A onda de SUVs já levou até mesmo marcas que nunca pensariam em ter um modelo neste segmento a mudar de estratégia. E parece que ainda há espaço para mais crescimento. Ao menos é o que a Ford diz que pode acontecer até 2020 na Europa, onde estima que 1/3 do mercado será dos SUVs.
Na Europa, a participação do segmento era de apenas 7% em 2007. Em 2016, saltou para 26%. Em 2020, estamos falando de 34%, pois, segundo a Ford, uma nova geração de compradores entrará no mercado. O que eles chamam de "millennials" são pessoas de 17 a 34 anos de idade. E este novo público tende a comprar novidades e modelos da moda, como os SUVs.
Para se ter ideia, "o EcoSport renovado está chegando à Europa e vai disputar um segmento com nada menos que 27 concorrentes, explica o engenheiro-chefe de carros compactos da Ford europeia, Dirk Borrman. Segundo ele, "4 milhões de carros vendidos na Europa este ano serão SUVs, e em 2020 serão 5,7 milhões", prevê.
De olho neste apetitoso mercado, a Ford prometeu 5 novos SUVs para 2020, incluindo o Edge, o Kuga e o EcoSport, além das versões aventureiras Active do novo Fiesta e da próxima geração do Focus hatch.
Vale lembrar que o EcoSport 2018 foi o responsável por encerrar a produção da minivan B-Max, que tinha soluções legais como porta traseira corrediça. Mas não é minivan que o povo quer...
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira