A nova geração do Nissan March vendida na Europa não chegará ao nosso país. Pelo menos não com a mesma plataforma e mecânica. Direto da Japão, a marca confirmou que já trabalha na nova geração do compacto e também para o sedã Versa para o mercado brasileiro, mas construídos sobre uma base desenvolvida para mercados emergentes. Data para o lançamento também não está definida, porém podemos esperar por um conceito do hatchback para o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.
Quando Motor1.com conversou com José Luis Valls, chairman da Nissan LATAM, durante o Salão de Buenos Aires, o executivo disse que estavam estudando qual seria a solução para produzir o novo March. A todo instante, o executivo reforçava que o novo modelo viria apenas com produção local e quando tivessem uma solução para tornar o custo adequado ao nosso mercado. Nesta nova conversa em Tóquio, a definição foi revelada: usará a arquitetura V, a mesma da geração atual, mas com as atualizações feitas para o SUV Kicks. O modelo europeu usa a nova plataforma modular CMF-B.
A explicação para isso é bem simples. O novo March vendido no Velho Continente cresceu e foi reposicionado, tornando-se um rival direto dos chamados compactos premium, como Ford Fiesta e Volkswagen Polo. Essa mudança não aconteceu somente pelo tamanho, mas também pelo acabamento, equipamentos e, claro, preços. É diferente da estratégia do hatch nacional, que seguirá como um modelo de volume e posicionado na mesma faixa de preços que o Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Usar a plataforma V com as alterações para o Kicks permitirá que o hatch fique um pouco maior do que o atual. Além disso, por ser a mesma base, a Nissan não precisará fazer grandes mudanças na fábrica em Resende (RJ) e aproveita para fazer economia de escala – afinal, as mesmas peças e arquitetura serão usadas pelo Kicks.
De acordo com Valls, o novo March para o mercado brasileiro adotará design próximo do Micra (o modelo europeu), por estar alinhado à nova identidade visual da fabricante. Ou seja, adeus à cara de pokémon do hatch vendido atualmente. Não deu muitos detalhes sobre como será o Versa (muito criticado por seu visual), mas podemos esperar evolução mais significativa com as linhas semelhantes às do hatch.
Com Daniel Messeder, de Tóquio - Japão
Viagem a convite da Anfavea
Fotos: Divulgação e Motor1.com
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