Faz algum tempo que o Ford Ka brasileiro roda em testes com a carroceria parcialmente camuflada para cobrir as novidades que virão com a linha 2019, a ser lançada em meados de 2018. O mistério, porém, parece ter chegado ao fim lá na Índia, onde o modelo é vendido com o nome de Figo. O site Carwale obteve fotos do modelo que desvendam as mudanças da dianteira e do interior, com destaque para a central multimídia Sync 3 em posição flutuante, como no EcoSport.
O flagra mostra uma versão aventureira, similar à nossa Trail, com rack no teto e a parte inferior do para-choque frontal com plástico sem pintura. A grade muda pouco, com acabamento tipo colmeia, enquanto os faróis são exatamente os mesmos. O que muda mais é o desenho do para-choque, com um corte que nasce a partir dos faróis de neblina e acompanha a linha da grade na parte superior. Nas laterais vemos maçanetas com novo formato, mais finas, e acabamento cromado na base das janelas.
Vale dizer, porém, que o Ka brasileiro pode ser um pouco diferente do indiano. Basta lembrar que por lá a versão Sedan tem a traseira completamente diferente, encurtada, para não superar os 4 metros de comprimento - na Índia os carros maiores que essa medida pagam mais imposto. Por dentro, no entanto, os modelos indiano e brasileiro deverão ser bem semelhantes. Mas, além da multimídia, nada muda no painel. Pelas imagens vemos o mesmo quadro de instrumentos do atual, bem como os mesmos comandos da ventilação.
Ao que tudo indica, a renovação de estilo do Ka será bastante tímida. Espera-se mais atrações na parte mecânica, que na Índia adotará o novo motor Dragon 1.2 de 3 cilindros derivado do 1.5 do EcoSport. No Brasil, deverá ganhar o próprio 1.5 do EcoSport, aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Assim, tanto o Ka hatch quanto o Ka Sedan ficarão mais competitivos contra as duplas da Chevrolet (Onix e Prisma) e Hyundai (HB20 e HB20S). Atualmente, as vendas do modelo da Ford são quase todas concentradas nas versões 1.0. Isso deverá mudar em 2018.
Fotos: Carwale
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China