Mais vendidos na Europa – 208 e 3008 colocam Peugeot em evidência em outubro
Líder Golf avança mais de 20%
Em seu melhor outubro desde 2009, o mercado europeu viu a Peugeot se destacar nas vendas de veículos novos. Impulsionando o resultado da marca francesa em 16,5% na comparação com o ano passado – a maior evolução dentre todas as marcas do top 10 -, 208 e 3008 registraram momentos históricos.
O modelo compacto, com 21.556 unidades, assegurou um expressivo terceiro lugar. A última vez que o 208 havia figurado no pódio fora em maio de 2013. Em toda a sua carreira comercial, esta foi apenas a quinta vez que o modelo figurou entre os três preferidos dos europeus. Já o 3008, com 15.434 novas unidades nas ruas, chegou à 14ª colocação e atingiu o seu melhor posicionamento em todos os tempos.
Galeria: Volkswagen Golf 2017
Além dos Peugeot, outra grande atração do mês passado foi o campeão de vendas do continente. Com 43.679 unidades, o VW Golf registrou crescimento na casa dos dois dígitos pelo segundo mês consecutivo. Mais do que isso: esta foi a maior evolução do modelo em quase quatro anos.
Galeria: Novo Ford Fiesta 2018
Único entre os dez primeiros a perder espaço nos últimos doze meses, o Ford Fiesta (20.466) foi o quarto colocado. Primeiro representante dos SUVs/crossovers, segmento responsável por quase 1/3 de tudo o que foi vendido em outubro, o VW Tiguan (19.277) completou o top 5 – no top 10, ainda marcaram presença o Nissan Qashqai (18.056), vice-líder geral em setembro, e o Renault Captur (17.051).
Galeria: Toyota Yaris 2017 europeu
Pelo quarto mês seguido entre os primeiros, o Toyota Yaris (17.495) subiu para o oitavo lugar. O Citroën C3 (16.996), pela segunda vez no ano no top 10 – apenas a sexta vez em toda a sua história -, completou a tropa de elite. Destaque negativo do período, o Opel/Vauxhall Astra (13.759), 18º, perdeu quase 1/3 de seus compradores de 2016 para cá.
As vendas de veículos novos encerraram outubro com 1.202.877 unidades registradas, 5,4% acima do mesmo período do ano passado. O acumulado do ano, de 13.184.592 unidades, além de ser 3,4% melhor do que o de 2016, representa o resultado mais expressivo em exatos dez anos para os dez primeiros meses de um ano.
POS. |
MODELO |
OUT.17 |
% MERCADO |
OUT.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
43.679 |
3,6% |
35.417 |
23,3% |
2 |
RENAULT CLIO |
23.507 |
2,0% |
21.999 |
6,9% |
3 |
PEUGEOT 208 |
21.556 |
1,8% |
18.839 |
14,4% |
4 |
FORD FIESTA |
20.466 |
1,7% |
22.932 |
-10,8% |
5 |
VW TIGUAN |
19.277 |
1,6% |
18.646 |
3,4% |
6 |
SKODA OCTAVIA |
19.273 |
1,6% |
18.253 |
5,6% |
7 |
NISSAN QASHQAI |
18.056 |
1,5% |
17.783 |
1,5% |
8 |
TOYOTA YARIS |
17.495 |
1,5% |
15.299 |
14,4% |
9 |
RENAULT CAPTUR |
17.051 |
1,4% |
15.544 |
9,7% |
10 |
CITROËN C3 |
16.996 |
1,4% |
- |
- |
11 |
FIAT PANDA |
16.506 |
1,4% |
15.032 |
9,8% |
12 |
FORD FOCUS |
16.283 |
1,4% |
13.421 |
21,3% |
13 |
VW PASSAT |
15.764 |
1,3% |
16.113 |
-2,2% |
14 |
PEUGEOT 3008 SUV |
15.434 |
1,3% |
- |
- |
15 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
14.625 |
1,2% |
17.965 |
-18,6% |
16 |
SKODA FABIA |
14.021 |
1,2% |
14.160 |
-1,0% |
17 |
PEUGEOT 2008 |
13.849 |
1,2% |
14.097 |
-1,8% |
18 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
13.759 |
1,1% |
20.525 |
-33,0% |
19 |
DACIA SANDERO |
13.631 |
1,1% |
- |
- |
20 |
FIAT 500 |
13.479 |
1,1% |
13.054 |
3,3% |
21 |
RENAULT MÉGANE |
13.245 |
1,1% |
- |
- |
22 |
VW POLO |
13.115 |
1,1% |
22.272 |
-41,1% |
23 |
AUDI A3 |
12.571 |
1,0% |
16.288 |
-22,8% |
24 |
FORD KUGA |
12.524 |
1,0% |
- |
- |
25 |
HYUNDAI TUCSON |
12.489 |
1,0% |
- |
- |
26 |
SEAT LEON |
12.488 |
1,0% |
- |
- |
27 |
PEUGEOT 308 |
12.029 |
1,0% |
13.919 |
-13,6% |
28 |
MERCEDES CLASSE C |
11.967 |
1,0% |
- |
- |
29 |
AUDI A4 |
11.782 |
1,0% |
- |
- |
30 |
MERCEDES CLASSE A |
11.640 |
1,0% |
- |
- |
31 |
DACIA DUSTER |
11.565 |
1,0% |
- |
- |
32 |
MERCEDES CLASSE E |
10.530 |
0,9% |
- |
- |
33 |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
10.203 |
0,8% |
- |
- |
34 |
MERCEDES GLC |
10.007 |
0,8% |
- |
- |
35 |
KIA SPORTAGE |
9.771 |
0,8% |
- |
- |
36 |
MINI |
9.563 |
0,8% |
- |
- |
37 |
BMW X1 |
9.538 |
0,8% |
- |
- |
38 |
TOYOTA AURIS |
9.428 |
0,8% |
- |
- |
39 |
SEAT IBIZA |
9.327 |
0,8% |
- |
- |
40 |
RENAULT SCÉNIC |
9.184 |
0,8% |
- |
- |
41 |
BMW SÉRIE 1 |
9.028 |
0,8% |
- |
- |
42 |
VW TOURAN |
8.930 |
0,7% |
- |
- |
43 |
RENAULT KADJAR |
8.754 |
0,7% |
- |
- |
44 |
VW UP |
8.743 |
0,7% |
- |
- |
45 |
BMW SÉRIE 5 |
8.701 |
0,7% |
- |
- |
46 |
OPEL INSIGNIA |
8.050 |
0,7% |
- |
- |
47 |
VOLVO XC60 |
7.868 |
0,7% |
- |
- |
48 |
BMW SÉRIE 3 |
7.686 |
0,6% |
- |
- |
49 |
HYUNDAI I20 |
7.659 |
0,6% |
- |
- |
50 |
TOYOTA C-HR |
7.519 |
0,6% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
OUT.17 |
% MERCADO |
OUT.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
133.881 |
11,1% |
130.553 |
2,5% |
2 |
RENAULT |
88.855 |
7,4% |
77.064 |
15,3% |
3 |
FORD |
80.549 |
6,7% |
76.637 |
5,1% |
4 |
PEUGEOT |
77.545 |
6,4% |
66.587 |
16,5% |
5 |
MERCEDES-BENZ |
71.727 |
6,0% |
66.016 |
8,7% |
6 |
OPEL/VAUXHALL |
68.256 |
5,7% |
69.925 |
-2,4% |
7 |
AUDI |
66.284 |
5,5% |
67.321 |
-1,5% |
8 |
BMW |
58.715 |
4,9% |
64.619 |
-9,1% |
9 |
SKODA |
56.748 |
4,7% |
51.898 |
9,3% |
10 |
TOYOTA |
53.769 |
4,5% |
- |
- |
11 |
FIAT |
52.830 |
4,4% |
54.045 |
-2,2% |
12 |
CITROËN |
43.770 |
3,6% |
- |
- |
13 |
HYUNDAI |
42.301 |
3,5% |
- |
- |
14 |
KIA |
38.076 |
3,2% |
- |
- |
15 |
NISSAN |
37.997 |
3,2% |
- |
- |
16 |
SEAT |
34.075 |
2,8% |
- |
- |
17 |
DACIA |
33.860 |
2,8% |
- |
- |
18 |
VOLVO |
24.721 |
2,1% |
- |
- |
19 |
SUZUKI |
19.649 |
1,6% |
- |
- |
20 |
MAZDA |
16.662 |
1,4% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.202.877 |
... |
1.140.978 |
5,4% |
|
ACUMULADO |
13.184.592 |
... |
12.752.186 |
3,4% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de outubro de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog
Galeria: Peugeot 208 e 2008 automáticos de 6 marchas
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?