Com 88,1 milhões de veículos produzidos no mundo inteiro, o ano de 2016 representou para toda a indústria automobilística uma verdadeira quebra de recordes. Nunca se fabricou tantos veículos na história como nos 366 dias do ano passado. Aproveitando, os britânicos do site Indigo compilaram os dados de vendas dos mais variados países e elaboraram o infográfico que ilustra esta matéria, reunindo os líderes de mercado de cada região. O resultado impressiona pela presença forte de algumas marcas e modelos em determinados continentes, bem como pelo forte sentimento de patriotismo verificado em alguns países.
À primeira vista, chama a atenção a dominação da Toyota em regiões da África, Ásia e Américas. Os modelos da montadora lideram as vendas em praticamente 50 países, incluindo na própria terra natal, Japão, com o híbrido Aqua (curiosamente o único veículo ecológico da lista). Demais destaques vão para a picape Hilux (verdadeira capitã de mercados africanos e asiáticos) e para o SUV Land Cruiser (comprado principalmente por clientes da África e do Oriente Médio). Os sedãs Corolla, Camry e Vios também aparecem como líderes, assim como o compacto Yaris, o SUV RAV4 e a minivan Avanza.
A Europa, como berço natural de grandes fabricantes, aparece bastante fragmentada e, ao mesmo tempo, patriótica. Na França, por exemplo, lidera o Renault Clio, enquanto na Itália leva a melhor o Fiat Panda. O mesmo acontece na Alemanha (Volkswagen Golf), República Tcheca (Skoda Octavia), Suéca (Volvo XC60) e Romênia (Dacia Logan). As únicas exceções são o Hyundai Solaris na Rússia e o Dacia Sandero na Espanha. Entre as curiosidades, destaque para a liderança da Mitsubishi L200 na Macedônia, do Toyota RAV4 na Ucrânia e do Suzuki Vitara na Hungria.
Na América do Norte, a linha F-Series da Ford lidera com folga tanto nos Estados Unidos, quanto no Canadá. No México a liderança é atribuída ao Nissan Versa, enquanto na América Central como um todo a Toyota dita as regras com os modelos Corolla, Hilux e Yaris. Na América do Sul, a Toyota lidera em 4 países, enquanto a Chevrolet é dona do carro mais vendido no Brasil, com o Onix, Chile, com o Sail, e Equador, com a picape D-Max. Chamam a atenção entre os vizinhos a liderança do Renault Sandero na Colômbia e do Suzuki Vitara na Bolívia.
Na imagem acima, é possível identificar por cores a composição por marca em cada país. Confira mais detalhes na galeria abaixo.
Fonte: Indigo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Jaguar ainda nem foi lançada e já criou polêmica; o que você achou?
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Bizarro: Chineses copiaram (mal) a Kombi com uma van híbrida plug-in
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Donald Trump e seus supercarros… que nunca mais poderá dirigir!