O ano de 2017 foi cheio para o Euro NCAP e ele termina com um péssimo resultado para o Fiat Punto, que não conseguiu sequer uma estrela nos testes de impacto. Isso chega a ser uma surpresa, pois a terceira geração do hatch já tem mais de 10 anos - foi lançada no fim de 2005 na Europa e recentemente substituído pelo Argo no Brasil. Com o programa de avaliação de carros europeu ficando cada vez mais exigente, o modelo italiano mostra a idade de seu projeto diante da intensificação do rigor nos testes.
O Punto é o primeiro carro a zerar nos testes europeus, levando o Euro NCAP a dizer que o Fiat foi "superado por todos os carros testados recentemente". A versão testada usava motor 1.2 de 65 cv e câmbio manual de 5 marchas, pesando 1.030 kg.
Os números falam por si: o Punto registrou apenas 51% de proteção aos adultos e 43% para crianças. As coisas melhoram na proteção ao pedestre (52%), mas não há qualquer assistente de segurança (0%).
Outros testes
O Punto não foi o único carro testado pelo Euro NCAP. Também foram avaliados o novo Dacia Duster, o Kia Stonic e o MG ZS, todos com 3 estrelas. Quando totalmente equipado, o Stonic tem 5 estrelas. Assim como o Toyota Aygo, que passou de 3 estrelas para 4 com o pacote opcional de segurança. Outros modelos 3 estrelas incluem o Alfa Romeo Giulietta, Ford C-MAX/Grand C-max, Opel/Vauxhal Karl e o DS 3.
Se você se importa mesmo com segurança, vai querer um carro com 5 estrelas. O Toyota Yaris possui. As novidades estreladas incluem o BMW Série 6 Gran Turismo, Hyundai Kona, Jaguar F-Pace e o Kia Stinger.
Abaixo, os vídeos dos 13 testes e uma galeria com 101 fotos de todos os modelos avaliados.
Fonte: Euro NCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat