O novo Gran Turismo Sport, que chega ao PlayStation 4 no dia 19 de outubro, certamente tem um gráfico estonteante, mas ainda não consegue bater a realidade. Em uma tentativa de mostrar a linha cada vez mais tênue entre os videogames e o mundo real, a Nissan decidiu modificar um GT-R para que pudesse ser comandado pelo controle DualShock 4 do console da Sony.
Este Godzilla é único por ser equipado com quatro robôs que cuidam de todo o trabalho de virar o volante, acelerar e frear o carro, além de operar a transmissão - tudo de acordo com os comandos enviados por um controle normal de PlayStation 4. Esses robôs são muito rápidos, já que trabalham com seis computadores montados na traseira do carro, capazes de atualizar as ordens vindas do joystick 100 vezes por segundo.
Um microcomputador é responsável por interpretar os sinais gerados pelo controle DualShock, que são transmitidos ao GT-R de um jeito que os sistemas internos possam entender. A Nissan diz que é possível controlar o esportivo a uma distância de até 1 quilômetro.
Para provar que funciona como prometido, a Nissan chamou Jann Mardenborough, piloto da marca e vencedor do GT Academy - competição do jogo Gran Turismo que tem como prêmio a chance de virar piloto profissional pela Nissan. Jann guiou o GT-R R/C no circuito de Silverstone (Inglaterra), alcançando a velocidade máxima de 211 km/h e uma média de 122 km/h. A volta mais rápida foi de 1 minuto e 17,47 segundos - tudo isso enquanto seguia o esportivo em um helicóptero.
Celebrando os 20 anos da parceria da Nissan com a franquia Gran Turismo, o GT-R de controle remoto recebeu mais algumas mudanças, com dois sistemas independentes de segurança que funcionam em frequências diferentes. Caso o piloto perca o controle do carro, dois operadores adicionais começam a funcionar para desligar o motor e frear o veículo, reduzindo a chance de acidentes.
Esta demonstração incomum não será a única do Nissan GT-R R/C, já que ele fará um tour pelas escolas do Reino Unido, como forma de deixar estudantes mais interessados em engenharia, matemática, ciência e tecnologia.
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan explica o porquê de o GT-R precisar sair de linha
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Eletrificação e 1.000 cv podem ser a passagem de volta do Nissan GT-R
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Nissan diz que o novo GT-R não será "mal feito", mas levará mais alguns anos
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Nissan GT-R, que sai de linha 2025, ganha séries especiais de despedida