A impressionante força do Golf na Alemanha se refletiu diretamente no ótimo resultado do modelo no continente europeu como um todo. Com 44.777 unidades em novembro, o VW viu as vendas crescerem quase 20% em relação a 2016 e respondeu por 3,6% de tudo o que foi comercializado por lá.
Nas posições seguintes, dois franceses separados por pouco menos de 5 mil unidades: Renault Clio (26.411) e Peugeot 208 (21.513), este último no pódio pelo segundo mês seguido e apenas pela sexta vez em sua história. Novamente quarto colocado, o Ford Fiesta (21.434) ficou muito perto do pódio, embora com resultado 7,5% inferior ao do ano passado.
Ilustre desconhecido no Brasil, o Skoda Octavia (20.631) garantiu lugar no top 5 à frente do VW Tiguan (19.067), líder entre os SUVs/crossovers, segmento em alta de quase 22% e responsável por quase 1/3 de tudo o que foi emplacado no período. A disputa, no entanto, foi apertada: Renault Captur (18.886) e Nissan Qashqai (17.769) vieram logo em seguida.
Quem voltou à parte de cima da tabela foi o Ford Focus (17.396), nono colocado. O Toyota Yaris, com 17.063 unidades, chegou ao quinto mês seguido no top 10. Em 12º e com alta de quase 80% nos últimos 12 meses, o Peugeot 3008 (16.661) ficou a apenas 402 unidades de figurar pela primeira vez em sua história entre os líderes europeus.
Nenhum modelo, no entanto, perdeu tanto espaço quanto o Polo. Já em nova geração na maioria dos mercados, o VW (14.623, -44%), ainda patinando, foi apenas o 17º. O Opel/Vauxhall Astra (14.324) também foi mal, perdendo praticamente 33% dos compradores desde o ano passado.
As vendas de veículos novos fecharam novembro em alta de 5,2% sobre o ano passado, com 1.250.281 unidades. O acumulado do ano chegou a 14.435.961 unidades, número 3,3% superior ao do mesmo período do ano passado. Na quarta posição, a Peugeot (79.938) foi a única do top 10 a registrar avanço na casa dos dois dígitos (+20,7%).
POS. |
MODELO |
NOV.17 |
% MERCADO |
NOV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
44.777 |
3,6% |
37.686 |
18,8% |
2 |
RENAULT CLIO |
26.411 |
2,1% |
27.716 |
-4,7% |
3 |
PEUGEOT 208 |
21.513 |
1,7% |
18.197 |
18,2% |
4 |
FORD FIESTA |
21.434 |
1,7% |
23.166 |
-7,5% |
5 |
SKODA OCTAVIA |
20.631 |
1,7% |
20.087 |
2,7% |
6 |
VW TIGUAN |
19.067 |
1,5% |
17.893 |
6,6% |
7 |
RENAULT CAPTUR |
18.886 |
1,5% |
18.081 |
4,5% |
8 |
NISSAN QASHQAI |
17.769 |
1,4% |
17.742 |
0,2% |
9 |
FORD FOCUS |
17.396 |
1,4% |
15.878 |
9,6% |
10 |
TOYOTA YARIS |
17.063 |
1,4% |
15.787 |
8,1% |
11 |
CITROËN C3 |
16.725 |
1,3% |
11.474 |
45,8% |
12 |
PEUGEOT 3008 SUV |
16.661 |
1,3% |
9.365 |
77,9% |
13 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
15.947 |
1,3% |
18.642 |
-14,5% |
14 |
VW PASSAT |
15.774 |
1,3% |
16.288 |
-3,2% |
15 |
DACIA SANDERO |
15.357 |
1,2% |
11.885 |
29,2% |
16 |
RENAULT MÉGANE |
14.931 |
1,2% |
15.564 |
-4,1% |
17 |
VW POLO |
14.623 |
1,2% |
25.989 |
-43,7% |
18 |
SKODA FABIA |
14.614 |
1,2% |
14.230 |
2,7% |
19 |
FIAT PANDA |
14.394 |
1,2% |
14.718 |
-2,2% |
20 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
14.324 |
1,1% |
21.312 |
-32,8% |
21 |
PEUGEOT 2008 |
14.091 |
1,1% |
13.297 |
6,0% |
22 |
DACIA DUSTER |
12.911 |
1,0% |
11.912 |
8,4% |
23 |
MERCEDES CLASSE C |
12.841 |
1,0% |
14.664 |
-12,4% |
24 |
FORD KUGA |
12.705 |
1,0% |
7.958 |
59,7% |
25 |
BMW SÉRIE 1 |
12.579 |
1,0% |
10.957 |
14,8% |
26 |
FIAT 500 |
12.203 |
1,0% |
12.313 |
-0,9% |
27 |
HYUNDAI TUCSON |
12.129 |
1,0% |
10.804 |
12,3% |
28 |
SEAT LEON |
12.003 |
1,0% |
11.613 |
3,4% |
29 |
AUDI A3 |
11.901 |
1,0% |
13.358 |
-10,9% |
30 |
PEUGEOT 308 |
11.729 |
0,9% |
13.226 |
-11,3% |
31 |
AUDI A4 |
11.486 |
0,9% |
11.220 |
2,4% |
32 |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
11.415 |
0,9% |
13.485 |
-15,4% |
33 |
MINI |
11.226 |
0,9% |
10.282 |
9,2% |
34 |
MERCEDES CLASSE A |
11.029 |
0,9% |
11.094 |
-0,6% |
35 |
BMW X1 |
10.930 |
0,9% |
8.664 |
26,2% |
36 |
MERCEDES CLASSE E |
10.927 |
0,9% |
8.899 |
22,8% |
37 |
RENAULT KADJAR |
10.537 |
0,8% |
10.671 |
-1,3% |
38 |
MERCEDES GLC |
10.533 |
0,8% |
- |
- |
39 |
SEAT IBIZA |
9.908 |
0,8% |
9.507 |
4,2% |
40 |
RENAULT SCÉNIC |
9.906 |
0,8% |
- |
- |
41 |
BMW SÉRIE 3 |
9.764 |
0,8% |
12.409 |
-21,3% |
42 |
VW UP |
9.764 |
0,8% |
8.245 |
18,4% |
43 |
VW TOURAN |
9.556 |
0,8% |
8.209 |
16,4% |
44 |
KIA SPORTAGE |
9.103 |
0,7% |
9.980 |
-8,8% |
45 |
BMW SÉRIE 5 |
8.998 |
0,7% |
7.954 |
13,1% |
46 |
TOYOTA AURIS |
8.871 |
0,7% |
9.443 |
-6,1% |
47 |
HYUNDAI I20 |
8.112 |
0,6% |
8.085 |
0,3% |
48 |
OPEL INSIGNIA |
7.761 |
0,6% |
- |
- |
49 |
FIAT TIPO |
7.591 |
0,6% |
- |
- |
50 |
TOYOTA C-HR |
7.245 |
0,6% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
NOV.17 |
% MERCADO |
NOV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
139.692 |
11,2% |
136.304 |
2,5% |
2 |
RENAULT |
97.978 |
7,8% |
93.323 |
5,0% |
3 |
FORD |
81.952 |
6,6% |
78.367 |
4,6% |
4 |
PEUGEOT |
79.938 |
6,4% |
66.214 |
20,7% |
5 |
MERCEDES-BENZ |
74.127 |
5,9% |
70.095 |
5,8% |
6 |
OPEL/VAUXHALL |
71.188 |
5,7% |
75.047 |
-5,1% |
7 |
BMW |
68.148 |
5,5% |
68.511 |
-0,5% |
8 |
AUDI |
65.033 |
5,2% |
62.685 |
3,7% |
9 |
SKODA |
59.897 |
4,8% |
54.723 |
9,5% |
10 |
TOYOTA |
52.101 |
4,2% |
47.653 |
9,3% |
11 |
FIAT |
50.136 |
4,0% |
53.051 |
-5,5% |
12 |
CITROËN |
43.970 |
3,5% |
38.436 |
14,4% |
13 |
HYUNDAI |
42.124 |
3,4% |
39.695 |
6,1% |
14 |
DACIA |
37.987 |
3,0% |
31.724 |
19,7% |
15 |
NISSAN |
37.522 |
3,0% |
40.324 |
-6,9% |
16 |
KIA |
36.680 |
2,9% |
31.421 |
16,7% |
17 |
SEAT |
35.042 |
2,8% |
31.017 |
13,0% |
18 |
VOLVO |
24.942 |
2,0% |
25.648 |
-2,8% |
19 |
SUZUKI |
19.590 |
1,6% |
16.774 |
16,8% |
20 |
MINI |
19.492 |
1,6% |
16.118 |
20,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.250.281 |
... |
1.188.571 |
5,2% |
|
ACUMULADO |
14.435.691 |
... |
13.968.265 |
3,3% |
Observação: Para vários modelos os dados de novembro de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog
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