Mercado em novembro - Recordes de Onix e Kicks, Versa no top 20
Creta bate HR-V e Kwid despenca
Onix soberano, Ka em 2º, Argo e Polo em evidência, Compass e Creta mostrando força, Kicks com recorde, Versa entre os primeiros colocados. Confira agora os modelos mais vendidos em novembro.
AUTOMÓVEIS
Com os dois maiores rivais em retração na comparação com o mês anterior, a vida do Onix ficou ainda mais fácil em novembro. O Chevrolet, que registrou crescimento de 1,6% no período, registrou o seu novo recorde de vendas (18.611), superando as 18.432 unidades de agosto.
Mantendo vendas acima de 9 mil unidades, o Ford Ka (9.067) repetiu a vice-liderança de outubro, mas a vantagem sobre o Hyundai HB20 (8.527) caiu para aproximadamente 500 unidades. Praticamente estável, o VW Gol (6.290) se manteve em quarto, seguido pelo Chevrolet Prisma (6.014), líder entre os sedãs.
Atrás do Toyota Corolla (5.537), a Fiat emplacou dois modelos acima de cinco mil unidades: Mobi (5.167) e Argo (5.015). Novamente líder entre os SUVs / crossovers, o Jeep Compass (4.582) teve o Hyundai Creta (4.164) como rival mais próximo. Em seu melhor mês, o Nissan Kicks (4.041), 13º, se aproximou muito do Honda HR-V (4.095), 11º.
Em seu primeiro mês, o VW Polo (3.831) assegurou a 14ª posição, à frente do Renault Sandero (3.794). Destaque também para o Nissan Versa (3.661) em 16º, com alta superior a 40% nas últimas semanas. Prejudicado pela paralisação de entregas em função do recall por conta de problemas nos freios e no tubo de combustível, o Renault Kwid (2.231) foi apenas o 27º. O Fiat Uno (1.096) também foi mal e ficou fora do top 40.
POS. |
MODELO |
NOV 17 |
% TOTAL |
OUT 17 |
% TOTAL |
% VAR. NOV/OUT |
POS. OUT |
1º |
CHEVROLET ONIX |
18.611 |
11,02% |
18.322 |
10,98% |
1,58% |
1º |
2º |
FORD KA |
9.067 |
5,37% |
9.689 |
5,81% |
-6,42% |
2º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
8.527 |
5,05% |
8.878 |
5,32% |
-3,95% |
3º |
4º |
VW GOL |
6.290 |
3,72% |
6.280 |
3,76% |
0,16% |
4º |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
6.014 |
3,56% |
6.203 |
3,72% |
-3,05% |
5º |
6º |
TOYOTA COROLLA |
5.537 |
3,28% |
5.934 |
3,56% |
-6,69% |
6º |
7º |
FIAT MOBI |
5.167 |
3,06% |
5.407 |
3,24% |
-4,44% |
7º |
8º |
FIAT ARGO |
5.015 |
2,97% |
4.159 |
2,49% |
20,58% |
10º |
9º |
JEEP COMPASS |
4.582 |
2,71% |
4.963 |
2,97% |
-7,68% |
8º |
10º |
HYUNDAI CRETA |
4.164 |
2,47% |
4.027 |
2,41% |
3,40% |
12º |
11º |
HONDA HR-V |
4.095 |
2,42% |
4.488 |
2,69% |
-8,76% |
9º |
12º |
VW VOYAGE |
4.089 |
2,42% |
3.964 |
2,38% |
3,15% |
13º |
13º |
NISSAN KICKS |
4.041 |
2,39% |
3.556 |
2,13% |
13,64% |
16º |
14º |
VW POLO |
3.831 |
2,27% |
577 |
0,35% |
563,95% |
- |
15º |
RENAULT SANDERO |
3.794 |
2,25% |
4.081 |
2,45% |
-7,03% |
11º |
16º |
NISSAN VERSA |
3.661 |
2,17% |
2.570 |
1,54% |
42,45% |
22º |
17º |
JEEP RENEGADE |
3.423 |
2,03% |
3.017 |
1,81% |
13,46% |
19º |
18º |
HYUNDAI HB20S |
3.392 |
2,01% |
2.831 |
1,70% |
19,82% |
20º |
19º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
3.361 |
1,99% |
3.805 |
2,28% |
-11,67% |
15º |
20º |
FORD ECOSPORT |
3.217 |
1,90% |
3.254 |
1,95% |
-1,14% |
17º |
21º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2.841 |
1,68% |
2.769 |
1,66% |
2,60% |
21º |
22º |
FORD KA SEDAN |
2.768 |
1,64% |
2.480 |
1,49% |
11,61% |
24º |
23º |
HONDA FIT |
2.700 |
1,60% |
2.505 |
1,50% |
7,78% |
23º |
24º |
VW UP |
2.496 |
1,48% |
2.332 |
1,40% |
7,03% |
25º |
25º |
CHEVROLET SPIN |
2.478 |
1,47% |
2.163 |
1,30% |
14,56% |
27º |
26º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.381 |
1,41% |
3.091 |
1,85% |
-22,97% |
18º |
27º |
RENAULT KWID |
2.231 |
1,32% |
3.926 |
2,35% |
-43,17% |
14º |
28º |
CHEVROLET COBALT |
2.161 |
1,28% |
1.693 |
1,01% |
27,64% |
31º |
29º |
FIAT SIENA |
1.908 |
1,13% |
2.004 |
1,20% |
-4,79% |
29º |
30º |
HONDA CIVIC |
1.858 |
1,10% |
1.916 |
1,15% |
-3,03% |
30º |
31º |
RENAULT DUSTER |
1.754 |
1,04% |
1.297 |
0,78% |
35,24% |
38º |
32º |
RENAULT LOGAN |
1.731 |
1,03% |
2.124 |
1,27% |
-18,50% |
28º |
33º |
FORD FIESTA |
1.716 |
1,02% |
1.523 |
0,91% |
12,67% |
34º |
34º |
RENAULT CAPTUR |
1.670 |
0,99% |
2.194 |
1,32% |
-23,88% |
26º |
35º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.639 |
0,97% |
1.670 |
1,00% |
-1,86% |
32º |
36º |
PEUGEOT 208 |
1.505 |
0,89% |
1.324 |
0,79% |
13,67% |
37º |
37º |
HONDA WR-V |
1.485 |
0,88% |
1.613 |
0,97% |
-7,94% |
33º |
38º |
HONDA CITY |
1.197 |
0,71% |
1.375 |
0,82% |
-12,95% |
36º |
39º |
CHEVROLET TRACKER |
1.190 |
0,70% |
949 |
0,57% |
25,40% |
41º |
40º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.112 |
0,66% |
1.007 |
0,60% |
10,43% |
39º |
41º |
FIAT UNO |
1.096 |
0,65% |
1.439 |
0,86% |
-23,84% |
35º |
42º |
CITROËN AIRCROSS |
1.024 |
0,61% |
676 |
0,41% |
51,48% |
48º |
43º |
PEUGEOT 2008 |
947 |
0,56% |
860 |
0,52% |
10,12% |
43º |
44º |
HYUNDAI IX35 |
894 |
0,53% |
874 |
0,52% |
2,29% |
42º |
45º |
NISSAN MARCH |
871 |
0,52% |
996 |
0,60% |
-12,55% |
40º |
46º |
CITROËN C3 |
861 |
0,51% |
818 |
0,49% |
5,26% |
44º |
47º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
749 |
0,44% |
631 |
0,38% |
18,70% |
49º |
48º |
FORD FOCUS FASTBACK |
624 |
0,37% |
578 |
0,35% |
7,96% |
50º |
49º |
VW JETTA |
589 |
0,35% |
781 |
0,47% |
-24,58% |
46º |
50º |
MITSUBISHI ASX |
485 |
0,29% |
488 |
0,29% |
-0,61% |
- |
|
TOTAL AUTOS |
168.875 |
100,00% |
166.827 |
100,00% |
1,23% |
|
COMERCIAIS LEVES
Com picapes dominando as sete primeiras posições, o trio mais vendido registrou queda nas vendas em relação a outubro. A Fiat Strada (5.295) manteve-se em primeiro, enquanto a Fiat Toro (3.950) superou a VW Saveiro (3.612) e trouxe de volta à marca italiana o domínio completo entre os comerciais.
Superada pela Chevrolet S10 (2.536) no mês passado, a Toyota Hilux (3.112) retomou o quarto lugar com um crescimento de quase 17%. Praticamente estável, a Ford Ranger (1.876) repetiu a sexta posição.
POS. |
MODELO |
NOV 17 |
% TOTAL |
OUT 17 |
% TOTAL |
% VAR. NOV/OUT |
POS. OUT |
1º |
FIAT STRADA |
5.295 |
18,66% |
5.392 |
18,09% |
-1,80% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.950 |
13,92% |
4.122 |
13,83% |
-4,17% |
3º |
3º |
VW SAVEIRO |
3.612 |
12,73% |
4.330 |
14,53% |
-16,58% |
2º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.112 |
10,97% |
2.662 |
8,93% |
16,90% |
5º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.536 |
8,94% |
2.690 |
9,03% |
-5,72% |
4º |
6º |
FORD RANGER |
1.876 |
6,61% |
1.831 |
6,14% |
2,46% |
6º |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
1.266 |
4,46% |
1.583 |
5,31% |
-20,03% |
7º |
8º |
FIAT FIORINO |
1.189 |
4,19% |
1.197 |
4,02% |
-0,67% |
10º |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.161 |
4,09% |
1.284 |
4,31% |
-9,58% |
9º |
10º |
VW AMAROK |
1.083 |
3,82% |
1.456 |
4,89% |
-25,62% |
8º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
772 |
2,72% |
935 |
3,14% |
-17,43% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
600 |
2,11% |
490 |
1,64% |
22,45% |
12º |
13º |
HYUNDAI HR |
401 |
1,41% |
413 |
1,39% |
-2,91% |
13º |
14º |
NISSAN FRONTIER |
295 |
1,04% |
333 |
1,12% |
-11,41% |
14º |
15º |
IVECO DAILY 3514 |
204 |
0,72% |
162 |
0,54% |
25,93% |
17º |
16º |
KIA K2500 |
164 |
0,58% |
189 |
0,63% |
-13,23% |
16º |
17º |
RENAULT KANGOO |
159 |
0,56% |
231 |
0,78% |
-31,17% |
15º |
18º |
TOYOTA HILUX SW4 |
146 |
0,51% |
16 |
0,05% |
812,50% |
26º |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
97 |
0,34% |
111 |
0,37% |
-12,61% |
18º |
20º |
FIAT UNO |
83 |
0,29% |
42 |
0,14% |
97,62% |
21º |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
76 |
0,27% |
56 |
0,19% |
35,71% |
19º |
22º |
PEUGEOT EXPERT |
52 |
0,18% |
4 |
0,01% |
1200,00% |
36º |
23º |
FORD FUSION |
35 |
0,12% |
39 |
0,13% |
-10,26% |
22º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
29 |
0,10% |
39 |
0,13% |
-25,64% |
23º |
25º |
FIAT DUCATO |
26 |
0,09% |
54 |
0,18% |
-51,85% |
20º |
26º |
LIFAN FOISON |
25 |
0,09% |
26 |
0,09% |
-3,85% |
25º |
27º |
CITROËN JUMPY |
22 |
0,08% |
8 |
0,03% |
175,00% |
28º |
28º |
MERCEDES-BENZ VITO |
22 |
0,08% |
28 |
0,09% |
-21,43% |
24º |
29º |
CITROËN JUMPER |
11 |
0,04% |
7 |
0,02% |
57,14% |
30º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
9 |
0,03% |
11 |
0,04% |
-18,18% |
27º |
31º |
RAM 2500 |
8 |
0,03% |
6 |
0,02% |
33,33% |
31º |
32º |
EFFA K01 |
6 |
0,02% |
5 |
0,02% |
20,00% |
32º |
33º |
EFFA K02 |
6 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
34º |
JAC V260 |
6 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
EFFA V22 |
5 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
36º |
FIAT DOBLÒ |
4 |
0,01% |
8 |
0,03% |
-50,00% |
29º |
37º |
IVECO DAILY |
3 |
0,01% |
5 |
0,02% |
-40,00% |
33º |
38º |
EFFA V21 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
37º |
39º |
IVECO DAILY 3516 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
40º |
IVECO DAILY 5516 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
40º |
41º |
VICR SAVEIRO |
2 |
0,01% |
5 |
0,02% |
-60,00% |
34º |
42º |
DODGE CHARGER |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
DODGE M37 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
FIAT TECFORM |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
FORD F150 |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
38º |
46º |
FORD F250 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
HAFEI ZHONGYI VAN |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
41º |
49º |
SHINERAY P TRUCKS |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
48º |
50º |
TOYOTA HIACE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
TOTAL COMERCIAIS |
28.372 |
100,00% |
29.799 |
100,00% |
-4,79% |
|
Fonte: Fenabrave
Fotos: Divulgação e Arquivo CARPLACE / Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia