Sedãs Premium mais vendidos – BMW emplaca Série 3 e Série 5 na ponta em outubro
Classe C registra queda impressionante
BMW à frente das rivais nas duas categorias, A4 no pódio, Classe C em queda brusca. Confira agora todos os destaques de outubro entre os sedãs premium.
Galeria: Mercedes Classe C
MÉDIOS
Após quinze meses consecutivos sem nenhum rival à frente, o líder caiu. Em seu resultado mais fraco desde desde abril do ano passado (183), o Mercedes Classe C (137) encerrou outubro vendendo praticamente 10% do registrado em setembro (1.331), quando atingiu seu ápice no país desde o lançamento.
Quem se aproveitou do mau momento do mais vendido no acumulado do ano para assumir a ponta foi o BMW Série 3 (277), mesmo em queda de quase 6% na comparação com 2016 – a última vez em que o modelo havia liderado a disputa fora em maio do ano passado.
Galeria: Audi A3 Sedan Ambition 2017
Segundo colocado, o Audi A3 (246) ficou muito próximo do Série 3 graças a uma evolução superior a 16%. A surpresa do mês, além da drástica queda do Mercedes, foi o ótimo resultado do Audi A4 (148), que não vendia tanto desde dezembro (150). Separados por apenas cinco unidades, Mercedes CLA (51) e Audi A5 (46) repetiram as mesmas colocações do mês anterior, com vantagem para o expressivo crescimento do modelo de Ingolstadt (+254%).
Praticamente dobrando as vendas de setembro, quando foi o lanterna, o BMW Série 4 (15) subiu para sétimo. Atrás do Volvo S60 (13), que perdeu metade dos compradores nos últimos doze meses, o Jaguar XE (10) foi o lanterna com o pior resultado desde setembro de 2015 (14).
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
OUT/17 |
SET/17 |
OUT/16 |
% OUT 17 |
% SET 17 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
2754 |
277 |
257 |
294 |
29,37% |
12,53% |
7,78% |
-5,78% |
2º |
AUDI A3 SEDÃ |
2317 |
246 |
248 |
212 |
26,09% |
12,09% |
-0,81% |
16,04% |
3º |
AUDI A4 |
877 |
148 |
82 |
73 |
15,69% |
4,00% |
80,49% |
102,74% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
4474 |
137 |
1331 |
495 |
14,53% |
64,90% |
-89,71% |
-72,32% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLA |
475 |
51 |
63 |
65 |
5,41% |
3,07% |
-19,05% |
-21,54% |
6º |
AUDI A5 |
221 |
46 |
32 |
13 |
4,88% |
1,56% |
43,75% |
253,85% |
7º |
BMW SÉRIE 4 |
238 |
15 |
8 |
32 |
1,59% |
0,39% |
87,50% |
-53,13% |
8º |
VOLVO S60 |
131 |
13 |
14 |
26 |
1,38% |
0,68% |
-7,14% |
-50,00% |
9º |
JAGUAR XE |
299 |
10 |
16 |
28 |
1,06% |
0,78% |
-37,50% |
-64,29% |
|
|
11786 |
943 |
2051 |
1238 |
100,00% |
100,00% |
-54,02% |
-23,83% |
Observação: O BMW Série 4, anteriormente incluído entre os esportivos, agora faz parte do segmento em função da versão Gran Coupé.
GRANDES
O BMW Série 5 chegou ao quinto mês seguido como o sedã grande premium nº 1 no mercado brasileiro. Em outubro foram emplacadas 52 unidades, resultado inferior apenas às 61 unidades de agosto, mas suficientes para assegurar mais de 50% de participação de mercado.
Galeria: Mercedes-Benz Classe E 220 d
Depois do fraco resultado do mês anterior, o Mercedes Classe E (31) praticamente triplicou os números da última lista e assegurou uma enorme vantagem sobre o Jaguar XF (6), que havia sido o quinto em setembro. Quarto, o BMW Série 7 foi o preferido por três consumidores, um a mais do que os Audi A6 e A7 e o Lexus ES350.
Com uma unidade – mesmo número do Hyundai Genesis, do Mercedes Classe S e do Porsche Panamera -, o Maserati Quattroporte fez a sua primeira aparição no ranking em 201. A última vez que o italiano emplacou pelo menos uma unidade foi em janeiro do ano passado (2).
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
OUT/17 |
SET/17 |
OUT/16 |
% OUT 17 |
% SET 17 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
289 |
52 |
39 |
5 |
50,98% |
56,52% |
33,33% |
940,00% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
266 |
31 |
11 |
19 |
30,39% |
15,94% |
181,82% |
63,16% |
3º |
JAGUAR XF |
43 |
6 |
3 |
6 |
5,88% |
4,35% |
100,00% |
0,00% |
4º |
BMW SÉRIE 7 |
28 |
3 |
1 |
4 |
2,94% |
1,45% |
200,00% |
-25,00% |
5º |
AUDI A6 |
56 |
2 |
7 |
14 |
1,96% |
10,14% |
-71,43% |
-85,71% |
6º |
AUDI A7 |
31 |
2 |
3 |
2 |
1,96% |
4,35% |
-33,33% |
0,00% |
7º |
LEXUS ES350 |
10 |
2 |
3 |
3 |
1,96% |
4,35% |
-33,33% |
-33,33% |
8º |
HYUNDAI GENESIS |
2 |
1 |
0 |
0 |
0,98% |
0,00% |
- |
- |
9º |
MASERATI QUATTROPORTE |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,98% |
0,00% |
- |
- |
10º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
14 |
1 |
1 |
9 |
0,98% |
1,45% |
0,00% |
-88,89% |
11º |
PORSCHE PANAMERA |
38 |
1 |
1 |
4 |
0,98% |
1,45% |
0,00% |
-75,00% |
|
|
778 |
102 |
69 |
66 |
100,00% |
100,00% |
47,83% |
54,55% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Novo BMW Série 5
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena