Órgão independente responsável por colocar à prova a segurança de veículos vendidos nos Estados Unidos, o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) anuncia nesta semana a adoção de novos protocolos e modalidades de avaliação. Segundo informado, a partir de agora todos os veículos testados pela entidade passarão por simulações de impacto do lado direito, levando em conta exatamente os danos causados aos passageiros que ocupam o banco do carona. A decisão foi tomada depois da descoberta de negligência, por parte de algumas mondadoras, na proteção dada a estes ocupantes.
O próprio IIHS explica que em 2016 verificou inconsistências nos resultados alcançados por SUVs em provas de sobreposição. De acordo com os relatórios apresentados, 7 deles alcançaram classificações positivas nos impactos do lado do motorista, mas distorções suspeitas na proteção para passageiros. Também chamado de "small overlap", este teste submete o veículo a um impacto de quina contra obstáculo pequeno a uma velocidade de 64 km/h. Ele foi implementado pela primeira vez em 2012 e desde então 13 fabricantes promoveram mudanças estruturais em pelo menos 97 veículos.
Com a adoção do novo protocolo, fica estabelecido que o prêmio Top Safety Pick+ (a maior honraria na escala do IIHS) só será concedido a modelos que obtiverem classificação "boa" ou "aceitável" na proteção para passageiros.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Nova Jaguar ainda nem foi lançada e já criou polêmica; o que você achou?
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança
Segredo: Hyundai e Chevrolet trabalham juntas em picapes para o Brasil
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança