A Ferrari lançou a brutal nova FXX-K Evo no evento "Mugello´s Finali Mondiali", em Mugello, como parte das celebrações do aniversário de 70 anos da marca.
A FXX-K Evo mostra números surpreendentes, com 859 cv a 9.200 rpm do motor V12, complementado por um motor elétrico com 190 cv, que juntos produzem incríveis 1.048 cv.
A novidade está disponível em uma edição extremamente limitada e é um upgrade para os donos dos já existentes modelos XX. O programa exclusivo permite que o proprietários comprem os carros, mas a Ferrari os mantém em Fiorano, ao norte da Itália, e envia o carro para autódromos com uma equipe de mecânicos quando o dono quer dirigi-lo. A fabricante italiana também organiza uma série de corridas para estes modelos.
A Ferrari usou a experiência na Formula 1 e GT Racing para melhorar a aerodinâmica em 23%, ajudada pela introdução de uma asa traseira dupla, com novos geradores de vortex e outras melhorias.
A experiência da F1 ajudou a reduzir o peso do carro em comparação com a FXX-K anterior, mesmo com os novos componentes, como a asa traseira. Mas não revelaram o peso exato. O conhecimento da F1 aparece no interior, com aletas de câmbio derivadas da Formula 1 em um novo volante.
A italiana diz que maximizou a aerodinâmica ao máximo e que precisou de novas entradas de ar para os freios dianteiros e a suspensão - um conjunto de double wishbone na dianteira e multilink na traseira - foi recalibrada especificamente para atender a demanda da nova aerodinâmica.
A Ferrari diz que a FXX-K Evo rodou 4.800 km em desenvolvimento e 16.000 km em testes de resistência. E adiciona que a FXX-K Evo será "muito usada" no programa XX de 2018/2019, com nove etapas diferentes, começando em março e acabando em outubro.
Como os demais modelos XX, não é legalizado para as ruas e não pode ser usada em corridas fora do programa XX. Quer uma? Custará 2 milhões de libras e é melhor correr, pois serão apenas 40 unidades produzidas.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Todas as novidades da Ferrari que chegarão em 2025
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Última Ferrari de F1 de Michael Schumacher vai a leilão