAN KICKS |
33464 |
12,23% |
10712 |
5,38% |
212,40% |
5º |
5º |
FORD ECOSPORT |
31195 |
11,40% |
28105 |
14,10% |
10,99% |
3º |
6º |
RENAULT DUSTER |
17640 |
6,44% |
25373 |
12,73% |
-30,48% |
4º |
7º |
HONDA WR-V |
15353 |
5,61% |
0 |
0,00% |
- |
- |
8º |
RENAULT CAPTUR |
13742 |
5,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
12136 |
4,43% |
8558 |
4,29% |
41,81% |
7º |
10º |
PEUGEOT 2008 |
10571 |
3,86% |
10692 |
5,37% |
-1,13% |
6º |
11º |
LIFAN X60 |
2268 |
0,83% |
2037 |
1,02% |
11,34% |
8º |
12º |
JAC T5 |
2152 |
0,79% |
923 |
0,46% |
133,15% |
12º |
13º |
SUZUKI JIMNY |
2032 |
0,74% |
1503 |
0,75% |
35,20% |
9º |
14º |
SUZUKI VITARA |
1841 |
0,67% |
858 |
0,43% |
114,57% |
13º |
15º |
TROLLER T4 |
1541 |
0,56% |
1453 |
0,73% |
6,06% |
10º |
16º |
JAC T40 |
1093 |
0,40% |
0 |
0,00% |
- |
- |
17º |
SUZUKI SCROSS |
651 |
0,24% |
994 |
0,50% |
-34,51% |
11º |
18º |
KIA SOUL |
290 |
0,11% |
381 |
0,19% |
-23,88% |
14º |
19º |
CHERY TIGGO |
23 |
0,01% |
353 |
0,18% |
-93,48% |
15º |
|
|
273726 |
100,00% |
199288 |
100,00% |
37,35% |
|
Em dezembro
Se em novembro a disputa pela ponta foi a mais acirrada do ano, em dezembro o Creta não deu chances aos rivais. Com 5.099 unidades, seu novo recorde de vendas, o Hyundai abriu mais de 800 unidades de vantagem sobre o Honda HR-V (4.267).
O Nissan Kicks, com 3.713 unidades, completou o pódio com crescimento de quase 40% em relação ao último mês de 2016. Em baixa de 16,4%, o Jeep Renegade (3.345) ficou sob ameaça do Ecosport (3.193) na disputa pelo quarto lugar. Este foi o quarto mês consecutivo em que o Ford emplacou mais de 3 mil unidades.
Sétimo em novembro, o Renault Captur subiu uma posição no mês em que, assim como o Creta, registrou o seu melhor desempenho desde o lançamento (2.105). O Tracker (2.074) também teve motivos para comemorar: a última vez que o Chevrolet produzido no México havia superado a barreira das 2 mil unidades foi em janeiro de 2014 (2.571).
Oitavo, o Renault Duster (1.930) recuou quase 21% sobre 2016, mas teve o seu desempenho mais consistente desde março (2.089). O Honda WR-V (1.378), por sua vez, não vendia tão pouco desde março (692), quando oficialmente começou a ser comercializado. Em 10º, o Peugeot 2008 (826) caiu para o nível mais baixo desde abril.
Em seu quarto mês de mercado, o JAC T40 (482) também atingiu seu recorde de vendas. Na sequência, o Lifan X60 (341) teve incremento de quase 93%. Uma situação, no entanto, permaneceu igual a novembro: o Kia Soul foi o lanterna, com apenas duas unidades vendidas em todo o país.
SUVs / Crossovers I |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/17 |
NOV/17 |
DEZ/16 |
% DEZ 17 |
% NOV 17 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
HYUNDAI CRETA |
5099 |
4164 |
0 |
17,31% |
15,34% |
22,45% |
- |
2º |
HONDA HR-V |
4267 |
4095 |
4325 |
14,48% |
15,09% |
4,20% |
-1,34% |
3º |
NISSAN KICKS |
3713 |
4041 |
2660 |
12,60% |
14,89% |
-8,12% |
39,59% |
4º |
JEEP RENEGADE |
3345 |
3423 |
3999 |
11,35% |
12,61% |
-2,28% |
-16,35% |
5º |
FORD ECOSPORT |
3193 |
3217 |
2268 |
10,84% |
11,85% |
-0,75% |
40,78% |
6º |
RENAULT CAPTUR |
2105 |
1669 |
0 |
7,15% |
6,15% |
26,12% |
- |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
2074 |
1190 |
800 |
7,04% |
4,38% |
74,29% |
159,25% |
8º |
RENAULT DUSTER |
1930 |
1754 |
2442 |
6,55% |
6,46% |
10,03% |
-20,97% |
9º |
HONDA WR-V |
1378 |
1485 |
0 |
4,68% |
5,47% |
-7,21% |
- |
10º |
PEUGEOT 2008 |
826 |
947 |
1086 |
2,80% |
3,49% |
-12,78% |
-23,94% |
11º |
JAC T40 |
482 |
241 |
0 |
1,64% |
0,89% |
100,00% |
- |
12º |
LIFAN X60 |
341 |
295 |
177 |
1,16% |
1,09% |
15,59% |
92,66% |
13º |
SUZUKI VITARA |
187 |
139 |
99 |
0,63% |
0,51% |
34,53% |
88,89% |
14º |
SUZUKI JIMNY |
183 |
212 |
138 |
0,62% |
0,78% |
-13,68% |
32,61% |
15º |
TROLLER T4 |
165 |
128 |
153 |
0,56% |
0,47% |
28,91% |
7,84% |
16º |
JAC T5 |
129 |
88 |
176 |
0,44% |
0,32% |
46,59% |
-26,70% |
17º |
SUZUKI SCROSS |
42 |
48 |
88 |
0,14% |
0,18% |
-12,50% |
-52,27% |
18º |
KIA SOUL |
2 |
5 |
41 |
0,01% |
0,02% |
-60,00% |
-95,12% |
|
|
29461 |
27141 |
18452 |
100,00% |
100,00% |
8,55% |
59,66% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
Galeria: Comparativo - Hyundai Creta x Honda HR-V x Nissan Kicks
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?