A Kia está só esperando a mudança de regime automotivo para começar a acelerar novamente no Brasil. José Luiz Gandini, presidente da marca no país, anuncia um investimento de R$ 165 milhões para o ano que vem e diz que irá reestruturar a empresa. Para este novo começo, já promete seis lançamentos ainda no primeiro semestre de 2018, entre eles o tão esperado hatch Rio e sua versão sedã.
“Vendemos 80 mil carros em 2011, este ano serão 8.000. Precisamos voltar a grandes praças, mas como nomear novos concessionários se não tínhamos carros para entregar?”, afirma Gandini, referindo-se à limitação imposta pelas cotas anuais de 4.800 carros importados, um dos itens mais criticados do programa Inovar-Auto.
Com o fim do Inovar-Auto previsto para janeiro (e embora o novo regime Rota 2030 ainda esteja travado por discussões sobre impostos), o empresário projeta vender 20 mil carros em 2018, aproveitando o fim das cotas. O primeiro lançamento deve ser o Rio, prometido para o ano passado e que finalmente começou a ser feito no México. Virá na versão hatch e sedã, equipado com o motor 1.6 flex de 128 cv e 16,5 kgfm, o mesmo do Hyundai HB20.
Os outros quatro carros serão o Picanto GT , com motor 1.0 de 80 cv; o sedã médio premium Stinger, que irá concorrer com BMW Série 3 e Audi A4; a nova geração do SUV grande Sorento; e o sedã grande Cadenza.
De acordo com a Folha de São Paulo, a Kia Motors do Brasil concluiu o processo de homologação de alguns modelos híbridos e elétricos para nosso país, porém aguardam pelo Rota 2030 e suas regras para os carros “verdes”. Após a divulgação do novo regime automotivo, irão definir qual será a estratégia para esses veículos.
Além dos lançamentos, também farão uma reestruturação nos pontos de vendas com a abertura de 10 novas concessionárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. O objetivo é saltar das 90 lojas que possuem atualmente para 115 até o fim de 2018 – ainda abaixo dos 180 representantes que tiveram em seu auge, antes do Super IPI e restrições para importados.
Fonte: Folha de São Paulo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida