page ad skin

Nova Honda CB300R 2018 completa a gama Neo Sports Cafe

Com estilo retrô, a urbana europeia ganha versão Cafe Racer aos moldes das irmãs de 125 e 1.000 cc

Honda CB300R 2018

Enquanto no Brasil a Honda preferiu construir um modelo próprio para substituir a CB300R, a CB250 Twister, na Europa a nova geração da 300R ganha uma versão com estilo Cafe Racer inspirada nas irmãs de 125 e 1.000 cc.

O compacto motor monocilíndrico é compartilhado com a CBR300R, com 286 cc, duplo comando DOHC, 4 válvulas e refrigeração líquida. Entrega potência máxima de 31 cv a 8.500 rpm, com torque de 2,75 kgfm a 7.500 giros. O propulsor trabalha em parceria com um câmbio de 6 marchas, com relações curtas para uma aceleração de 0 a 200 metros em apenas 9,2 segundos. 

Para reduzir os custos de manutenção, o motor foi desenhado com o menor número de peças móveis possível. Detalhes como as cabeças dos pistões de baixa fricção, o radiador com núcleo de alta densidade e a vela de irídio ajudam a aumentar a eficiência em consumo de combustível. 

Honda CB300R 2018

O tanque de 10 litros de gasolina fica protegido por uma carenagem com desenho angular, que aloja uma tampa de bocal estilo aviação. Com consumo médio de 30,2 km/l (dado de fábrica), a CB300R pode render mais de 300 km de autonomia. 

A nova CB conta com um chassi totalmente novo, que combina aço prensado e tubular para entregar equilíbrio entre rigidez e uma tocada precisa. A suspensão usa garfos com 41 mm de diâmetro na dianteira e monoamortecedor na traseira, com ajuste de pré-carga da mola em cinco posições. 

A distribuição de peso, com 49,6% na frente e 50,4% atrás, proporciona um tato preciso no trem dianteiro, no que também ajuda o baixo peso da moto em ordem de marcha, de 143 kg, e sua compacta distância entre-eixos de 1.352 mm. Isso tudo, combinado a um assento com altura de 799 mm do solo, faz da CB300R uma moto com grande capacidade de manobra no trânsito urbano. 

Honda CB300R 2018

As frenagens ficam por conta de um disco flutuante dianteiro de 296 mm, que trabalha com pinça radial Nissin e quatro pistões. Já o disco traseiro de 220 mm vem com pinça de um pistão. Ambos são assistidos por ABS de dois canais. Os pneus são Dunlop de medidas 110/70R17 na frente e 150/60 atrás. 

Em oposição ao design retrô, a CB300R vem equipada com painel digital de LCD que mostra velocímetro, conta-giros, nível de combustível, indicador de marcha e luzes de advertência na parte superior, A iluminação completa é de LED, incluindo farol, lanterna e piscas.  

Fotos: divulgação

Galeria: Honda CB300R 2018

Envie seu flagra! flagra@motor1.com