SUVs compactos em novembro – Creta lidera, com HR-V e Kicks na cola
Duster é único entre os primeiros a perder espaço
O mês de novembro registrou a briga mais acirrada pela liderança entre os SUVs / crossovers de entrada, segmento que registrou crescimento superior a 75% em relação ao mesmo período de 2016. Todos os três primeiros colocados emplacaram mais de quatro mil unidades e ficaram separados por pouco mais de cem unidades.
Com o seu segundo melhor desempenho mensal desde o lançamento – atrás apenas das 4.378 unidades de agosto -, o Hyundai Creta (4.164) venceu a disputa contra o HR-V (4.095). Atrás do Honda por apenas 54 unidades, o Nissan Kicks (4.041), mais do que dobrando o resultado do ano passado, registrou o seu novo recorde de vendas pelo segundo mês consecutivo.
A quarta posição ficou com o Jeep Renegade (3.423), praticamente estável nos últimos doze meses. Fechando o top 5, o Ford Ecosport (3.217) manteve vendas acima das três mil unidades pelo terceiro mês seguido, com evolução superior a 45% sobre 2016.
Numa briga interna da Renault pela sexta posição, o Duster (1.754) levou a melhor sobre o Captur (1.670), mas com um porém: embora tenha sido o melhor resultado do irmão mais velho desde abril, o número representou uma queda de 35% na comparação com o ano passado. O Duster foi o único entre os dez primeiros a registrar retração no período.
Em seu resultado mais fraco desde março, o Honda WR-V (1.485) foi o oitavo. Mesmo se aproximando de 1,2 mil unidades, o Chevrolet Tracker (1.190) repetiu a nona posição de outubro, com o Peugeot 2008 (947) completando o top 10. Daí em diante nenhum modelo superou a casa das trezentas unidades – o melhor do resto foi o Lifan X60 (295), que mais do que dobrou as vendas do ano passado.
O JAC T40, em seu terceiro mês de mercado, teve o seu resultado mais forte (241), com o Suzuki Jimny (212) novamente superando a casa de duas centenas de unidades emplacadas e com o Suzuki Vitara (139) ampliando as vendas em quase 140%. Uma situação, no entanto, não se alterou: o Kia Soul, com apenas cinco emplacamentos, foi novamente o lanterna.
SUVs / Crossovers I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
NOV/17 |
OUT/17 |
NOV/16 |
% NOV 17 |
% OUT 17 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
HYUNDAI CRETA |
36526 |
4164 |
4027 |
0 |
15,34% |
15,23% |
3,40% |
- |
2º |
HONDA HR-V |
43508 |
4095 |
4487 |
3714 |
15,09% |
16,97% |
-8,74% |
10,26% |
3º |
NISSAN KICKS |
29751 |
4041 |
3556 |
1667 |
14,89% |
13,45% |
13,64% |
142,41% |
4º |
JEEP RENEGADE |
34992 |
3423 |
3016 |
3393 |
12,61% |
11,41% |
13,49% |
0,88% |
5º |
FORD ECOSPORT |
28002 |
3217 |
3254 |
2218 |
11,85% |
12,31% |
-1,14% |
45,04% |
6º |
RENAULT DUSTER |
15800 |
1754 |
1297 |
2702 |
6,46% |
4,91% |
35,24% |
-35,09% |
7º |
RENAULT CAPTUR |
11638 |
1670 |
2194 |
0 |
6,15% |
8,30% |
-23,88% |
- |
8º |
HONDA WR-V |
13975 |
1485 |
1613 |
0 |
5,47% |
6,10% |
-7,94% |
- |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
10062 |
1190 |
949 |
293 |
4,38% |
3,59% |
25,40% |
306,14% |
10º |
PEUGEOT 2008 |
9745 |
947 |
860 |
842 |
3,49% |
3,25% |
10,12% |
12,47% |
11º |
LIFAN X60 |
1927 |
295 |
255 |
141 |
1,09% |
0,96% |
15,69% |
109,22% |
12º |
JAC T40 |
611 |
241 |
167 |
0 |
0,89% |
0,63% |
44,31% |
- |
13º |
SUZUKI JIMNY |
1849 |
212 |
293 |
127 |
0,78% |
1,11% |
-27,65% |
66,93% |
14º |
SUZUKI VITARA |
1654 |
139 |
162 |
58 |
0,51% |
0,61% |
-14,20% |
139,66% |
15º |
TROLLER T4 |
1376 |
128 |
132 |
122 |
0,47% |
0,50% |
-3,03% |
4,92% |
16º |
JAC T5 |
2023 |
88 |
125 |
96 |
0,32% |
0,47% |
-29,60% |
-8,33% |
17º |
SUZUKI SCROSS |
609 |
48 |
38 |
109 |
0,18% |
0,14% |
26,32% |
-55,96% |
18º |
KIA SOUL |
288 |
5 |
9 |
19 |
0,02% |
0,03% |
-44,44% |
-73,68% |
|
|
244336 |
27142 |
26434 |
15501 |
100,00% |
100,00% |
2,68% |
75,10% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia