Sedãs Premium mais vendidos – BMW emplaca Série 3 e Série 5 na ponta em outubro
Classe C registra queda impressionante
BMW à frente das rivais nas duas categorias, A4 no pódio, Classe C em queda brusca. Confira agora todos os destaques de outubro entre os sedãs premium.
Galeria: Mercedes Classe C
MÉDIOS
Após quinze meses consecutivos sem nenhum rival à frente, o líder caiu. Em seu resultado mais fraco desde desde abril do ano passado (183), o Mercedes Classe C (137) encerrou outubro vendendo praticamente 10% do registrado em setembro (1.331), quando atingiu seu ápice no país desde o lançamento.
Quem se aproveitou do mau momento do mais vendido no acumulado do ano para assumir a ponta foi o BMW Série 3 (277), mesmo em queda de quase 6% na comparação com 2016 – a última vez em que o modelo havia liderado a disputa fora em maio do ano passado.
Galeria: Audi A3 Sedan Ambition 2017
Segundo colocado, o Audi A3 (246) ficou muito próximo do Série 3 graças a uma evolução superior a 16%. A surpresa do mês, além da drástica queda do Mercedes, foi o ótimo resultado do Audi A4 (148), que não vendia tanto desde dezembro (150). Separados por apenas cinco unidades, Mercedes CLA (51) e Audi A5 (46) repetiram as mesmas colocações do mês anterior, com vantagem para o expressivo crescimento do modelo de Ingolstadt (+254%).
Praticamente dobrando as vendas de setembro, quando foi o lanterna, o BMW Série 4 (15) subiu para sétimo. Atrás do Volvo S60 (13), que perdeu metade dos compradores nos últimos doze meses, o Jaguar XE (10) foi o lanterna com o pior resultado desde setembro de 2015 (14).
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
OUT/17 |
SET/17 |
OUT/16 |
% OUT 17 |
% SET 17 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
2754 |
277 |
257 |
294 |
29,37% |
12,53% |
7,78% |
-5,78% |
2º |
AUDI A3 SEDÃ |
2317 |
246 |
248 |
212 |
26,09% |
12,09% |
-0,81% |
16,04% |
3º |
AUDI A4 |
877 |
148 |
82 |
73 |
15,69% |
4,00% |
80,49% |
102,74% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
4474 |
137 |
1331 |
495 |
14,53% |
64,90% |
-89,71% |
-72,32% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLA |
475 |
51 |
63 |
65 |
5,41% |
3,07% |
-19,05% |
-21,54% |
6º |
AUDI A5 |
221 |
46 |
32 |
13 |
4,88% |
1,56% |
43,75% |
253,85% |
7º |
BMW SÉRIE 4 |
238 |
15 |
8 |
32 |
1,59% |
0,39% |
87,50% |
-53,13% |
8º |
VOLVO S60 |
131 |
13 |
14 |
26 |
1,38% |
0,68% |
-7,14% |
-50,00% |
9º |
JAGUAR XE |
299 |
10 |
16 |
28 |
1,06% |
0,78% |
-37,50% |
-64,29% |
|
|
11786 |
943 |
2051 |
1238 |
100,00% |
100,00% |
-54,02% |
-23,83% |
Observação: O BMW Série 4, anteriormente incluído entre os esportivos, agora faz parte do segmento em função da versão Gran Coupé.
GRANDES
O BMW Série 5 chegou ao quinto mês seguido como o sedã grande premium nº 1 no mercado brasileiro. Em outubro foram emplacadas 52 unidades, resultado inferior apenas às 61 unidades de agosto, mas suficientes para assegurar mais de 50% de participação de mercado.
Galeria: Mercedes-Benz Classe E 220 d
Depois do fraco resultado do mês anterior, o Mercedes Classe E (31) praticamente triplicou os números da última lista e assegurou uma enorme vantagem sobre o Jaguar XF (6), que havia sido o quinto em setembro. Quarto, o BMW Série 7 foi o preferido por três consumidores, um a mais do que os Audi A6 e A7 e o Lexus ES350.
Com uma unidade – mesmo número do Hyundai Genesis, do Mercedes Classe S e do Porsche Panamera -, o Maserati Quattroporte fez a sua primeira aparição no ranking em 201. A última vez que o italiano emplacou pelo menos uma unidade foi em janeiro do ano passado (2).
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
OUT/17 |
SET/17 |
OUT/16 |
% OUT 17 |
% SET 17 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
289 |
52 |
39 |
5 |
50,98% |
56,52% |
33,33% |
940,00% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
266 |
31 |
11 |
19 |
30,39% |
15,94% |
181,82% |
63,16% |
3º |
JAGUAR XF |
43 |
6 |
3 |
6 |
5,88% |
4,35% |
100,00% |
0,00% |
4º |
BMW SÉRIE 7 |
28 |
3 |
1 |
4 |
2,94% |
1,45% |
200,00% |
-25,00% |
5º |
AUDI A6 |
56 |
2 |
7 |
14 |
1,96% |
10,14% |
-71,43% |
-85,71% |
6º |
AUDI A7 |
31 |
2 |
3 |
2 |
1,96% |
4,35% |
-33,33% |
0,00% |
7º |
LEXUS ES350 |
10 |
2 |
3 |
3 |
1,96% |
4,35% |
-33,33% |
-33,33% |
8º |
HYUNDAI GENESIS |
2 |
1 |
0 |
0 |
0,98% |
0,00% |
- |
- |
9º |
MASERATI QUATTROPORTE |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,98% |
0,00% |
- |
- |
10º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
14 |
1 |
1 |
9 |
0,98% |
1,45% |
0,00% |
-88,89% |
11º |
PORSCHE PANAMERA |
38 |
1 |
1 |
4 |
0,98% |
1,45% |
0,00% |
-75,00% |
|
|
778 |
102 |
69 |
66 |
100,00% |
100,00% |
47,83% |
54,55% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Novo BMW Série 5
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?