Os grupos BMW, Daimler (dono da Mercedes-Benz), Ford e Volkswagen anunciam nesta semana na Europa o firmamento de uma inédita parceria voltada para o mercado de elétricos. Apontada por muitos como uma resposta direta ao plano de expansão da rival Tesla, a aliança prevê a criação de uma joint-venture com atuação específica para este segmento e atenção voltada para os países do Velho Continente. Batizada de IONITY, a empresa será responsável pela criação, até 2020, de uma rede de carregamento de alta potência com pelo menos 400 postos. O plano será iniciado neste ano com a instalação de 20 destes pontos, chegando a um número próximo de 100 em 2018.
"Esta inédita rede desempenhará um papel essencial no estabelecimento do mercado de veículos elétricos na Europa. A IONITY cumprirá nosso objetivo comum de oferecer aos clientes capacidade de carregamento rápido e pagamento digital, de modo a facilitar viagens de longa distância", disse o CEO Michael Hajesch. Como adiantou o executivo, a premissa destes postos rápidos é justamente viabilizar viagens mais longas, e não exatamente servir como pontos de carregamento diário (uma vez que para este fim já existem estações nas grandes cidades e, em alguns casos, na casa dos próprios motoristas).
Cada ponto de carregamento terá 350 kW de capacidade e a inauguração dos primeiros 20 já está programada para as próximas semanas. Estradas de grande circulação da Áustria, Noruega e Alemanha serão as primeiras a receber a novidade e cada posto ficará distante 120 km um do outro. As marcas BMW, Daimler, Ford e Volkswagen têm partes iguais na joint-venture, mas outras fabricantes também podem participar do projeto e ajudar a expandir a rede.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais