A Yamaha quer voltar a reinar no deserto e na área das motos aventureiras, um segmento que liderou no começo do Rally Dakar com suas lendárias monocilíndricas XT600 e que agora retorna apostando forte com sua nova gama de motores bicilíndricos.
Devido ao interesse criado pela Yamaha T7 Concept, apresentada há um ano, a marca japonesa criou o Ténéré 700 World Raid, um protótipo utilizado para adiantar o modelo de produção. A moto foi baseada nas clássicas Yamaha que reinaram no Rally Dakar quando a competição ainda era feita no continente africano, com modelos como a lendária XT600Z Ténéré. Criada a partir de informações obtidas após provas extensivas com a T7 ao longo de 2017, a nova Ténéré não se parece com nenhuma outra.
O baixo peso e o chassi estilizado da Ténéré 700 World Raid oferecem um rendimento rústico, focado numa condução extrema em ampla variedade de terrenos, onde seu motor compacto CP2 de 689 cm³ entrega ampla faixa de torque e tração, que é ideal tanto para o campo quanto para a estrada.
O protótipo usa o mesmo motor bicilíndrico crossplane utilizado na Yamaha MT-07 e que incorpora um escape personalizado Akrapovič. O chassi de aço foi modificado e melhorado nas extremidades, para otimizar a condução tanto off-road quando no asfalto, montado com garfos frontais invertidos e amortecedor traseiro melhorado.
Comparado com a T7, a altura do assento é menor, para que seja acessível a mais pilotos. O tanque de combustível completa a boa ergonomia, além de reduzir o peso e aumentar a autonomia. Painéis laterais, para-lamas dianteiros e a traseira são feitos em fibra de carbono. A frente é equipada com um farol de quatro lâmpadas, inspirado nas motos do Rally Dakar.
O quadro de instrumentos foi desenhado para permitir a instalação de mais equipamentos, como dispositivos de navegação. Por fim, a moto manteve o esquema de cor inspirado na T7, com uma carenagem de fibra de carbono pintada de Racing Blue.
A Yamaha fará um teste diferente com a Ténéré 700 World Raid, colocando o protótipo em uma exigente viagem ao redor do mundo em 2018. Uma equipe de pilotos da marca enfrentará etapas muito duras, repletas de aventuras por todo o planeta. E, de quebra, permitirá que os fãs da marca na América, Austrália, África e Europa possam conhecer os detalhes do protótipo.
Além disso, para comemorar a volta de uma das motocicletas mais bem sucedidas de todos os tempos da fabricante, a Yamaha WR450F, moto que compete no Rally Dakar, carregará o nome e a imagem da Ténéré 700 World Raid durante o evento, que começa no dia 6 de janeiro.
A Yamaha fechará sua linha Adventure com a XT1200ZE Super Ténéré Raid Edition, que conta com as especificações baseadas na Ténéré 700 World Raid. É equipada com um motor bicilíndrico de 1.199 cm³, montado com virabrequim no ângulo de 270 graus, para proporcionar torque elevado.
Transmissão por cardã, suspensão com ajuste eletrônico, tanque de combustível de 23 litros, assento e tela ajustáveis, freio unificado e tecnologia de controle eletrônico avançada, que inclui controle de tração, controle de cruzeiro e D-Mode, estão entre os equipamentos da moto mais completa da marca para off-road
A Super Ténéré Raid Edition, além disso, conta com para-brisa alto e defletores de vento, faróis de neblina e placas protetoras robustas com extensores, que ajudam a evitar danos na tampa do motor em terrenos irregulares.
Se isso for pouco, a Raid Edition ainda está equipada com novas malas laterais de alumínio de 37 litros, que proporcionam uma capacidade total de 74 litros. Os baús foram desenhados para poder carregar mais equipamentos, que podem ser presos na parte superior, o que aumenta a capacidade de carga. Para aumentar a durabilidade, todo o contorno destes baús está reforçado com tecnopolímero.
A XT1200ZE Super Ténéré Raid Edition 2018 chegará ao mercado mundial em março do próximo ano e estará disponível nas cores Azul Yamaha e Tech Black, ambas com o logotipo Raid Edition.
Fotos e vídeo: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz