A Nissan do Brasil registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) as patentes do novo Micra europeu, o equivalente ao nosso March. Isso, porém, não significa que teremos exatamente o mesmo modelo por aqui. Até porque, em conversa com o Motor1.com no Salão de Tóquio, José Luis Valls, chairman da Nissan LATAM, já havia confirmado que a nova geração de March e Versa nacionais teria desenvolvimento local.
No entanto, a expectativa é que, ao menos em termos de estilo e painel, o nosso March siga os passos do europeu, como mostram os desenhos patenteados. Um design que, cá para nós, trata-se basicamente de uma versão hatch (muito bem conseguida) do SUV Kicks, já feito em Resende (RJ). O caminho do novo March brasileiro, aliás, passa muito pelo Kicks. É dele que o hatch vai aproveitar a plataforma V, mesma do March atual, mas com as atualizações feitas para o SUV. Na Europa, o Micra usa uma nova base, a modular CMF B, que seria cara demais para mercados emergentes.
Ainda segundo o que conversamos com Valls, deveremos ter novidades sobre March e Versa no Salão de São Paulo de 2018, possivelmente com a apresentação de um conceito. O lançamento, efetivamente, será em 2019. Além do design mais arrojado, o novo March será um pouco maior e mais equipado que o atual, devendo ganhar alguns itens do Kicks como o painel parcialmente digital, o controle de estabilidade e até mesmo o sistema de frenagem automática de emergência, recém-aplicado no SUV.
Desta forma, o March deixará de atuar na base do segmento de hatches para brigar num filão mais apetitoso, onde estão os novos Fiat Argo e VW Polo, da mesma forma que o Versa deverá se refinar para enfrentar Cronos e Virtus. A ver.
Fotos: reprodução e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional