A Toyota GR, nova divisão de alto desempenho da marca japonesa, terá dois modelos nas lojas nos próximos meses: os Yaris e o Supra. Mas antes que a produção desses dois carros esportivos se concretize, a Toyota mostra no Salão de Tóquio o conceito GR HV de um aspecto único - um cupê baseado no GT 86 com algumas atualizações diferentes.
O conceito de dois assentos é impulsionado por um motor híbrido montado na frente, com potência enviada exclusivamente para as rodas traseiras. A Toyota não quis dizer qual desempenho terá sob o capô, mas dado que o atual GT 86 produz 205 cv (152 kilowatts) através de um motor de quatro cilindros de 2.0 litros, não espere que o conceito seja tão distante.
Seu design é inspirado no carro de corrida híbrido LMP1 TS050. Diferenciais como um teto removível de estilo targa, faróis com clusters de LED - dois em cima e três na parte inferior - rodas exclusivas e a grande saída de escape a la Lamborghini chamam imediatamente a atenção. Um acabamento preto fosco dá ao conceito um visual ainda mais agressivo.
Provavelmente, a característica mais singular, no entanto, é o câmbio automático de seis marchas com uma alavanca que simula, literalmente, um câmbio manual. Isso que quer dizer que além da aparência do câmbio, ao ser equipado com o automático com opção de trocas manuais, as mudanças poderão ser simuladas com um trambulador no padrão H, ou seja, igual um carro manual.
Para completar, destaque para o botão de ignição instalado na alavanca de câmbio que foi inspirado em controle de avião.
Não está claro ainda se o Toyota GR HV Concept dará origem a uma versão atualizada do GT-86, mas certamente levará algumas funcionalidades para seus próximos lançamentos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'