Depois da divulgação de vídeos e de uma série de flagras, a Lamborghini finalmente oficializa nesta segunda-feira (4) o lançamento do aguardado SUV Urus. Derivado do conceito homônimo apresentado em 2012, o modelo chega ao mercado com a missão de representar os italianos no crescente mercado de utilitários verdadeiramente esportivos. Para tanto, aposta pesado nos atributos gerados pelo conjunto mecânico formado pela associação do motor 4.0 V8 biturbo com o câmbio automático de 8 marchas da ZF. São ao todo 650 cv de potência e 86,7 kgfm de torque, que garantem aceração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e máxima acima dos 300 km/h.
Estruturalmente, o Urus não difere tanto de outros SUVs do grupo Volkswagen, uma vez que Porsche Cayenne, Audi Q7 e Bentley Bentayga também fazem uso da plataforma modular MLB. Visualmente, porém, a personalidade forte das linhas da Lambo se sobressaem e dão o modelo características únicas diante dos rivais - "nem parece um SUV", muitos dirão.
Por dentro, a pegada agressiva novamente se faz presente, principalmente na esportividade aplicada ao elementos do console e do painel. Entre eles, destaque para o seletor que aciona os vários modos de condução: Strada, Sport, Corsa, Sabbia (Areia), Terra e Neve.
Ainda na mecânica, mais um detalhe chama a atenção: o Urus é descrito pela marca como dono do maior e mais robusto sistema de freios do mundo. São gigantescas peças de cerâmica de 17,3 polegadas instaladas no eixo dianteiro e discos de 14,6 polegadas dispostos na rodas traseiras. A ideia era adotar um arranjo ainda maior, mas os componentes não couberam nas rodas padrão de 21 polegadas - opcionalmente, serão oferecidos modelos com desenho específico de 22 ou 23 polegadas. Os pneus são Pirelli P Zero Corsa desenvolvidos especificamente para o modelo.
Toda a produção será concentrada na fábrica de Sant'Agata Bolognese, na Itália. Os preços em mercados como os Estados Unidos ficarão na casa dos US$ 200.000, com as primeiras unidades entregues no começo de 2018. A meta da Lamborghini é produzir anualmente algo em torno de 3.500 exemplares.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nós avisamos: Hyundai Ioniq 5 N fez Urus, G63 e Cullinan passarem vergonha
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Lamborghini revela Urus híbrido plug-In com motor V8 e 800 cv
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Lamborghini Urus híbrido plug-in é flagrado em testes e estreia este ano