Chevrolet descontinua Spark e Sonic e deixa Onix absoluto na Argentina
Compactos importados da Ásia saem de cena sem previsão de volta
O portfólio da Chevrolet na Argentina sofre considerável baixa nesta semana com o fim da comercialização de dois modelos de porte compacto. Já retirados do site oficial da marca, os conhecidos Spark e Sonic (hatch e sedã) saem definitivamente de cena no país e deixam o mercado sem previsão de retorno. O primeiro era comercializado localmente desde 2008, em duas gerações seguidas, sendo primeiro importado da Coreia do Sul e posteriormente da Índia. O segundo, por sua vez, foi lançado por lá em 2012 e também chegava às concessionárias argentinas a partir das instalações sul-coreanas da General Motors.
Galeria: Chevrolet Spark 2013
Embora a Chevrolet não confirme, a retirada dos modelos do mercado tem relação direta com as baixas vendas verificadas nos últimos anos. Em 2009, ano de sua melhor performance comercial, o Spark chegou a emplacar consideráveis 2.610 unidades - mas o desempenho caiu vertiginosamente e chegou a ínfimos 148 exemplares em 2016. Situação idêntica viveu o Sonic, que chegou a vender 5.758 unidades em 2013, mas no acumulado deste ano soma apenas 805 exemplares entregues. A explicação para este cenário está exatamente na cobrança de altos impostos para importados - o que impossibilitou a prática de preços competitivos diante de concorrentes locais.
Com a saída dos modelos, o brasileiro Onix fica com caminho livre e torna-se a única oferta da Chevrolet no segmento de hatchbacks compactos. Por lá, o modelo custa a partir de 245.600 pesos (cerca de R$ 46.100), sendo vendido sempre com motor 1.4.
Fotos: Divulgação
Galeria: Chevrolet Sonic 2013
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox sobe de preço apenas um mês após chegar ao Brasil
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025